José Gonçalves
Sou o José Gonçalves, antigo estudante do curso de Engenharia Eletrotécnica – Ramo de Energia e Automação, na ESTG. Entre 1999 e 2005, frequentei o curso de Bacharelato, em regime noturno e entre 2005 e 2007, a Licenciatura em regime diurno.
A exigência, rigor e o companheirismo entre colegas, pessoal docente e não docente foram uma marca e um exemplo que ficou para o resto da minha vida académica e profissional.
Após concluir a licenciatura, ingressei num curso de Mestrado, ao abrigo de uma parceria entre o Politécnico de Leiria e a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que me abriu portas para uma especialização em questões de qualidade de energia. A conclusão de estudos permitiu-me a passagem do então trabalho não relacionado com a minha formação, para um trabalho numa autarquia, enquanto Engenheiro Eletrotécnico, projetista de infraestruturas de energia e telecomunicações.
A amizade com um antigo colega de curso no Politécnico de Leiria e o gosto pelo saber levou-me a ingressar no Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, na Universidade de Coimbra, ao abrigo do Programa MIT (Massachusetts Institute of Technology) Portugal. Nesta fase da minha vida, fui acompanhado pelos Professores Luís Neves do Politécnico de Leiria e António Gomes Martins da Universidade de Coimbra. O apoio dos orientadores e o trabalho em equipa com o colega de curso, foram imprescindíveis para a conclusão com sucesso deste grau em maio de 2016.
O meu percurso académico e profissional conduziu-me a um centro de formação de abrangência nacional, onde atualmente desempenho funções de Coordenador de Ação e Formador Técnico para a área de energia e automação. Tenho, ainda, o privilégio de pertencer, como investigador, à equipa do INESC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores) Coimbra, delegação do IPLeiria, desenvolvendo trabalhos de referência na área da energia.
A preparação que recebi inicialmente na ESTG foi, sem dúvida, fundamental para o meu percurso subsequente, uma vez que foi no Politécnico de Leiria que aprendi a trabalhar em equipa, a ser metódico, rigoroso e criterioso, características fundamentais para o desenvolvimento da minha profissão. De facto, a preparação que me foi proporcionada nesta Escola permitiu-me ingressar na minha profissão com a segurança e confiança de saber o que fazer perante as mais diversas situações.
A Rede IPLeiri@lumni desempenhará um papel importante na manutenção de relações construídas durante o nosso percurso académico no Politécnico de Leiria. Os diferentes caminhos profissionais por vezes distanciam-nos, sendo importante, por isso, uma rede que nos mantenha unidos.