14 de dezembro 2022
Politécnico de Leiria recebe apresentação final dos casos de cocriação de inovação da 5.ª edição do Link Me Up
A apresentação final dos casos de cocriação de inovação promovidos por empresas e entidades da região, no âmbito da 5.ª edição do projeto “Link Me Up – 1.000 Ideias”, vai decorrer já amanhã, 14 de dezembro (9h – 18h20), no auditório dos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria, sendo também transmitida Online: https://videoconf-colibri.zoom.us. A proposta que sair vencedora da sessão vai representar esta instituição de ensino na fase nacional, que se realizará em junho, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Ao longo do dia serão apresentados os 20 desafios reais lançados este ano pelas empresas e entidades da região de Leiria, nomeadamente: Junta de Freguesia de Mira D’Aire; F-Dreams – Business and Innovation; STREAM Consulting; Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes; Divisão de Museus e Património Cultural / Município de Leiria; SMAS Leiria – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria; Prélis Cerâmica; Centro Hospitalar de Leiria; Spring Defender; Mamede & Santos, Lda. – Sardinha Pequenina; Primavida – Residências Sénior; Minutos Emblemáticos; Move Up; Ovinos do Futuro; Rodrigo Gomes Couto – Crossfit Leiria; CANAS, Engenharia e Construção; JuliPedra; FWFI – FRESHWOOD FORMS INDUSTRY; Rosário 4; Martos.
O “Link Me Up – 1.000 ideias” é liderado pelo Politécnico de Leiria, e engloba um consórcio de 13 politécnicos portugueses, de norte a sul do país. O projeto consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes de diversas áreas, colaboradores de empresas/organizações e docentes que são os “facilitadores” do processo de cocriação de inovação. As equipas têm de resolver casos, ou seja, problemas/desafios reais que as empresas/organizações colocam e para os quais se procuram respostas, numa perspetiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.

O processo de cocriação de inovação realiza-se com recurso à metodologia Demola, que desafia os estudantes de ensino superior, em cocriação com as organizações globais e locais, a criar um futuro melhor. O processo implica a angariação e seleção das empresas/organizações, a redação dos casos, a angariação e seleção dos estudantes. O projeto inicia-se com a apresentação por parte de uma empresa, de um problema/desafio que consiste num tema, um fenómeno ou uma tecnologia que interessa compreender, para abrir novas possibilidades de negócio ou ajuda aos negócios atuais.
As empresas colocam um desafio que é transformado em “case design” e colocado online. Os estudantes candidatam-se, na plataforma do projeto, à participação no caso da empresa que querem e, após a seleção dos candidatos que garantem as competências necessárias à resolução do caso, a equipa multidisciplinar é constituída. Segue-se o processo de cocriação de inovação, através de design thinking, abordagem de cenários e construção de demonstração, ao longo de oito a dez semanas. Por fim, são apresentados os resultados de cada equipa, que podem permitir a concretização da visão e oportunidades futuras da empresa/organização.