Politécnico de Leiria Reconhecido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude

Politécnico de Leiria Recebe Bandeira da Ética pela Promoção dos Valores Éticos através do Desporto

O Instituto Politécnico de Leiria foi distinguido com a Bandeira da Ética, atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) através do  Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), devido ao trabalho desenvolvido na promoção dos valores éticos através do desporto. A bandeira foi concedida ao Departamento de Desporto, Exercício e Saúde, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), pelo empenho no incentivo de boas práticas desportivas.

Com esta atribuição, o Politécnico de Leiria insere-se numa comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto e reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem neste âmbito.

«Esta certificação reforça o nosso compromisso com a promoção de valores éticos e práticas inclusivas no Politécnico de Leiria, de forma transversal e, também, na área do desporto. A promoção de uma prática desportiva de qualidade, com ênfase nas questões éticas, especialmente ao nível dos escalões de formação, tem sido uma prioridade da nossa instituição. Trabalhamos diariamente para formar estudantes e cidadãos com elevados valores éticos desportivos, que se traduzam na sua vida pessoal e profissional, pelo que este é um reconhecimento que muito nos orgulha», afirma Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria.

Entre as ações e projetos promovidos pela instituição, através do Departamento de Desporto, Exercício e Saúde da ESECS, que contribuíram para a obtenção desta certificação, destacam-se o programa ‘Da Formação à Competição’, desenvolvido em parceria com o IPDJ/PNED, que visa garantir que a formação não é negligenciada em prol da competição, e vice-versa, promovendo um desenvolvimento integral do atleta, bem como o projeto ‘Desporto para Todos’, direcionado a pessoas com deficiência, nomeadamente da Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (CERCILEI) e da Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social (OASIS), do concelho de Leiria, cujos utentes têm uma sessão semanal direcionada para a prática de modalidades desportivas no Pavilhão do Lis, dinamizada por professores e estudantes do mestrado em Prescrição de Exercício Físico e Promoção da Saúde e estudantes de doutoramento.

Ainda na lista de iniciativas do departamento premiado contam-se o ‘Plano de Formação Contínua’, elaborado anualmente pela licenciatura em Desporto e Bem-Estar, que frequentemente inclui a temática da ética desportiva e a promoção de valores, e as diversas mostras e seminários anuais de Desporto Adaptado. O reconhecimento da intervenção do Departamento de Desporto, Exercício e Saúde nesta temática materializa-se ainda na atribuição anual do ‘Certificado de Participação no Programa de Educação Olímpica’, atribuído pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) à ESECS.

A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto, tendo sido criada com os objetivos de inovar mediante a criação de uma metodologia para certificação dos valores éticos no desporto, garantir uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes do sistema desportivo, implementar um processo que identifique e promova boas práticas no desporto, promover a visibilidade de iniciativas multiplicáveis e reconhecer a ação dos agentes do sistema desportivo.

Dirige-se a todas as entidades que pretendam que seja reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto. Os proponentes podem requerer a certificação de projetos, iniciativas, departamentos, ou da própria entidade no seu conjunto de atividades.

Recorde-se que o Politécnico de Leiria é ainda, desde 2021, detentor da certificação Platina – a mais elevada – do programa ‘Healthy Campus’, tendo sido a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir esta distinção atribuída pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU).

Este programa de certificação tem como objetivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica, potenciando programas operacionais nas áreas do Desporto e Atividade Física, e em domínios como a Saúde Mental e Social, Nutrição, Prevenção de Doenças, Comportamento de Risco e Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Desde 2024, possui o estatuto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior (UAARESuperior), cujo objetivo é facilitar a conciliação entre a carreira desportiva e o desempenho académico dos estudantes-atletas de alto rendimento e de alta competição.

Em 2023, o Politécnico de Leiria já havia sido distinguido com o Selo Estudante-Atleta pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).