Testemunhos

José Miguel Silva

Escola

ESECS

Curso

Licenciatura. Desporto e Bem-Estar

Ano de conclusão

2019

Antes de entrar para o Politécnico de Leiria, ainda comecei o curso de Gestão na ESTG de Portalegre. Desde cedo fui muito ligado ao trabalho social, tendo feito vários anos de voluntariado, dentro da área da animação, artes e desporto (que no futuro se tornaria a minha profissão). Desta forma, procurei um curso que me pudesse alargar horizontes e no futuro abrir portas para o emprego que pretendia.

Uma das primeiras memórias que tenho, foi ainda antes de começar as aulas. Era época de matrículas e como todos os alunos, andava perdido, o que durou muito pouco tempo, pois a pronto, um colega que estava a receber novos alunos se dirigiu a mim e me ajudou. Este gesto foi fulcral para que de imediato apreciasse a escola. O ambiente escolar, como qualquer pessoa que tenha frequentado a ESECS sabe, é muito familiar e de um aconchego excecional. É impossível alguém sentir-se perdido num ambiente tão bom e que aquece o coração de qualquer pessoa. Quanto aos colegas de Curso, todas as palavras são poucas. Gostariam de perceber como deve funcionar a sociedade? Então venham ver o curso de Desporto e Bem-Estar. Na postura dos Professores, aos Veteranos, Doutores ou Semi-Doutores, estava claro o que pretendiam para nós: ensinar não só uma área, mas ensinar-nos a ser, a cada dia, melhores pessoas, desportistas e cidadãos. Isto foi marcante para o resto do meu percurso.

De momento, estou a dar treinos de Ténis de iniciação e AEC de Atividade Física e Desportiva nas escolas do Agrupamento de Ponte de Sor. Fora da área de trabalho, tenho estado inserido em alguns projetos. Um deles, o teatro no Grupo de Teatro do CAC (Centro de Artes e Cultura) de Ponte de Sor, permitiu-me estar em palco com a companhia Teatro da Terra, integrado no elenco da peça de Shakespeare “Sonho de uma noite de verão”. O outro, de cariz mais pessoal, a arte escrita. Como edição de autor, lancei dois livros. O primeiro, “Caminhos” em poesia, o segundo, “Sementes do Pecado” em prosa. Estou de momento a preparar o lançamento do terceiro, também de poesia: “Essência – Uma História Punk Blues”. Colaboro também com a Associação Clave do Sor – Escola Amadora d’Artes de Tramaga na divulgação da Arte Marcial Portuguesa, a Esgrima Lusitana, mais conhecida por Jogo do Pau Português.

Acredito, que através da Rede Alumni, o Politécnico de Leiria possa crescer mais ainda e continuar a formar os cidadãos que serão o futuro do nosso fantástico país. É também uma ótima forma de promoção e divulgação de vários projetos que na comunicação social não têm grande visibilidade e que podem ser muito mais enriquecedores do que os divulgados. Pessoalmente, gostaria de ver esta rede a crescer e a apoiar ainda mais aqueles que passaram pelo Politécnico de Leiria.