Sandra Ferreira
Ora viva,
O meu nome é Sandra Ferreira. Sou, em teoria, o que hoje se denomina por EANT (Estudante Adulto não Tradicional). Ao contrário do que é habitual, não fiz um percurso académico tradicional. Após ter completado o ensino secundário, não segui tendencialmente os ciclos sequenciais do ensino formal, tendo optado pelo ingresso no mercado de trabalho. Durante alguns anos fui administrativa numa empresa na Região de Leiria. Gostava muito da equipa com que trabalhava, do que fazia, tinha algumas responsabilidades e este emprego permitia-me ainda alguma estabilidade financeira.
No entanto, no ano de 2007 decidi valorizar a minha área profissional e pessoal e ingressei na licenciatura de Solicitadoria na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Conciliando o emprego com as aulas e ainda um part-time em 2012 ao terminar colocava-se a questão: E agora? O que se segue?
Ao abrigo de uma iniciativa do IPL em Agosto de 2012, tive a oportunidade de me deslocar a Pequim a fim de frequentar um curso intensivo de Mandarim na BLCU (Beijing Language & Culture University), durante duas semanas. Já havia decidido que iria prosseguir os estudos mas ao fazer esta viagem tomei a decisão definitiva. Nesse mesmo ano letivo (2012/2013) e com o incentivo de familiares e amigos, ingressei na Licenciatura de TIPC – Tradução e Interpretação de Português/Chinês na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). Atualmente não exerço nenhuma profissão e dedico o meu tempo a 100% a este novo projeto. Apesar de vivermos numa época de crise continuo a acreditar na valorização pessoal através da formação. Acredito que estas duas áreas, interligadas, me possam proporcionar, num futuro próximo, boas oportunidades de trabalho tanto em Portugal como no estrangeiro. Em Setembro estarei, de novo, de partida para Pequim desta feita por um período de dez meses para frequentar o 2º ano da licenciatura na BLCU.
A Instituição Politécnico de Leiria, que muito prezo, será sempre muito importante na minha vida por me facultar ferramentas teóricas, académicas e pessoais.
Tive a oportunidade de me conhecer melhor como pessoa, de me valorizar e de conhecer pessoas fantásticas que ainda hoje fazem parte do meu círculo de amigos.
Inicialmente quando decidi sair pelo meu pé do meu “mundinho” tranquilo e rotineiro, não imaginava que acabaria por abraçar este enorme desafio. Hoje faço o que quero e mais importante ainda, o que gosto! Aprender!
Julgo que a Rede é de extrema importância. A partilha de informação e experiência é essencial para mantermos os contactos e os laços que nos unem a esta Instituição, aos antigos colegas e aos que possamos vir a conhecer. Ainda que sendo de áreas diferentes, poderemos sempre partilhar as nossas experiências e conhecimentos e assim poderão surgir no futuro novas ideias e desafios.
Não poderia terminar este testemunho sem antes deixar o meu sincero obrigado a todos os docentes (excelentes!) e amigos da ESTG e ESECS e um especial agradecimento aos restantes companheiros de viagem que muito me incentivaram a embarcar nesta aventura.
Bem-hajam! 再见! (Zàijiàn)