A licenciatura pretende formar profissionais com uma sólida preparação nas áreas fundamentais da Biologia Marinha, recorrendo a uma metodologia de ensino/aprendizagem dinâmica, apoiada numa forte componente de formação prática; conferir competências técnico-científicas que permitam um contributo ativo na gestão sustentável dos recursos biológicos marinhos, nomeadamente através de atividades relacionadas com a Biologia Marinha, a Aquacultura, as Pescas e a Conservação Ambiental.
O curso pretende dotar os licenciados em Biologia Marinha com importantes ferramentas modernas na área da biologia, formando-os enquanto técnicos capazes de colaborar com empresas e instituições relacionadas com as atividades da pesca, da aquacultura, da biotecnologia marinha, da tecnologia alimentar, do turismo natureza e ecoturismo e da consultoria ambiental, assim como para o prosseguimento de uma especialização ao nível de ciclos de estudo mais avançados (mestrado e doutoramento).
A Química da vida 1.1. Elementos químicos necessários à vida 1.2. Estrutura e função das macromoléculas: definição de polímero, hidratos de carbono, lípidos, proteínas, ácidos nucleicos 1.3. A água: Efeitos da polaridade; dissociação das moléculas de água
A célula 2.1. Teoria celular, evolução da célula. 2.2. Organização celular: Células procarióticas e células eucarióticas: animais e vegetais. 2.3. Organelos: Sistema endomembranar e outros organelos membranares; citoesqueleto. 2.4. O núcleo: organização funcional, cromatina e cromossomas, replicação de DNA genómico, nucléolo e ribossomas. 2.5. Estrutura e função da membrana: modelo de mosaico fluido; superfície celular e junções intercelulares, transporte membranar; proteínas transportadoras e transporte ativo 2.6. Comunicação celular.
Cálculo diferencial em Rn 2.1. Derivadas parciais 2.2. Extremos de funções de duas variáveis
Primitivas e Integrais 3.1. Definição de primitiva 3.2. Propriedades das primitivas 3.3. Métodos de primitivação 3.4. Definição e propriedades dos integrais definidos 3.5. Teorema fundamental do cálculo integral 3.6. Integrais Duplos
Introdução aos organismos fotossintéticos marinhos 1.1. Características gerais 1.2. Filogenia dos organismos fotossintéticos marinhos 1.3. Graus de diferenciação e níveis de organização: Organismos unicelulares e pluricelulares; Organização do talo das algas; organização do talo das briófitas; 1.4. Biologia da reprodução: Reprodução vegetativa; Reprodução assexuada; Reprodução sexuada; Alternância de gerações; Ciclos de vida haplóide, diplóide e haplo-diplóide. 1.5. Ecologia dos organismos fotossintéticos.
Introdução 1.1. Grandezas e unidades. 1.2. Escalares e vetores.
Mecânica Clássica 2.1. Cinética; Movimento uni e bidimensional, movimento circular. 2.2. Dinâmica: Leis de Newton; força gravítica, de maré, de atrito e inerciais. 2.3. Trabalho e Energia: potência, energia cinética e potencial.
Mecânica de Fluidos 3.1. Hidrostática: Princípio de Pascal e de Arquimedes, tensão superficial. 3.2. Dinâmica de fluidos; Conservação de massa e energia, viscosidade, número de Reynolds, perdas de carga localizadas e contínuas, diagrama de Moody, bombas centrifugas.
Termodinâmica 4.1. Lei zero da termodinâmica, temperatura, equilíbrio térmico; 4.2. Primeira lei da termodinâmica; Energia interna, calorimetria, transferência de calor. 4.3. Segunda lei da termodinâmica; Conversão calor/ trabalho; Ciclo de Carnot e entropia.
Noções de Eletricidade e Magnetismo 5.1. Campo Elétrico, corrente contínua, lei de Ohm. 5.2. Campo eletromagnético, corrente alternada, energia renovável.
