Testemunhos

Rita Santos

Escola

ESTM

Curso

Licenciatura. Biologia Marinha e Biotecnologia
Mestrado. Aquacultura

Ano de conclusão

2011

O meu nome é Rita Santos, estudei na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), tirei a licenciatura de Biologia Marinha e Biotecnologia, no ramo da Aquacultura, e neste momento encontro-me a fazer a minha tese de mestrado em Aquacultura, mais especificamente em Holotúrias.

Para além do mestrado, adquiri uma bolsa através da Bolsa do Passaporte para o Empreendorismo, da qual eu ainda pouco ou nada posso falar uma vez que ainda não tive a reunião onde será discutido o projeto, na sede do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). No entanto, posso referir que basicamente é um incentivo para desenvolver o meu projeto durante 4 meses, para quem sabe um dia construir uma aquacultura de holotúrias, que é a minha área, aquilo de que eu gosto de estudar e tenciono fazer do futuro.

Da Rede alumni espero ajuda, sinceramente espero que ajude os alunos que saem, que se perguntam “O que é que vamos fazer?”, “Que oportunidades temos?”, “Que empresas temos?”. Espero também que tenha mais iniciativas, não só uma vez por ano, mas mais iniciativas como esta do Fórum da Empregabilidade com outras empresas, de modo a termos uma visão a nível nacional, dado que estamos em Portugal e convém que aqui fiquemos para ajudar a nossa economia. Espero mais empresas, mais testemunhos, e quem sabe uma mini feira de emprego em cada um dos polos, porque para quem está em Peniche é difícil deslocar-se até Leiria.

Quanto ao facto das bases que obtive no curso serem as suficientes para o mercado de trabalho, tenho a certeza absoluta que sim, e apesar de haver aquele estigma em relação aos politécnicos, não há dúvida que nos politécnicos saímos com uma preparação completamente diferente a nível laboratorial e até de conhecimentos que outras grandes faculdades com grandes nomes não têm. A ESTM pode ser pequena mas tem grandes capacidades, há grande proximidade entre os alunos e os professores, podem ter tutorias, estar com os professores, cruzam-se constantemente no corredor, e há uma ligação dos cursos, nós damo-nos bem com os alunos dos outros cursos, há ajuda, cooperação. Se precisamos de alguma coisa vamos ao gabinete, até com a diretora que tem uma agenda preenchidíssima torna-se fácil nem que seja à hora de almoço e isso poucas faculdades têm, poucas se podem orgulhar disso.