Testemunhos

Nádia Nuvall

Escola

ESAD.CR

Curso

LIcenciatura. Artes Plásticas

Ano de conclusão

2008

O meu nome é Nádia Duvall, frequentei a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha no curso de Artes Plásticas. Frequentei apenas a licenciatura nesta instituição pois queria “conhecer” o mundo. Terminei em 2008 e partir daí foi uma odisseia!

O meu período enquanto estudante na ESAD foi muito diversificado. Pela primeira vez deparava-me com um “mundo novo” cheio de sonhos e pouco a pouco fui conhecendo o que era o “mundo da arte”, um mundo que por vezes nada tem a ver com arte mas sim com estratégia, xadrez, e uma capacidade pluridisciplinar em cada um de nós. Por isso, houve momentos incríveis e extraordinários assim como momentos em que a realidade chocava contra mim. Mas o facto de ter tido essa aprendizagem durante o período escolar tornou o meu futuro enquanto artista mais sólido e menos naïf.

Após terminar o meu curso é difícil situar-me pois foi um percurso tão intenso! Quando saí da Licenciatura estive quase 8 anos a trabalhar sozinha no atelier. Fazia exposições, sobretudo coletivas, participei em concursos, bolsas e alguns/mas até ganhei. Fiz residências artísticas e experimentei quase todo o tipo de materiais e suportes. Foi uma grande pesquisa que inclusivamente teve o apoio de um cientista no ITQB. Em 2015 fui fazer o mestrado nas Belas Artes. Infelizmente o meu desejo de ir viver para o estrangeiro não foi exequível, por isso tive de aceitar esse pequeno “constrangimento” no meu plano e ficar por Lisboa. Em 2019 entrei para o Doutoramento em Belas Artes, totalmente financiando pela FCT. Nesse mesmo ano tive um bebé e posso dizer que causou profundas alterações no meu trabalho artístico: cores, media, perspetivas futuras etc. Foi mesmo um período intenso. Em 2024 termino o doutoramento com a classificação máxima Summa Cum Laude (distinção e louvor) e concretizo a minha primeira media-metragem “Green Scream”. Este filme tem andado por festivais e já foi galardoado em alguns. O cinema foi uma descoberta tardia maravilhosa.

Atualmente sou artista plástica a tempo inteiro. Encontro-me a trabalhar no meu próximo filme (longa metragem) com uma paixão avassaladora com a produtora Take 2000. Também me encontro a trabalhar nas minhas próximas duas exposições, uma das quais é com a Galeria FOCO, a galeria que me representa em Portugal.

Deixo aqui os meus contactos: LINKEDIN: www.linkedin.com/in/nádia-duvall-764185ab | INSTANGRAM: https://www.instagram.com/art.nadia.duvall/ | WEBSITE: www.nadiaduvall.com

A partir de setembro lecionarei a disciplina “Projecto Artístico” do Mestrado de Pintura na Universidade Lusófona.

Na minha formação a ESAD contribuiu com tudo. A ESAD tem os melhores espaços e oficinas do país inteiro assemelhando-se às melhores universidades de arte do mundo. Cada aluno tem espaço para trabalhar e técnicos de oficinas que dão muito apoio. Pelo menos era assim no meu tempo! Tive muita sorte com os professores com quem estabeleci contacto pois apoiaram-me, questionaram-me… nem sempre estive de acordo com as perspetivas deles, mas isso também foi importante pois acelerou o meu sentido crítico e de autoanálise.

Espero que haja uma rede entre os vários alunos, sobretudo com os que de facto conseguiram vingar como artistas para se impulsionar projetos ou parcerias futuras.

As sugestões que deixo para a Rede alumni é fazer o que já estão a fazer: contactar-nos!