Testemunhos

Joana Inácio

Escola

ESTM

Curso

Licenciatura. Turismo

Ano de conclusão

2010

Do meu tempo de estudante na ESTM guardo imensas memórias, na sua maioria positivas. Recordo o espírito de companheirismo e amizade que encontrei junto dos meus colegas, bem como o bom ambiente que se vivia. O espírito das noites perdidas a acabar um trabalho ou numa festa. As horas passadas na sala de estudo (com a vista mais bonita do país). Recordo, ainda, a proximidade com os docentes. Foi, sem dúvida, uma mais-valia ao longo da licenciatura. Recordo com especial apreço o professor Valdemar Martins, muito mais do que um professor de Espanhol, um professor brilhante que nos obrigava a pensar “fora da caixa” e a questionar tudo, uma referência que levo para a vida.

Terminado o curso estagiei, durante nove meses, numa empresa de comunicação e organização de eventos – BIZZ Comunicação e Eventos. Tive o privilégio de ajudar na conceção e realização do “5º Encontro Galp Internacional Oil”, no Luso.

Com o passar do tempo, ponderei voltar a estudar. Em Setembro de 2011, ingressei na Universidade de Aveiro no mestrado de Gestão e Planeamento em Turismo – com especialização na vertente Turismo e Ambiente/Ordenamento do Território. A minha tese de Mestrado teve como tema “Turismo acessível e a formação no ensino superior”. Atualmente, encontro-me a trabalhar numa agência de viagens em Ílhavo, vocacionada maioritariamente para o mercado sénior.

O Politécnico de Leiria proporcionou-me inúmeras aprendizagens profissionais. Realço a abrangência das unidades curriculares lecionadas em Turismo (sem dúvida, uma mais-valia para o mercado de trabalho). A nível pessoal, o facto de ter ingressado no Politécnico de Leiria fez com que tivesse de sair de casa dos meus pais com 17 anos. Cresci, aprendi e fui muito feliz. Espero da Rede IPLeiri@lumni que promova a ligação entre antigos estudantes e o setor empresarial. Espero, ainda, que seja uma “porta” de reencontro entre os antigos estudantes.

Gostava que se desenvolvessem redes de antigos estudantes e professores, onde fosse possível fazer uma partilha de ideias e trocas comerciais.