Procedimentos usados para análise de amostras histológicas
Tipos de tecidos animais: características, propriedades e funções 3.1. Tecido epitelial: 3.1.1. Propriedades especiais das células epiteliais 3.1.2. Tecidos epiteliais de revestimento e glandulares 3.1.3. Pele e anexos 3.2. Tecido conjuntivo: 3.2.1. Caracterização das células, matriz e fibras 3.2.2. Caracterização de tipos de tecidos conjuntivos especiais: 3.3. Tecido muscular 3.3.1. Caracterização das diferentes células: estriadas esqueléticas, estriadas cardíacas e lisas 3.3.2. Modelo dos filamentos deslizantes na contração muscular 3.4. Tecido nervoso 3.4.1. Neurónio, células da glia e estruturas anexas 3.4.2. Fibras nervosas
Definição de embriologia e conceitos associados 4.1. Processos decorrentes em embriologia: gametogénese, fertilização, segmentação, gastrulação, neurulação e organogénese 4.2. Embriologia comparativa em Invertebrados e Vertebrados
Introdução à biologia de campo 1.1. Saúde e segurança 1.2. Procedimentos básicos de trabalho de campo
Definição dos objetos e hipóteses de trabalho 2.1. Método científico 2.2. Amostragem 2.3. Organização de dados
Métodos em Biologia de campo
Estudo de Ambientes aquáticos 4.1. Metodologias de estudo da fauna e flora (fito e zooplâncton, macrófitas, aves aquáticas e processos biológicos) 4.2. Metodologias de estudo da flora e fauna de costas rochosas (macroalgas e invertebrados) 4.3. Sistemas estuarinos, incluindo a dinâmica de nutrientes 4.4. Metodologias e técnicas de caracterização ecotoxicológica in situ
Ambientes terrestres: 5.1. Metodologias para controlo de erosão costeira: papel das plantas na dinâmica e estabilidade dunar 5.2. Metodologias de estudo da flora 5.3. Metodologias e técnicas de estudo de populações de aves (anilhagem, técnicas de censo)
Elaboração e comunicação de resultados 6.1. Comunicação em ciência
Os Organismos e o Ambiente Marinho 2.1 A importância do ambiente físico sobre os organismos 2.3 Interações bióticas 2.4 Fluxo de matéria e energia 2.5 Ciclos biogeoquímicos e os compartimentos marinhos
Ecologia das zonas costeiras 3.1 Praias rochosas 3.2 Praias arenosas 3.3 Estuários 3.4 Sapais e Mangais
Ecossistemas Pelágicos 4.1 Características físico-químicas do ambiente pelágico 4.2 Comunidades planctónicas 4.3 Nécton e pleuston
Ecossistemas Bentónicos da Plataforma Continental 5.1 Características físico-químicas do ambiente bentónico 5.2.Florestas de Algas Castanhas 5.3 Recifes de Coral 5.4 Pradarias Marinhas
O Fundo Oceânico Profundo 6.1 Condições ambientais dos mares profundos 6.2 Disponibilidade alimentar 6.3 Comunidades biológicas e vias energéticas 6.4 As Fontes Hidrotermais como ecossistemas
P1. Estrutura do DNA e RNA. Cromossomas, cromatina e nucleossoma. P2. Replicação do DNA P3. Mutações e mecanismos de reparação do DNA. P4. Recombinação genética. P5. Transcrição e processamento do RNA. P6. Tradução do mRNA. P7. Regulação da expressão genética.
Introdução 1.1. Conceito e âmbito da Bioquímica 1.2. Revisão de fundamentos celulares, físico-químicos e moleculares com interesse em Bioquímica 1.3. Evolução Bioquímica 1.4. Água
Proteínas 2.1. Aminoácidos 2.2. Estrutura e Função das proteínas 2.3. Purificação e caracterização de proteínas 2.4. Introdução ao catabolismo de aminoácidos
Ácidos Nucleicos 3.1. Estrutura do ADN e do ARN 3.2. Replicação do ADN 3.3. Síntese e processamento do ARN 3.4. Síntese proteica
Enzimas 4.1. Conceito de energia livre 4.2. Cinética de Michaelis-Menten 4.3. Inibição enzimática. Mecanismo funcional de algumas enzimas 4.4. Regulação da atividade enzimática
Glícidos 5.1. Monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos 5.2. Glicolípidos e glicoproteínas 5.3. Introdução ao catabolismo de glícidos
Lípidos 6.1. Ácidos gordos e acilgliceróis 6.2. Fosfolípidos. Esteróis 6.3. Introdução ao catabolismo de lípidos
[P1] Estatística Descritiva Univariada: objetivos e principais métodos [P2] Correlação e Regressão Linear Simples [P3] Variáveis aleatórias: Parâmetros das variáveis aleatórias; Principais distribuições discretas; Principais distribuições contínuas [P4] Inferência Estatística: Intervalos de confiança; Testes de hipóteses; Análises de Variância de efeitos fixos: os modelos a um e a vários fatores, sem e com interações [P5] Conceitos de delineamento experimental: Conceção lógica de experiências: das observações à interpretação de experiências; Problemas em experiências mal delineadas: falta de replicação, falta de controlos, pseudo-replicação no espaço e no tempo, experiências confundidas, falta de independência
[P1.] Microorganismos no ambiente marinho [P2.] Factores químicos e físicos no ambiente marinho [P3.] Habitats microbianos marinhos [P4.] Métodos usados em Microbiologia Marinha [P5.] Estrutura dos procariotas marinhos [P6.] Fisiologia dos procariotas marinhos [P7.] Bactérias marinhas [P8.] Archaeas marinhas [P9.] Microorganismos eucarióticos marinhos [P10.] Vírus marinhos [P11.] O papel dos microrganismos nos processos oceânicos. Abordagem microbiológica no estudo do ciclo do carbono no oceano, das bombas de carbono e da produtividade oceânica.
