Politécnico de Leiria Integra UAARESuperior

Conciliar a Carreira Desportiva e o Desempenho Académico dos Estudantes-atletas

Politécnico de Leiria Integra Projeto-piloto UAARESuperior

O Instituto Politécnico de Leiria foi selecionado para integrar um novo projeto-piloto do Governo, ‘UAARESuperior’, cujo objetivo passa por facilitar a conciliação entre a carreira desportiva e o desempenho académico dos estudantes-atletas de alto rendimento e de alta competição.

Durante uma reunião realizada no Politécnico de Leiria, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, lançou o desafio para a instituição se tornar parceira deste projeto de promoção do sucesso académico dos estudantes-atletas, que surge no âmbito do programa criado em 2016, no ensino básico e secundário, denominado Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), que atualmente envolve 25 escolas da rede pública e cerca de 1.300 alunos-atletas de 55 modalidades desportivas.

O ‘UAARESuperior’, assente numa articulação entre as instituições de ensino superior e os diferentes intervenientes nos sistemas desportivos, tais como diretores, treinadores, interlocutores desportivos, médicos e psicólogos, assume como propósito o desenvolvimento de mecanismos de apoio, formal e estrutural, de promoção da carreira dupla nas instituições de ensino superior, que permitam aos estudantes-atletas, matriculados num ciclo de estudos de ensino superior, a conciliação entre o sucesso desportivo e o sucesso académico. O projeto visa ainda potenciar a diferenciação das instituições de ensino superior em função da sua aposta e investimento no desporto de alto rendimento.

«A prática desportiva é um dos eixos fundamentais da estratégia do Politécnico de Leiria, não só ao nível da formação, mas também da investigação e dos serviços relacionados com a atividade física. No caso do desporto universitário, tem sido uma forte aposta da nossa instituição, e os resultados estão à vista, com centenas de estudantes-atletas a alcançarem todos os anos resultados extraordinários.  Neste contexto, é nosso dever aceitar o desafio de integrar um projeto que trará muitos benefícios aos estudantes, concedendo-lhes ainda mais instrumentos para continuarem a alcançar êxitos desportivos e académicos», afirmou o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, durante a reunião, onde estiveram ainda presentes Victor Pardal, coordenador nacional das UAARE, e Ricardo Nora, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e membro do Conselho de Acompanhamento do projeto.

No âmbito do trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos em prol do estatuto de estudante-atleta, o Politécnico de Leiria foi distinguido, em 2023, com o Selo Estudante-Atleta, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), tendo ficado na classificação geral em segundo lugar, em ex aequo

O Selo Estudante-Atleta tem como objetivo distinguir as Instituições de Ensino Superior que fomentam a articulação entre as carreiras duplas e reconhecer as boas práticas junto dos estudantes-atletas, incentivando o apoio estrutural à carreira dupla, nomeadamente ao nível do acompanhamento e do sucesso académico.

Já em 2022, através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), a instituição obteve também a certificação da Bandeira da Ética, concedida pelo IPDJ, através do Plano Nacional de Ética no Desporto. Este é um reconhecimento que se encontra alinhado com os valores que reforçam o posicionamento do Politécnico de Leiria na área desportiva, em que, além da formação, investigação e inovação, atua para formar cidadãos com elevados valores éticos também através do desporto.

A instituição detém ainda, desde 2021, a certificação Healthy Campus, pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), tendo sido a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir esta certificação mundial, com a classificação máxima ‘Platina’. A certificação tem como principal objetivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica.