Testemunhos

Evelyn Jacob

Escola

ESTM

Ano de conclusão

2020

Olá! Meu nome é Evelyn Jacob e fui estudante em Mobilidade Internacional na ESTM, Bióloga com orgulho, onde cursei Biologia Marinha e Biotecnologia em 2019/20.

Uma das minhas memórias favoritas é, com certeza, ir ter com uma amiga e sentarmos à beira mar nos intervalos entre aulas ou almoço; Lembro-me também das aulas do João Correia, sempre tão divertidas que aprendia-se sem nem mesmo notar; E é claro, os cafés tomados com colegas e por vezes os risos quando um precisava terminá-lo às pressas para que pudesse entrar nos laboratórios antes que os professores começassem.

Parte das exigências do Programa de Mobilidade que fiz parte era de que voltasse para a Universidade de origem (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil) para finalizar o curso. Entretanto, quando voltei ao Brasil a pandemia nos tomou de surpresa e com atrasos nas aulas, só consegui me graduar em abril de 2021. Desde janeiro, no entanto, venho oferecendo aulas online. Iniciei uma Formação Pedagógica Complementar em regime E-learning e pretendo candidatar-me a um Mestrado.

O Politécnico de Leiria contribuiu certamente, para ampliar os meus horizontes. Tive a oportunidade de conhecer não apenas novas pessoas, mas um sistema diferente do que estava habituada e pude vivenciar áreas diferentes na Biologia – além das aulas práticas, que foram sempre muito boas. Antes, a minha visão era mais estreita em apenas uma ou duas opções e eu pensava que era só aquilo que me traria felicidade e realização; Descobri que não em um nível mais profundo do que aquele “saber” que se tem ao dizerem-te “olha, há vários caminhos a se seguir, como tal e tal”. E sou grata pelas oportunidades que o Politécnico de Leiria e Portugal me ofereceram. 

Espero estar conectada ao Politécnico mais proximamente, conhecer outros alumni e talvez descobrir novas oportunidades académicas e profissionais.

Como sugestões indico uma página do Instagram com conteúdo voltado aos alumni e que promova o Networking. Sei que há o Facebook, mas por vezes penso que o Instagram movimenta mais pessoas. Além disso, talvez a promoção de palestras ou workshops onlines/presenciais realizados por alumni para aqueles que estão no começo de suas caminhadas e também para os alumni poderem partilhar experiências e aprofundar os seus conhecimentos.