Licenciatura em Marketing

Vagas abertas para 2017/2018

Apresentação do curso

logo-IPL-Industria

Os estudantes deste curso podem ser premiados com Bolsas IPL Industria.

Descobre mais em Bolsas IPL Industria.

Objetivos

O ciclo de estudos visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing. As competências gerais que os estudantes devem desenvolver durante o curso passam por: identificar, definir e explicar conceitos específicos na área do Marketing; delimitar e resolver problemas, aplicando os conceitos e teorias em ambientes e situações reais; analisar e distinguir diferentes contextos organizacionais; recolher, selecionar, sintetizar e comunicar informação de modo profissional; aprender de modo autónomo ao longo da vida. As UC que compõem o plano de estudos visam dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos específicos:

  • Formar profissionais capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio
  • Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação
  • Planear e executar a conceção, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais
  • Assegurar a coerência entre as estratégias de marketing e a estratégia de negócio
  • Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa
  • Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito
  • Gerir a força de vendas e equipas de trabalho
  • Gerir a logística e a cadeia de abastecimentos
  • Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas
  • Formar profissionais capazes de aplicar o marketing no sector da indústria, dos serviços, da distribuição e do sector público e social
  • Gerir as marcas, as categorias e o sortido em geral
  • Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação
  • Conhecer e explorar o potencial do web marketing e do comércio eletrónico

Direito, Ciências Sociais e Serviços

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
9205201Marketing Estratégico S1660 h
9205202Métodos QuantitativosS1660 h
9205203Introdução à GestãoS1560 h
9205204Tecnologias de Informação em MarketingS1560 h
9205205Contabilidade FinanceiraS1660 h
9205206InglêsS1230 h
9205207Comportamento do ConsumidorS2660 h
9205208Contabilidade de GestãoS2660 h
9205209Marketing OperacionalS2660 h
9205210Fundamentos de EconomiaS2560 h
9205211Estatística Aplicada ao MarketingS2660 h
9205212 Modelos e Técnicas de ComunicaçãoS2115 h
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
9205213Distribuição e MerchandisingS1545 h
9205214Gestão e Negociação ComercialS1545 h
9205215Estudos de MercadoS1660 h
9205216Gestão de Recursos HumanosS1660 h
9205217Logística e Gestão da Cadeia de AbastecimentoS1560 h
9205218Database MarketingS1345 h
9205219Marketing InternacionalS2660 h
9205220Produção de ConteúdosS2560 h
9205221Comunicação em MarketingS2660 h
9205222Direito Aplicado ao MarketingS2660 h
9205223Finanças EmpresariaisS2660 h
9205224Seminário de MarketingS2115 h
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
9205225Estratégia EmpresarialS1660 h
9205226Marketing DigitalS1660 h
9205227Gestão de MarcasS1660 h
9205228Comunicação Visual e Design GráficoS1560 h
Opção IS15
9205230Inovação e EmpreendedorismoS1230 h
Opção IIS215
9205232Design e Marketing de Novos ProdutosS2560 h
9205233Marketing RelacionalS2560 h
9205234Marketing de ServiçosS2560 h

Saídas profissionais

  • Diretor geral/administrador
  • Diretor comercial
  • Diretor de marketing
  • Diretor de comunicação
  • Diretor de vendas
  • Diretor de marketing direto
  • Gestor de produto
  • Gestor de marcas
  • Gestor de cliente
  • Gestor de loja
  • Gestor de bases de dados
  • Gestor de logística e Distribuição
  • Consultor de marketing
  • Relações Públicas
  • Analista de mercado
  • Técnico de merchandising
  • Técnico de publicidade
  • Técnico comercial
  • Promotor de vendas
  • Docente nas áreas de marketing

Condições de acesso

Provas de ingresso
Uma das seguintes provas:
(04) Economia
(16) Matemática 
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Consulte a Deliberação nº 167/2017 que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2017-2018.


Preferência regional

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%

Outros acessos preferenciais
Vagas: 10%
Cursos com acesso preferencial: 086, 602, 604, 606, 831, 832, G76, G80, P28, P51, P64

 

Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos

 

Fórmula de cálculo
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%


Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao IPLeiria devem ser consultadas na  página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.