Testemunhos

Mestrado. Design de Produto

Ano de conclusão

2015

Os Italianos Design é um estúdio de design formado respetivamente por: Mirko Pierini (26 anos) de Filottrano, Paolo Martini (25 anos) de Petritoli e Lorenzo Scodeller (25 anos) de Venezia. Estamos a concluir o Mestrado em Design de Produto na ESAD.CR (2013-2015).A ESAD.CR tem sido fundamental na nossa formação.

Durante estes dois anos, temos aprendido muito sobre o processamento de materiais como principal passo para a fase de conceção e de produção. Em Itália tem-se dado mais importância ao trabalho em frente ao computador e ao design digital. Portanto, esta experiência na ESAD.CR ajudou-nos a desenvolver conhecimentos fundamentais para o nosso trabalho (como o processamento de cerâmica, vidro e metal) e continuará a ser uma experiência fundamental para a nossa “formação humana e profissional”.

O primeiro projeto real que desenvolvemos em conjunto foi durante a aula do professor e designer Fernando Brízio. Na verdade, foi desenvolvido o primeiro protótipo do nosso copo, designado de Stallo. Com este projeto pretendemos desenvolver um sistema para reaproveitar as garrafas de vidro. Enquanto os dias e os testes passavam, percebemos que o Stallo podia ser funcional e decidimos apresentá-lo no 18° “Caldas Late Night”. Costumamos dizer que este evento foi o nosso batismo, a primeira apresentação ao público de “Os Italianos Design”.

Os nossos produtos resultam da reciclagem e trabalho artesanal, integrados através de um design estratégico e contemporâneo. O desejo de manter uma linha de produção ambientalmente amigável, permitiu-nos colaborar com artesãos portugueses, redescobrindo os trabalhos manuais tradicionais, por muitos considerados obsoletos, e tornando-os contemporâneo graças a um design moderno. Queremos mostrar que qualquer material pode ser reutilizado de modo criativo e original. Desde então, temos tentado crescer, e temos vindo a participar em diversas exposições, eventos, feiras e concursos, como o PNIC (Prémio Nacional de Indústrias Criativas) que nos atribuiu o prémio do melhor projeto na categoria de Arquitetura e Artes Visuais.

Agora estamos a criar novos produtos que lançámos no mercado, juntamente com o nosso e-commerce. Neste período, tentámos abrir novos horizontes em mercados estrangeiros (Itália, França, Alemanha) e iniciámos as vendas pela internet através de plataformas importantes como a Etsy e a Crowdyhouse. Ao mesmo tempo, tivemos a oportunidade de participar em feiras e eventos de importância internacional, como a recente “Source, Self-Made Design” em Florença. O nosso produto Stallo foi selecionado para, em 2016, se tornar parte da gama de coleção de Top Design e será publicado um livro. Outro passo importante é a criação de parcerias com grandes marcas. Neste período, tivemos oportunidade de trabalhar com brands relevantes no território português como a Super Bock e Licor Beirão e, em ambos os casos, tivemos que fazer projetos originais, mantendo a nossa filosofia de upcycle. Em simultâneo, no ano passado, tivemos a honra de trabalhar com a marca Absolut Vodka, criando a decoração e os copos para um evento realizado no Porto.Podem acompanhar o nosso trabalho em http://www.ositalianosdesign.com, em https://vimeo.com, e ainda na página de Facebook: https://www.facebook.com/OsItalianosEsperamos poder continuar a trabalhar com a instituição, porque o ambiente é muito estimulante e os professores e os técnicos das oficinas estão sempre prontos a ajudar. Para nós isto é muito importante, especialmente nesta fase inicial.

Esperamos que a Rede IPLeiri@alumni continue neste caminho, ou seja, a apoiar os projetos dos estudantes e antigos estudantes e a criar condições para que todos possam ser capazes de expressar, da melhor maneira, as próprias ideias.