Thierry Ferreira
O interesse de Thierry Ferreira (Antigo estudante da ESAD.CR) pelo tema da casa/construção começou a desenvolver-se entre 2006 e 2009, durante o seu curso de licenciatura em Artes Visuais na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. A sua pesquisa estava focada em explorar a relação entre o ser humano e o seu habitat, enquanto tentava estabelecer conexões entre a noção de construção nos tempos modernos e o seu equivalente arcaico, tanto em termos antropológicos como arquitetónicos. Acima de tudo, Thierry procurou destacar as memórias que ficam gravadas na estrutura da casa através de várias técnicas, suportes e materiais. Ao longo destes cinco anos, alargou o âmbito da ideia em estudo, com base numa variedade de trabalhos, materializados através de diversas técnicas e materiais.
Em 2014, Thierry ingressou no Mestrado em Artes Visuais na mesma instituição educacional, e durante o exercício académico, rapidamente percebeu que o conceito de casa, como tema da sua pesquisa, estava a tornar-se demasiado limitado e confinado aos modelos formais e metafóricos associados à construção. Por isso, optou por alargar o âmbito da sua investigação para “inabitar”.
Assim, deu início a um novo ciclo de pesquisa, num território alargado, que abordava conceitos como construção, edificação, habitação e território. As suas propostas plásticas têm a capacidade de evocar tanto um espaço visual, característico das galerias modernistas, como uma fuga desse mesmo espaço virtual para o real.