Conceitos introdutórios. Caracterização do setor a nível nacional e internacional
Bioprospeção de recursos marinhos
Microrganismos de origem marinha e produção de enzimas industriais a partir de isolados marinhos. Compostos bioativos
Potencial Biotecnológico das Algas Marinhas: aplicações e produção sustentável de macro e microalgas para produção de compostos bioativos
Utilização de enzimas de origem marinha no processamento de alimentos
Novas fontes marinhas de nutracêuticos e alimentos funcionais: macro e microalgas
Produtos farmacêuticos de origem marinha: anticancerígenos, antioxidantes e antimicrobianos. Produtos cosméticos, pigmentos e compostos com atividade anti-UV provenientes de organismos marinhos
Biomateriais de aplicação em medicina regenerativa (quitosano e fucoidano)
Biofertilizantes e estimulantes do crescimento vegetal de origem marinha
Obtenção de organismos marinhos geneticamente modificados e suas aplicações
M1) A importância das pescas no panorama nacional e internacional M2) Identificação e caracterização dos principais recursos pesqueiros: peixes & invertebrados: crustáceos, moluscos e equinodermes M3) Caracterização bio ecológica: estratégias reprodutivas e histórias de vida M4) Métodos para identificação de stocks M5) Dinâmica populacional de um recurso pesqueiro M6) Efeitos das pescas nas populações e nas comunidades; vulnerabilidade às pescas: M6.1) Métodos e artes de pesca – técnicas de pesca ativas e passivas M6.2) Seletividade das artes de pesca e modelos de seletividade
C 1. Introdução à Fisiologia Animal C 2. Equilíbrio Iónico e Osmótico 2.1 Problemas de osmorregulação 2.2 Trocas obrigatórias de iões e água 2.3 Osmorreguladores e osmoconformes 2.4 Osmorregulação no ambiente aquático C 3. O Sistema Circulatório 3.1 Tipos de sistemas circulatórios 3.2 Sistemas circulatórios dos Vertebrados 3.3 Mecanismos do fluxo sanguíneo 3.4 Circulação nos invertebrados C 4. O Sistema Respiratório 4.1 O2 e CO2 no sangue 4.2 Transferências gasosas na água 4.3 Transferências gasosas no ar 4.4 Respostas respiratórias a condições extremas C 5. Nutrição Animal 5.1 Requisitos nutricionais 5.2 Formas de alimentação 5.3 Processamento dos alimentos 5.4 Sistemas alimentares C 6. Utilização da Energia 6.1 Taxa metabólica e armazenamento de energia 6.2 Efeito da concentração de O2 6.3 Taxa metabólica e tamanho corporal 6.4 Custos energéticos da locomoção C 7. Efeitos da Temperatura nos Animais 7.1 Trocas de calor entre o animal e o ambiente 7.2 Termorregulação
O estudante deve escolher um dos 3 Grupos Opcionais (1, 2 ou 3 ) e tem de realizar, obrigatoriamente, as 3 Unidades Curriculares que fazem parte desse grupo
Consulte a composição dos Grupos Opcionais na tabela seguinte:
GRUPO OPCIONAL 1
Opção
Ano | Semestre | UC
ECT
Opção 1
2.º Ano | 2.º Semestre | Engenharia Genética
6
Syllabus
