Terapia da Fala – Intervenção nas Perturbações da Linguagem Escrita
Terapia da Fala – Intervenção nas Perturbações da Linguagem Escrita
Conteúdo do curso
Candidaturas de 21 de fevereiro a 21 de abril de 2024
Apresentação do curso
A aprendizagem da leitura e da escrita é essencial para o desenvolvimento cognitivo e para um vasto conjunto de atividades humanas, condicionando todas as aprendizagens escolares das crianças e a funcionalidade dos adultos. Existem, contudo, perturbações da aprendizagem incluem um vasto leque de diagnósticos, como a Dislexia, a Disortografia, a Disgrafia, a Discalculia, Dismapia e, por vezes, alterações verificadas ao nível da linguagem escrita que não se enquadram em nenhum dos diagnósticos, tendo por base uma alteração da linguagem oral ou o envolvimento de outros fatores neuropsicológicos ou socioambientais. Podemos encontrar dificuldades de leitura nos adultos, decorrentes de patologias neurológicas (e.g. Acidentes Vasculares Cerebrais ou Traumatismos Cranioencefálicos), sendo a Terapia da Fala essencial para a minimização destas dificuldades, tornando o adulto o mais funcional possível.
A Pós Graduação em Terapia da Fala – Intervenção nas Perturbações da Linguagem Escrita pretende urge dotar os profissionais que atuam com crianças, jovens e adultos com este tipo de problemáticas, de conhecimentos não só sobre as funções e processamento cognitivo que estão na base das alterações da leitura e escrita, mas também de conhecimentos sobre o perfil linguístico, sensorial e emocional que lhes irá permitir uma intervenção centrada na Pessoa.
Objetivos
Pretende-se que no final desta pós-graduação, os Terapeutas da Fala possuam as seguintes competências:
- Reconhece as bases neurobiológicas subjacentes às competências de linguagem escrita, permitindo um melhor entendimento das perturbações a estas associadas;
- Compreende a importância do processamento cognitivo, motor e sensorial na linguagem escrita;
- Domina teorias do processamento linguístico e modelos de aprendizagem da linguagem escrita;
- Domina os conhecimentos linguísticos fundamentais relevantes para intervenção;
- Identifica as competências facilitadoras para a leitura e escrita, bem como os fatores de risco para o surgimento de dificuldades neste domínio, analisando-as numa perspetiva interdisciplinar e colaborativa;
- Usa diferentes ferramentas de avaliação e intervenção considerando uma perspetiva holística das perturbações da linguagem escrita;
- Implementa boas práticas de intervenção em equipa interdisciplinar na área da linguagem escrita, reforçando o valor do trabalho colaborativo;
- Analisa de modo critico casos práticos relacionados com perturbações da linguagem escrita.
Plano curricular
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Cérebro e Processamento da Linguagem Escrita | S1 | 2 | 15 h | |
CP1. Papel do Córtex visual primário e secundário no processamento da informação escrita. | ||||
Teorias do Processamento e Modelos de Aprendizagem da Leitura e Escrita | S1 | 4 | 28 h | |
CP1. Conceitos fundamentais. | ||||
Literacia emergente: o papel do Terapeuta da Fala | S1 | 2 | 15 h | |
CP1. Conceito de literacia emergente. | ||||
Avaliação da Linguagem Oral e Escrita | S1 | 4 | 28 h | |
CP1. Principais diferenças entre linguagem oral e linguagem escrita. | ||||
Intervenção ao Nível da Fonologia | S1 | 5 | 35 h | |
CP1 – A consciência silábica: | ||||
Intervenção ao Nível do Léxico e Morfologia | S1 | 5 | 35 h | |
CP1 – Léxico mental. | ||||
Intervenção ao Nível da Sintaxe | S1 | 5 | 35 h | |
CP1 – Propriedades de seleção categorial das palavras. | ||||
Intervenção ao Nível do Processamento de Texto | S1 | 5 | 35 h | |
CP1. Elipse, expressões anafóricas, dêixis. |
Condições de acesso
Podem candidatar-se a esta pós-graduação os profissionais que sejam titulares:
a) Do grau mínimo de Licenciatura em Terapia da Fala ou equivalente legal;
b) De um grau académico superior estrangeiro em Terapia da Fala que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico Científico da ESSLei.
Para o funcionamento desta pós-graduação serão criadas 30 vagas, sendo que o número mínimo de inscrições para o funcionamento da mesma será definido mediante o orçamento estabelecido.
Podem candidatar-se a esta pós-graduação os profissionais que sejam titulares:
a) Do grau mínimo de Licenciatura em Terapia da Fala ou equivalente legal;
b) De um grau académico superior estrangeiro em Terapia da Fala que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico Científico da ESSLei.
Para o funcionamento desta pós-graduação serão criadas 30 vagas, sendo que o número mínimo de inscrições para o funcionamento da mesma será definido mediante o orçamento estabelecido.
Edital
Mais informações
Plano de Estudos
Despacho n.º 1978/2023, DR n.º 29 – 2S, de 09 de fevereiro
Declaração de Retificação n.º 247/2023, DR n.º 60 – 2S, de 7 de março
Programa da Pós-Graduação
Programa do Curso – Edição 2023
Plano de Pagamento 2024
Contactos
Professora Carina Alexandra Garcia Pinto
carina.pinto@ipleiria.pt
Serviços Académicos
Campus 2 | ESTG . ESSLei
e-mail: academicos@ipleiria.pt
Plano de Estudos
Despacho n.º 1978/2023, DR n.º 29 – 2S, de 09 de fevereiro
Declaração de Retificação n.º 247/2023, DR n.º 60 – 2S, de 7 de março
Programa da Pós-Graduação
Programa do Curso – Edição 2023
Plano de Pagamento 2024
Contactos
Professora Carina Alexandra Garcia Pinto
carina.pinto@ipleiria.pt
Serviços Académicos
Campus 2 | ESTG . ESSLei
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Candidatura
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Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
50€*
*Inclui seguro escolar
50€*
*Inclui seguro escolar
Taxa anual
1.200€
1.200€