200 Participantes na IV Mostra do Desporto Adaptado do Politécnico de Leiria

Partilha, Experiências, Emoções e muito Desporto

A IV Mostra do Desporto do Politécnico de Leiria Contou com 200 Participantes

A 16 de março de 2024, o Politécnico de Leiria desafiou toda a comunidade a participar na “IV Mostra do Desporto Adaptado”, que teve lugar em Leiria.

Durante a manhã, no Pavilhão do Lis (Cortes), foi possível experimentar nove modalidades desportivas adaptadas, apresentadas pelo Bairro dos Anjos, Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL), Associação Portuguesa de Deficientes (APD), Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II e Comité Paralímpico de Portugal: Carro à vela, Joelettes, Andebol em cadeira de rodas, Basquetebol em cadeiras de rodas, Esgrima Adaptada, Boccia, Goalball, Voleibol Sentado, e Badminton Adaptado. As atividades contaram com a presença de Beatriz Monteiro, atleta de badminton que participou na última edição dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio e que tem quase garantida a participação dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Na sessão da tarde, no Auditório dos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria, decorreu o “Seminário / Homenagem » *Prof. João Catana: Desporto Adaptado – Que desafios?”, dinamizado em colaboração com o Comité Paralímpico de Portugal, a Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal (APCAS) e a Invictus Viseu (ADRC).

» Nota de imprensa

» Álbum de Fotografias

«Apesar dos avanços alcançados ao longo dos últimos anos, a verdade é que em Portugal, e na região de Leiria em particular, ainda há muito a fazer pelo desenvolvimento do desporto adaptado. Esse é precisamente um dos principais objetivos da Mostra do Desporto Adaptado: promover uma reflexão em torno dos desafios que se apresentam no contexto do desporto adaptado e procurar sensibilizar a comunidade para a importância de tornar o desporto e a atividade física acessíveis a todos», afirma Carlos Rabadão, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, enaltecendo «os resultados desta iniciativa, que ano após ano tem conquistado cada vez mais participantes e entusiastas».

A iniciativa foi organizada pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria, a pós-graduação em Desporto e Atividade Física Adaptados e a licenciatura em Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), com a parceria do Comité Paralímpico de Portugal, da Câmara Municipal de Leiriae da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre outras entidades.

Agradecemos a vossa presença. Até à próxima edição!

*Professor de Educação Física, João Catana participou na 1.ª Edição da Pós-Graduação em Desporto e Atividade Física Adaptados na ESECS. Era um homem de elevada craveira desportiva, tendo sido distinguido com vários galardões, sendo também fundador do Clube de Ténis de Idanha-a-Nova. Sempre atento à inclusão de todos os estudantes no desporto, foi considerado um exemplo nas inúmeras atividades organizadas com os seus grupos, com destaque para a modalidade de boccia.