1. Introdução à engenharia genética 2. Vetores 3. Enzimas em engenharia genética 3.1. Enzimas de restrição, endo e exonucleases, classificação e modos de ação 3.2. DNases, Rnases, metilases, phosphatases, quinases, ligases 4. Hibridação, amplificação e sequenciação de DNA 4.1. Métodos de deteção de DNA, reação em cadeia da polimerase (PCR), variações da PCR e suas aplicações 4.2. Métodos de hibridação de ácidos nucleicos. 5. Construção de bibliotecas de DNA 5.1. Isolamento, purificação e quantificação de DNA, isolamento de plasmídeos 5.2. Construção de bibliotecas de cDNA e DNA genómico 6. Técnicas de transferência de genes 6.1. Técnicas de transferências de genes em plantas (transferência de genes mediadas por Agrobacterium e vírus de plantas), animais e microrganismos 6.2. Transformação, electroporação, microprojeteis Aplicações 7.1. Biotecnologia microbiana 7.2. Terapia de genes
Opção 2
2.º Ano | 2.º Semestre | Biotecnologia Marinha I
6
Syllabus
1. Microbiologia marinha 1.1 Introdução à microbiologia marinha 1.2 Métodos em microbiologia marinha 1.3 Fisiologia de microrganismos marinhos 1.4 Função dos microrganismos nos processos oceânicos 1.5 Genómica dos microrganismos marinhos 2. Bioprospecção marinha 2.1 Isolamento de produtos naturais marinhos 2.2 Compostos bioativos e biomateriais do ambiente marinhos 2.3 Ensaios para deteção de enzimas e moléculas bioativas 3. Crescimento sustentável de organismos marinhos 3.1 Cultivo de microalgas e de macroalgas 3.2 Cultivo de outros organismos marinhos
Opção 3
3.º Ano | 1.º Semestre | Biotecnologia Marinha II
6
Syllabus
1. Processos e produtos de algas marinhas 2. Biomateriais 3. Biossensores 4. Biomarcadores 5. Biocombustíveis 6. Aplicações em biorremediação 7. Intervenções biotecnológicas em aquacultura
GRUPO OPCIONAL 2
Opção
Ano | Semestre | UC
ECT
Opção 1
2.º Ano | 2.º Semestre | Tecnologia dos Recursos Alimentares Marinhos
6
Syllabus
1.Artes de pesca/captura, noções aquacultura 2.Características morfológicas/fisiológicas de peixes, crustáceos e moluscos. 3. Manipulação do pescado após captura: Produtos frescos/refrigerados. Refrigeração mecânica, pelo gelo e por salmouras arrefecidas. Métodos de congelação e descongelação. 4. Operações unitárias: Transporte de fluidos, balanços massa/energia. Transferência de calor por condução, convecção e radiação. Difusão de massa e calor. 5.Processos de transformação/conservação do pescado 5.1. Métodos de Conservação/ Formas de Comercialização 5.2. Aplicação do Frio 5.3. Pasteurização, esterilização. Secagem. Salga, fumagem a quente e frio. Marinadas. Conservas de peixe. 5.4. Equipamento e cálculo simplificado das variáveis de processo. 6. Organização de operações e fluxograma do processo 7.Principais subprodutos. 8.Embalagem: Materiais e propriedades de materiais de embalagem. Equipamento e técnicas. Congelados e refrigerados, Legislação e rotulagem, Tempo da vida útil.
Opção 2
2.º Ano | 2.º Semestre | Biotecnologia Alimentar
6
Syllabus
1. Conceitos introdutórios de Biotecnologia Alimentar. Evolução da Biotecnologia na indústria alimentar 2. Microrganismos envolvidos nas fermentações alimentares. 3. Processos fermentativos dos alimentos 3.2 Utilização de leveduras 3.3 Utilização de bactérias 4. Análise sensorial 5. Alimentos funcionais 6. Aplicação e produção de enzimas na indústria alimentar. 7. Tecnologias de produção e aplicação de organismos geneticamente modificados (OGM).
