Ana Cláudia Rodrigues Silva
Chamo-me Ana Cláudia Rodrigues Silva e frequentei o Curso de Gestão Turística e Hoteleira na Escola Superior de Tecnologia do Mar, entre 2000 e 2005.
Do meu tempo de estudante guardo bastantes memórias, sobretudo das praxes, pois na ESTM promove-se o convívio saudável e divertido o que cria laços de confiança e amizade. Relembro também a proximidade com os professores, uma relação professor-aluno mas também de amizade, entreajuda. Quanto aos alunos, como éramos poucos, tornamo-nos numa só família, o que fez com que algumas relações se mantivessem até aos dias de hoje.
Gostei muito das novas instalações, mas não trocava os anos que passei como estudante na antiga ESTM. Não poderia também deixar de mencionar a magnifica beleza de Peniche. Em Janeiro de 2006 comecei a trabalhar como rececionista no Hotel Egatur – Maia, onde estive até Abril de 2007. Nessa mesma altura (Abril de 2007) comecei como rececionista no Hotel Quality Inn Porto, tendo mantido essa função por cerca de 1 ano. Em 2008, passei para coordenadora de grupos deste mesmo hotel, função esta que ocupo até aos dias de hoje.
Atualmente, sou coordenadora de grupos do Hotel Quality Inn Porto, sendo responsável pelas reservas dos grupos, acompanhando o processo desde o seu início (em que recebemos o pedido da agência) até ao feedback que a agência recebe do cliente no final da estadia. Todo este processo é efectuado para proporcionar aos clientes a melhor estadia possível, atendendo sempre que possível aos seus pedidos.
Relativamente ao futuro, os meus projetos futuros englobam algo sobre eventos.
O Politécnico de Leiria, e nomeadamente a ESTM, foi fundamental como estabelecimento de ensino pois consegui perceber a minha vocação, proporcionando-me bases para o mercado de trabalho. Tenho sorte em dar continuidade ao curso e fazer algo que goste. Tudo isto só foi possível devido à aprendizagem tida na ESTM/IPLeiria.
Contudo, o que mais me marcou foram as pessoas; elas são a base do instituto e sem elas nada seria possível. Cresci como pessoa, aprendi a ser adulta, a assumir responsabilidades, ou seja, a tornar-me naquilo que sou hoje.
Acho que a Rede IPLeiri@lumni é um projeto interessante e relevante, pois a Rede é uma boa forma de exemplificar aos alunos finalistas o mercado/visão de trabalho, tendo em conta os testemunhos e vivências de antigos estudantes. Pode ser o fio condutor para quem inicia a vida académica.