As unidades de investigação são os elementos-chave para o desenvolvimento da investigação e do conhecimento científico no seio do Politécnico de Leiria.

Atualmente com 18 unidades de investigação, estas desenvolvem a sua atividade de I&D+i em 4 principais áreas científicas, apresentando internamente diversas especializações, o que nos permite ir de encontro à nossa natureza enquanto Instituição Politécnica, de enfoque primordial na transferência do conhecimento para a economia, procurando respostas práticas e aplicadas a uma diversidade de temáticas sociais, económicas, tecnológicas, ambientais, turísticas e de saúde e bem estar.

Ciências Sociais e Humanas

ESECS – Leiria
Promover investigação científica na área da reconstrução identitária, numa perspetiva pessoal, profissional, social e/ou cultural. Tendo várias colaborações com outras instituições regionais, nacionais e internacionais, pretende desenvolver projetos inovadores e criar produtos aplicáveis a áreas tão diversas como o património, o turismo, o serviço social, a educação social, a multiculturalidade, a comunicação e a informação.
ESECS – Leiria
Implementar atividades de I&D+i em educação para: a) produzir e aumentar o conhecimento da realidade educativa; b) desenvolver intervenções orientadas para a melhoria da qualidade da educação e da formação; c) implementar formas de cooperação com a comunidade.
SC – Leiria
Promover a análise dos sistemas educativos e políticas educativas, a realização de estudos e projetos de intervenção na sociedade e a sua comparação internacional. Como exemplos desta intervenção refere-se a educação e a formação ao longo da vida, a validação de competências, os direitos humanos e cidadania, a inclusão, o desenvolvimento humano e a sustentabilidade.
ESECS – Leiria
Desenvolver investigação científica transdisciplinar na área das Ciências da Comunicação numa perspetiva fundamental, aplicada e experimental. Para tal, pretende-se desenvolver metodologias, técnicas e produtos de comunicação integradores, formar e prestar serviços à comunidade, intervir na sociedade e valorizar as competências das pessoas com necessidades especiais.
ESECS – Leiria
Realizar investigação e alavancar o conhecimento científico na área dos negócios internacionais (comércio, investimento e mobilidade internacional) e competitividade global, colaborar na formação de nível avançado, apoiar e incentivar estudantes a envolverem-se na investigação e divulgar o conhecimento junto de organizações privadas e públicas, empresariais e académicas.
ESTG – Leiria
Contribuir para a geração e difusão do conhecimento nas áreas da Gestão e da Sustentabilidade, respeitando a pluralidade dos saberes, e visando a melhoria da competitividade das organizações num contexto de triple bottom line, ou seja, integrando os pilares social, económico e ambiental na sua gestão.
ESTM – Peniche
Promover a investigação e divulgação científica, a formação permanente e a prestação de serviços em diversos domínios relacionados com o Turismo e áreas afins, desde a gestão hoteleira ao desenvolvimento de novos conceitos, produtos e marcas turísticas.
ESTG – Leiria
Desenvolver investigação de cariz multidisciplinar no âmbito das Ciências Jurídicas e da Administração Pública, em articulação com atividades de ensino e formação avançada e divulgação e prestação de serviços, designadamente estudos sobre temas da atualidade jurídica, emissão de pareceres jurídicos e promoção de cursos de atualização científica em Direito Público e Privado.
ESAD.CR – Caldas da Rainha
Desenvolver atividades de investigação artística, científica e tecnológica, assim como  de desenvolvimento experimental e de transferência de conhecimento, privilegiando a transdisciplinaridade nas áreas do design, das artes e dos estudos artísticos e culturais.

Engenharia e Ciências Exatas

ESTG – Leiria
Promover a investigação em rede nas áreas da Informática e das Comunicações com entidades de reconhecida qualidade a nível nacional e internacional para promover a transferência de tecnologia para a indústria, através da criação de empresas spin-off e prestação de serviços de consultoria técnico-científica a entidades públicas e privadas.
Marinha Grande
Contribuir para o avanço científico e tecnológico que conduza a produtos, materiais e processos mais eficientes e adequados através do desenvolvimento de novas tecnologias, definição dos fundamentos teóricos de tais tecnologias e desenvolvimento de metodologias alicerçadas em fortes bases científicas. A prestação de serviços de investigação, formação avançada e consultadoria em áreas estratégias são também uma prioridade.
ESTG – Leiria
Promover o progresso do conhecimento e desenvolvimento científico-tecnológico no âmbito das ciências da engenharia nas áreas da aerodinâmica, termodinâmica, transferência e conservação da energia, ambiente e outras afins, através da investigação, formação avançada e prestação de serviços à comunidade, em especial na área da engenharia automóvel.
ESTG – Leiria
Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico nacional e europeu na área de processos de separação e reação em Engenharia (processos de separação; engenharia da reação; modelização, simulação e controlo de processos e engenharia ambiental). As atividades desenvolvidas abrangem a investigação fundamental, o desenvolvimento de produtos e processos industriais e a formação de investigadores e técnicos de elevada competência através de programas de doutoramento e pós-doutoramento.
ESTG – Leiria
Aprofundar o conhecimento científico e potenciar o desenvolvimento tecnológico no domínio das telecomunicações através de projetos de I&D+i. Apoiar iniciativas de formação avançada de recursos humanos ao nível de doutoramento e mestrado. Prestar serviços à comunidade no âmbito das telecomunicações.
ESTG – Leiria
Realizar atividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico, transferência e integração do conhecimento, com base nas ciências de Engenharia e de Gestão/investigação operacional, visando contribuir para a melhoria do desempenho global das organizações e o progresso do conhecimento, numa abordagem de Engenharia de Sistemas (i.e., combinando criativamente teoria e metodologia, questões técnicas e fatores humanos).

Ciências Naturais e do Ambiente

ESTM – Peniche
Criação, desenvolvimento e aplicação do conhecimento associado aos recursos marinhos, de forma a promover a inovação na sua utilização e gestão. Contribuir para o desenvolvimento de novos produtos na área da ciência e tecnologia do mar.

Ciências da Vida e da Saúde

ESSLei – Leiria
Desenvolver investigação científica em saúde, promovendo atividades de investigação interdisciplinar em saúde e formação avançada que permitam o desenvolvimento de estratégias que visem uma ação mais eficaz ao nível da saúde do indivíduo e das populações.
ESECS – Leiria
Promover transversalmente a melhoria da qualidade de vida das pessoas pela: a) produção de alimentos adequados (segurança alimentar e agricultura sustentável); b) atividade física como condição para a qualidade de vida; c) educação nos seus vários aspetos, combinada com a criação e uso de tecnologia inovadora e aplicada; d) análise da qualidade de vida da população trabalhadora.