Opção 3
3.º Ano | 1.º Semestre | Análise e Controlo de Qualidade dos Recursos Alimentares Marinhos
6
Syllabus
1 MICRORGANISMOS, SEU CONTROLO E CRESCIMENTO 1.1 Alterações da qualidade de pescado fresco 1.2 Microbiologia alimentar do pescado 1.3 Métodos de controlo e crescimento de microrganismos no pescado 1.4 Contaminação da cadeia alimentar de origem natural ou proveniente de uma contaminação 2 CARATERIZAÇÃO QUÍMICA DOS RECURSOS ALIMENTARES MARINHOS 2.1 Composição química do pescado 2.2 O valor nutricional do pescado. Degradação dos nutrientes 2.3 Métodos de quantificação de nutrientes e não nutrientes 2.4 Pesquisa de procedimentos analíticos de controlo de qualidade de pescado 3 ANÁLISE SENSORIAL E TEXTURA 3.1 Análise sensorial versus métodos físicos. Análise da textura por métodos instrumentais 3.2 Aplicações através de provas afetivas, discriminativas e descritivas 4 CONTROLO ESTATÍSTICO 4.1 Ferramentas e métodos estatísticos para o controlo da qualidade 4.3 Análise de parâmetros de qualidade para variáveis 4.4 Análise de parâmetros de qualidade para atributos
GRUPO OPCIONAL 3
Opção
Ano | Semestre | UC
ECT
Opção 1
2.º Ano | 2.º Semestre | Atividades Marítimo-Turísticas
6
Syllabus
1 – Introdução e âmbito da disciplina; 2 – Caracterização geral do Mar e dos ambientes marinhos; 3 – Potencialidades turísticas das zonas marítimas; 4 – A praia como espaço de desporto/animação; 5 – Os portos e outros planos de água como espaço de lazer/animação; 6 – A segurança de pessoas e a conservação dos equipamentos na animação de praia/mar; 7 – Ecoturismo sustentável e impacte ambiental; 8 – Observação de cetáceos e aves marinhas 9 – Noções de cartografia clássica, com exercícios de aplicação prática; 10 – Introdução às atividades subaquáticas: mergulho e apneia; 11 – Iniciação ao surf e/ou bodyboard; 12 – Iniciação ao Stand Up Paddle; 13 – Prática de canoagem de mar e/ou rio; 14 – Introdução à vela e ao turismo náutico.
Opção 2
2.º Ano | 2.º Semestre | Ciência e Sociedade
6
Syllabus
A. A ciência ao serviço da sociedade 1. Educação e formação 2. Ciência, tecnologia e inovação 3. Valoração dos ecossistemas 4. Parcerias entre cientistas e atividades económicas B. A sociedade ao serviço da ciência 1. Ações de promoção e divulgação do conhecimento científico 2. A Ciência cidadã no desenvolvimento do conhecimento científico 3. Mudanças de atitudes e comportamentos para a proteção ambiental C. Literacia dos Oceanos no contexto de políticas nacionais e internacionais 1. Literacia para a cidadania ativa 2. A Estratégia Nacional para o Mar 3. Política Marítima Europeia D. Territórios e desenvolvimento sustentável 1. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável 2. Territórios designação UNESCO: Geoparques e Reservas da Biosfera 3. O programa MAB UNESCO 4. O Plano de Ação de LIMA E. Inovação e desenvolvimento económico 1. Atividades de I&D+i e empreendedorismo 2. Interfaces ciência e economia 3. Programas de aceleração e de mentoria 4. Contexto nacional e internacional
Opção 3
3.º Ano | 1.º Semestre | Ambiente e Turismo
6
Syllabus
1. Ambiente, biodiversidade e áreas protegidas 2. Turismo de Natureza e Ecoturismo 3. Turismo e a sua relação com o ambiente 4. Gestão dos territórios turísticos 5. Técnicas de avaliação e monitorização dos limites dos territórios 6. Qualidade Ambiental e Certificação de territórios turísticos
O estudante deve escolher um dos 3 Grupos Opcionais (1, 2 ou 3 ) e tem de realizar, obrigatoriamente, as 3 Unidades Curriculares que fazem parte desse grupo
Consulte a composição dos Grupos Opcionais na tabela seguinte:
