Prémios e distinções

Nas categorias de Fotógrafo de Conservação e Fotojornalismo

Nuno Vasco Rodrigues premiado pela Ocean Geographic

O biólogo marinho e fotógrafo de conservação Nuno Vasco Rodrigues conquistou o primeiro lugar na categoria de “Fotógrafo de Conservação do ano” e obteve a segunda posição na categoria de Fotojornalismo do ano”, na competição de Fotografia sobre o Oceano, promovida anualmente pela Ocean Geographic Society. As distinções foram divulgadas no Dia Mundial dos Oceanos, que se celebra a 8 de junho.

O fotografo é também investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) do Politécnico de Leiria e coordenador de Cogestão da Reserva Natural das Berlengas, e antigo estudante de Biologia Marinha e Biotecnologia na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM, em Peniche.

A fotografia que deu o primeiro lugar do pódio ao fotógrafo de conservação português foi escolhida por Sylvia Earle, pioneira lendária do mundo subaquático e exploradora residente da National Geographic, que realçou que a imagem premiada é um «motivo de esperança, que atinge em cheio o coração».

» Nota de Imprensa

Parabéns!!!

“All hands on deck” é o nome da fotografia, feita a sul da ilha do Pico e que ilustra investigadores da Universidade dos Açores numa recolha de lixo marinho na superfície do mar. Nuno Rodrigues utilizou o “split-shot”, uma técnica que abrange uma parte subaquática e outra parte emersa. Na categoria de “Fotojornalismo do ano”, o autor apresentou a história denominada “Azorean Blues”, que descreve um projeto piloto de investigação sobre os movimentos de tubarões-azuis em águas açorianas, desenvolvido por investigadores da universidade local. A história será publicada na edição de julho da revista da Ocean Geographic