Testemunhos

Nuno Amaro

Escola

ESEL atual ESECS

Curso

Licenciatura. Professores do Ensino Básico

Ano de conclusão

2003

Sou o Nuno Amaro e frequentei o curso de Professores do Ensino Básico, Variante de Educação Física na Escola Superior de Educação de Leiria, atual ESECS, tendo iniciado em 1999 e concluído em 2003.

Do meu tempo de estudante, guardo tantas memórias que é difícil elencá-las todas! Foi um momento de aprendizagem, não só profissional, mas também pessoal. Vir morar para uma cidade distante, com apenas 18 anos, fez-me crescer muito. Guardo muito boas recordações das aulas, dos convívios entre colegas e docentes (na altura eram mais comuns), das oportunidades que a escola e o IPLeiria me deram para poder entrar mais bem preparado no mercado de trabalho. Guardo ainda as melhores recordações de todos os docentes, mas de alguns em particular, que me marcaram (e marcam) para a vida, pessoal e profissional.

Após terminar o curso trabalhei num clube desportivo em Leiria, concretamente em projetos europeus financiados. Continuei a lecionar na área das Atividades Aquáticas. No ano de conclusão do curso fui ainda colocado, em regime de substituição, em duas escolas de Leiria (1º ciclo) e depois realizei dois anos letivos completos em Educação Física, em Loulé e, mais tarde, na Caranguejeira (Leiria).

Em 2008 fui convidado para lecionar na ESECS, ao então curso de Educação Física e ao novo, na altura, de Desporto e Bem-Estar.

Atualmente sou docente da Secção de Motricidade Humana da ESECS, lecionando no curso de Desporto e Bem-Estar. Sou ainda membro do Centro de Investigação em Motricidade Humana, do IPLeiria. Estou a terminar o meu doutoramento e enquanto isso não acontecer, todos os meus projetos pessoais, fora do IPLeiria, ficarão em “espera”.

Como já referi anteriormente, o facto de vivermos sozinhos numa cidade distante da nossa de origem, faz-nos crescer muito ao nível pessoal. No entanto, esse crescimento só será sustentado se existir uma base sólida de apoio, para além da família: o IPLeiria! Uma escola organizada e com serviços bastante adequados e atenciosos; um conjunto de professores extremamente competentes e exigentes; uma implementação reconhecida do IPLeiria na cidade, que fez com que me sentisse acolhido nesta localidade; entre outros atributos positivos, que não se explicam, sentem-se! Cada vez mais estou certo e convicto de que fiz uma excelente opção.

Da Rede IPLeiri@lumni espero que continue a fortalecer a comunidade académica, pois quem deixa de estudar não deixa de pertencer à família IPLeiria. Espero que possam surgir mais iniciativas que reúnam os antigos estudantes e os atuais, bem como docentes e funcionários. Espero, em especial, que consigam (re)nascer em todos os alumni o orgulho em ser IPLeiria!

Como sugestão para o desenvolvimento da Rede IPLeiri@lumni, julgo que pode crescer através das seguintes iniciativas:

– reunião dos alumni em atividades aproveitando os recursos/cursos das escolas (caminhadas; atividade física; aulas abertas; workshops; debates; entre outras).

– questionário aos alumni, com esta questão e outras, percebendo o que cada um pretende da rede; saber que formações pretendem e articular com oferta das escolas.

– encontro anual com formação/debates sobre a sua área de atuação/cursos/projetos, seguido de convívio mais “social”.

– edição de periódico online, em “substituição” da Politécnica.

criação de uma bolsa de emprego Alumni.