GRUPO OPCIONAL 1
Opção
Ano | Semestre | UC
ECT
Opção 1
2.º Ano | 2.º Semestre | Engenharia Genética
6
Syllabus
1. Introdução à engenharia genética 2. Vetores 3. Enzimas em engenharia genética 3.1. Enzimas de restrição, endo e exonucleases, classificação e modos de ação 3.2. DNases, Rnases, metilases, phosphatases, quinases, ligases 4. Hibridação, amplificação e sequenciação de DNA 4.1. Métodos de deteção de DNA, reação em cadeia da polimerase (PCR), variações da PCR e suas aplicações 4.2. Métodos de hibridação de ácidos nucleicos. 5. Construção de bibliotecas de DNA 5.1. Isolamento, purificação e quantificação de DNA, isolamento de plasmídeos 5.2. Construção de bibliotecas de cDNA e DNA genómico 6. Técnicas de transferência de genes 6.1. Técnicas de transferências de genes em plantas (transferência de genes mediadas por Agrobacterium e vírus de plantas), animais e microrganismos 6.2. Transformação, electroporação, microprojeteis Aplicações 7.1. Biotecnologia microbiana 7.2. Terapia de genes
Opção 2
2.º Ano | 2.º Semestre | Biotecnologia Marinha I
6
Syllabus
1. Microbiologia marinha 1.1 Introdução à microbiologia marinha 1.2 Métodos em microbiologia marinha 1.3 Fisiologia de microrganismos marinhos 1.4 Função dos microrganismos nos processos oceânicos 1.5 Genómica dos microrganismos marinhos 2. Bioprospecção marinha 2.1 Isolamento de produtos naturais marinhos 2.2 Compostos bioativos e biomateriais do ambiente marinhos 2.3 Ensaios para deteção de enzimas e moléculas bioativas 3. Crescimento sustentável de organismos marinhos 3.1 Cultivo de microalgas e de macroalgas 3.2 Cultivo de outros organismos marinhos
Opção 3
3.º Ano | 1.º Semestre | Biotecnologia Marinha II
6
Syllabus
1. Processos e produtos de algas marinhas 2. Biomateriais 3. Biossensores 4. Biomarcadores 5. Biocombustíveis 6. Aplicações em biorremediação 7. Intervenções biotecnológicas em aquacultura
GRUPO OPCIONAL 2
Opção
Ano | Semestre | UC
ECT
Opção 1
2.º Ano | 2.º Semestre | Tecnologia dos Recursos Alimentares Marinhos
6
Syllabus
1.Artes de pesca/captura, noções aquacultura 2.Características morfológicas/fisiológicas de peixes, crustáceos e moluscos. 3. Manipulação do pescado após captura: Produtos frescos/refrigerados. Refrigeração mecânica, pelo gelo e por salmouras arrefecidas. Métodos de congelação e descongelação. 4. Operações unitárias: Transporte de fluidos, balanços massa/energia. Transferência de calor por condução, convecção e radiação. Difusão de massa e calor. 5.Processos de transformação/conservação do pescado 5.1. Métodos de Conservação/ Formas de Comercialização 5.2. Aplicação do Frio 5.3. Pasteurização, esterilização. Secagem. Salga, fumagem a quente e frio. Marinadas. Conservas de peixe. 5.4. Equipamento e cálculo simplificado das variáveis de processo. 6. Organização de operações e fluxograma do processo 7.Principais subprodutos. 8.Embalagem: Materiais e propriedades de materiais de embalagem. Equipamento e técnicas. Congelados e refrigerados, Legislação e rotulagem, Tempo da vida útil.
Opção 2
2.º Ano | 2.º Semestre | Biotecnologia Alimentar
6
Syllabus
1. Conceitos introdutórios de Biotecnologia Alimentar. Evolução da Biotecnologia na indústria alimentar 2. Microrganismos envolvidos nas fermentações alimentares. 3. Processos fermentativos dos alimentos 3.2 Utilização de leveduras 3.3 Utilização de bactérias 4. Análise sensorial 5. Alimentos funcionais 6. Aplicação e produção de enzimas na indústria alimentar. 7. Tecnologias de produção e aplicação de organismos geneticamente modificados (OGM).
