Márcia Viegas
O meu nome é Márcia Viegas. Sou antiga estudante do Curso de Gestão Comercial e Marketing na ESTG, o qual concluí em 1992.
Integrei o primeiro ano de funcionamento da ESTG. As aulas eram ministradas nas instalações do Antigo Magistério Primário, junto à GNR de Leiria. A Escola abriu com 3 cursos, sendo que em cada um deles entraram 30 ou 40 alunos. Assim, o universo de toda a Escola era de cerca 100 alunos! A única sala de computadores era o ponto de encontro para a elaboração dos trabalhos de programação informática. Era fácil o relacionamento e a proximidade entre alunos, funcionários e professores.
Recordo em particular, a título de exemplo, um trabalho de grupo que realizei no último ano do curso com dois colegas, em que o professor conseguiu reconhecer com exatidão o que cada um de nós tinha escrito, pelas expressões e forma como estava escrito (e sim, já existia o processador de texto).
Quando estávamos a terminar o curso, um dos nossos professores informou-nos de uma possibilidade de emprego no Centro de Exposições, na Batalha, que estava em fase final de construção. Candidatei-me e fui contratada pela ExpoSalão SA, onde trabalhei durante cerca de 10 anos, assegurando a Direção de Feiras, Direção de Marketing, Coordenação da área Comercial e Coordenação do Departamento Técnico.
Posteriormente, fui Diretora de Marketing, Serviços e Logística da Expolider – Feiras, Exposições e Congressos SA (empresa do Grupo Média Capital – Lisboa), durante um ano.
Desde 2003, encontro-me a exercer funções nos Hotéis Eurosol, do Grupo Lena Turismo. Neste momento, acumulo a Direção de Marketing, Qualidade, Ambiente e HACCP (Segurança Alimentar) nas empresas do Grupo Lena Turismo.
Ao longo destes anos tenho ministrado formação profissional em áreas como o Marketing, Atendimento, Vendas, Gestão de Reclamações. Também tenho lecionado algumas unidades curriculares a convite da ESTG. Sou autora do livro “Marketing de Feiras” – Manual do Expositor – publicado pelas Edições Sílabo, Lisboa.
Para além da esfera profissional, desde 2014 que pertenço à Direção da Juventude Vidigalense. Trata-se de um Clube em Leiria dedicado ao Atletismo (http://www.juventudevidigalense.pt/)
Considero que o conhecimento adquirido na ESTG-Politécnico de Leiria foi imprescindível para o bom desempenho das minhas funções.
Penso que a Rede IPLeiria@lumni pode contribuir para fomentar a interação entre antigos e atuais estudantes e promover oportunidades e contactos no âmbito do mercado de trabalho e da atualização/partilha de conhecimento. Pode ser um elo de ligação importante entre o mundo empresarial e o académico.
A Rede pode ajudar a manter os seus membros informados sobre pessoas, projetos, eventos, empresas, instituições que estejam de alguma forma relacionados com o Politécnico de Leiria. Essa atualização é válida até para quem possa estar afastado, quer em termos geográficos, quer em termos de tempo e, desta forma, torna-se possível prolongar e aumentar a ligação emocional e o relacionamento com a Instituição.
Para o desenvolvimento da Rede IPLeiri@lumni sugiro que continuem a apostar em conteúdos e eventos relevantes para os seus membros efetivos e potenciais. Assim será possível reforçar o interesse e orgulho no Politécnico de Leiria.
Aproveito para deixar uma sugestão concreta. Não sei se faz parte dos objetivos desta Rede ou se eventualmente já existe algo que permita aos antigos alunos reencontrarem-se ou obterem informação atualizada sobre antigos colegas. A sugestão seria criar e publicar uma base de dados dos alunos pelas turmas em que entraram no Politécnico de Leiria e permitir que cada um pudesse atualizar a informação, deixando os seus contactos mais recentes através de um login. Gostaria de poder pesquisar uma lista de contactos atuais dos alunos do curso de Gestão Comercial e Marketing 1989/1992, para tomar a iniciativa de marcar um jantar de curso, uma vez que interrompemos tal prática há já alguns anos e agora é bastante mais complicado reencontrar todos os colegas… Em 2017 seria interessante comemorar os 25 da nossa saída da ESTG. A Rede IPLeir@lumni consegue ajudar o reencontro de antigos alunos do Politécnico de Leiria?