Joana Soares
Sou a Joana Noé Gabriel Soares, frequentei a Escola Superior de Saúde de Leiria do Instituto Politécnico de Leiria no Curso de Licenciatura em Enfermagem entre 2010 e 2014
Memórias tenho imensas… o nervosismo do início, especialmente vindo do Porto para Leiria aos 18 anos morar sozinha pela primeira vez e longe de casa. As melhores memórias sem dúvida pertencem aos tempos passados em Praxe e em Tuna. O espírito académico, o companheirismo, as aventuras pelo Terreiro com o castelo em pano de fundo. Nunca vou esquecer os jantares de frango assado com pão e o belo do vinho de caixa. E os laços de amizade que ainda hoje perduram.
Terminei a licenciatura em julho de 2014. Em novembro do mesmo ano iniciei funções por um breve período em Vila France de Xira. Em fevereiro de 2015 decidi aventurar-me no Reino Unido, primeiramente na cidade de Reading e depois em Londres até 2019. Ainda regressei a Portugal durante 1 ano, mas infeliz Portugal ainda não dá condições para ser um destino profissional confortável. Em 2020, com a chegada do COVID, voltei a sentir necessidade de um novo desafio e surgiu a oportunidade de viver e trabalhar no Médio Oriente, na Arábia Saudita, onde me encontro desde então. Desde de 2015 que trabalho em cuidados de enfermagem de Perioperatório, tendo concluído os cursos de Pós-Graduação em Anestesiologia e Instrumentação Cirúrgica em 2019, numa outra instituição de ensino Superior, em Vila Nova de Gaia. Já exerci vários cargos no âmbito dos cuidados em Perioperatório, nomeadamente como enfermeira generalista, enfermeira coordenadora da especialidade de Trauma e Ortopedia, enfermeira responsável de turno, enfermeira especialista coordenadora do núcleo de Neurocirurgia e enfermeira chefe/gestora.
Atualmente desempenho funções como enfermeira gestora do Serviço de Perioperatório, incluindo o serviço de endoscopia com duas salas e uma unidade de admissão/ recobro, 3 blocos operatório gerais, 1 sala de radiologia intervencional, uma sala de hemodinâmica/cateterismo, 1 unidade de recobro geral, serviço de descontaminação e esterilização e unidade de ambulatório. Sou responsável pela gestão e coordenação de todas as operações clínicas envolvidas nos serviços acima mencionados, gestão de recursos humanos, gestão de recursos materiais e equipamentos. Tendo em conta que o hospital onde trabalho abriu em junho de 2023 e ainda se encontra em fase de comissionamento, estou bastante envolvida com a estruturação desta nova instituição, colaborando ativamente na revisão e desenvolvimento de protocolos de atuação e no desenvolvimento da experiência do cliente com os mais altos standards de qualidade e segurança.
O Instituto Politécnico de Leiria não só me transmitiu todo um conjunto de técnicas profissionais, como me passou altos conceitos de ética profissional e sentido de dever que em muito me diferenciam como profissional, especialmente a nível internacional. Além disto, o saudável contexto académico que lembro com bastante nostalgia, contribuíram para que me tornasse numa pessoa bastante resiliente, com gosto por novos desafios, com vontade de me expor a pessoas e contextos sociais variados e que em muito considero se refletirem em mim aos dias de hoje, com 31 anos. Julgo que escolhi a melhor instituição para dedicar 4 anos da minha vida ao meu desenvolvimento académico e pessoal. E é engraçado porque muitos destes valores consigo também reconhecer em colegas de academia que ainda hoje me são próximos.
Espero sinceramente que a Rede Alumni continue a manter todos nós, tanto os já formados, como os formandos e os seus formadores conectados a esta malha IPL que se vai distinguindo pelos seus altos valores e que consiga continuar a inspirar mais alunos a escolherem o IPL como instituição de ensino.
Deixo como sugestão para esta Rede talvez um evento anual, que se assemelhasse aos jantares de curso, evocando o bom velho espírito de academia. E não esquecer de convidar as Tunas!