Opção 3
3.º Ano | 1.º Semestre | Análise e Controlo de Qualidade dos Recursos Alimentares Marinhos
6
Syllabus
1 MICRORGANISMOS, SEU CONTROLO E CRESCIMENTO 1.1 Alterações da qualidade de pescado fresco 1.2 Microbiologia alimentar do pescado 1.3 Métodos de controlo e crescimento de microrganismos no pescado 1.4 Contaminação da cadeia alimentar de origem natural ou proveniente de uma contaminação 2 CARATERIZAÇÃO QUÍMICA DOS RECURSOS ALIMENTARES MARINHOS 2.1 Composição química do pescado 2.2 O valor nutricional do pescado. Degradação dos nutrientes 2.3 Métodos de quantificação de nutrientes e não nutrientes 2.4 Pesquisa de procedimentos analíticos de controlo de qualidade de pescado 3 ANÁLISE SENSORIAL E TEXTURA 3.1 Análise sensorial versus métodos físicos. Análise da textura por métodos instrumentais 3.2 Aplicações através de provas afetivas, discriminativas e descritivas 4 CONTROLO ESTATÍSTICO 4.1 Ferramentas e métodos estatísticos para o controlo da qualidade 4.3 Análise de parâmetros de qualidade para variáveis 4.4 Análise de parâmetros de qualidade para atributos
GRUPO OPCIONAL 3
Opção
Ano | Semestre | UC
ECT
Opção 1
2.º Ano | 2.º Semestre | Atividades Marítimo-Turísticas
6
Syllabus
1 – Introdução e âmbito da disciplina; 2 – Caracterização geral do Mar e dos ambientes marinhos; 3 – Potencialidades turísticas das zonas marítimas; 4 – A praia como espaço de desporto/animação; 5 – Os portos e outros planos de água como espaço de lazer/animação; 6 – A segurança de pessoas e a conservação dos equipamentos na animação de praia/mar; 7 – Ecoturismo sustentável e impacte ambiental; 8 – Observação de cetáceos e aves marinhas 9 – Noções de cartografia clássica, com exercícios de aplicação prática; 10 – Introdução às atividades subaquáticas: mergulho e apneia; 11 – Iniciação ao surf e/ou bodyboard; 12 – Iniciação ao Stand Up Paddle; 13 – Prática de canoagem de mar e/ou rio; 14 – Introdução à vela e ao turismo náutico.
Opção 2
2.º Ano | 2.º Semestre | Ciência e Sociedade
6
Syllabus
A. A ciência ao serviço da sociedade 1. Educação e formação 2. Ciência, tecnologia e inovação 3. Valoração dos ecossistemas 4. Parcerias entre cientistas e atividades económicas B. A sociedade ao serviço da ciência 1. Ações de promoção e divulgação do conhecimento científico 2. A Ciência cidadã no desenvolvimento do conhecimento científico 3. Mudanças de atitudes e comportamentos para a proteção ambiental C. Literacia dos Oceanos no contexto de políticas nacionais e internacionais 1. Literacia para a cidadania ativa 2. A Estratégia Nacional para o Mar 3. Política Marítima Europeia D. Territórios e desenvolvimento sustentável 1. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável 2. Territórios designação UNESCO: Geoparques e Reservas da Biosfera 3. O programa MAB UNESCO 4. O Plano de Ação de LIMA E. Inovação e desenvolvimento económico 1. Atividades de I&D+i e empreendedorismo 2. Interfaces ciência e economia 3. Programas de aceleração e de mentoria 4. Contexto nacional e internacional
Opção 3
3.º Ano | 1.º Semestre | Ambiente e Turismo
6
Syllabus
1. Ambiente, biodiversidade e áreas protegidas 2. Turismo de Natureza e Ecoturismo 3. Turismo e a sua relação com o ambiente 4. Gestão dos territórios turísticos 5. Técnicas de avaliação e monitorização dos limites dos territórios 6. Qualidade Ambiental e Certificação de territórios turísticos
Fontes de informação biológica: bases de dados biológicas
Análise e comparação de sequências: 3.1. Ferramentas de software para análise e predição de sequências biológicas. 3.2. Padrões, alinhamentos, perfis, motivos.
Análise estrutural de macromoléculas.
Genomas, proteomas, transcriptomas.
Biologia de sistemas.
Aplicações: filogenia, biotecnologia, ecologia, farmacêutica, entre outras.
[P1] – Avaliação e monitorização de recursos pesqueiros [P1.1] As principais características da actividade pesqueira – pesca artesanal versus pesca industrial [P2] – Modelos de produção para avaliação de recursos [P3] – Pontos de referência biológicos e medidas de regulamentação [P4] – Medidas de gestão e conservação de recursos pesqueiros [P4.1] Selectividade das artes de pesca e modelos de selectividade [P5] – Análise de casos de estudo [P6] – Bioeconomia e ética em pescas
Estado atual da produção em aquacultura em Portugal e no Mundo
Perceção do consumidor e estratégias de mercado
Noções básicas de produção de invertebrados e de vertebrados
Noções básicas de produção de macroalgas e de microalgas
Qualidade da água para cultivos em água doce e em ambiente marinho 7.1. Sistemas de recirculação da água em aquacultura.
Sistemas de produção em aquacultura 8.1 Sistemas abertos e fechados 8.2 Sistemas intensivos, semi-intensivos e extensivos 8.3 Maternidade, pré-engorda e engorda
Conceitos básicos de nutrição em aquacultura
Seleção de espécies
Estruturas e equipamentos
Principais desafios e oportunidades associados ao setor aquícola
1 Serviços e Funções dos Ecossistemas Marinhos 1.1. Importância da biodiversidade e serviços de ecossistema
Poluição e contaminação 2.1. Definição de contaminação e poluição marinha e estado dos mares 2.2. Medição de alterações ambientais
Matéria orgânica e nutrientes 3.1. Eutrofização 3.2. Consequências das descargas orgânicas nos ecossistemas
Alterações climáticas e poluição biológica 4.1. Acidificação dos oceanos 4.2. Efeitos da acidificação dos oceanos 4.3. Espécies invasoras
Contaminantes e poluentes globais 5.1. Hidrocarbonetos derivados do petróleo 5.2. Metais Pesados 5.3. Poluentes orgânicos persistentes
Contaminantes e poluentes emergentes 6.1. Compostos disruptores endócrinos; veterinários e farmacêuticos; nano-partículas
Ecotoxicologia marinha 7.1. Conceitos gerais e avaliação de risco ambiental 7.2. Testes de toxicidade: efeitos letais e subletais; misturas 7.3. Biomarcadores e bioindicadores 7.4. Bioacumulação 7.5. Ligação de efeitos do gene à população
O estudante deve escolher um dos 3 Grupos Opcionais (1, 2 ou 3 ) e tem de realizar, obrigatoriamente, as 3 Unidades Curriculares que fazem parte desse grupo
Consulte a composição dos Grupos Opcionais na tabela seguinte:
GRUPO OPCIONAL 1
Opção
Ano | Semestre | UC
ECT
Opção 1
2.º Ano | 2.º Semestre | Engenharia Genética
6
Syllabus
1. Introdução à engenharia genética 2. Vetores 3. Enzimas em engenharia genética 3.1. Enzimas de restrição, endo e exonucleases, classificação e modos de ação 3.2. DNases, Rnases, metilases, phosphatases, quinases, ligases 4. Hibridação, amplificação e sequenciação de DNA 4.1. Métodos de deteção de DNA, reação em cadeia da polimerase (PCR), variações da PCR e suas aplicações 4.2. Métodos de hibridação de ácidos nucleicos. 5. Construção de bibliotecas de DNA 5.1. Isolamento, purificação e quantificação de DNA, isolamento de plasmídeos 5.2. Construção de bibliotecas de cDNA e DNA genómico 6. Técnicas de transferência de genes 6.1. Técnicas de transferências de genes em plantas (transferência de genes mediadas por Agrobacterium e vírus de plantas), animais e microrganismos 6.2. Transformação, electroporação, microprojeteis Aplicações 7.1. Biotecnologia microbiana 7.2. Terapia de genes
Opção 2
2.º Ano | 2.º Semestre | Biotecnologia Marinha I
6
Syllabus
1. Microbiologia marinha 1.1 Introdução à microbiologia marinha 1.2 Métodos em microbiologia marinha 1.3 Fisiologia de microrganismos marinhos 1.4 Função dos microrganismos nos processos oceânicos 1.5 Genómica dos microrganismos marinhos 2. Bioprospecção marinha 2.1 Isolamento de produtos naturais marinhos 2.2 Compostos bioativos e biomateriais do ambiente marinhos 2.3 Ensaios para deteção de enzimas e moléculas bioativas 3. Crescimento sustentável de organismos marinhos 3.1 Cultivo de microalgas e de macroalgas 3.2 Cultivo de outros organismos marinhos
Opção 3
3.º Ano | 1.º Semestre | Biotecnologia Marinha II
6
Syllabus
1. Processos e produtos de algas marinhas 2. Biomateriais 3. Biossensores 4. Biomarcadores 5. Biocombustíveis 6. Aplicações em biorremediação 7. Intervenções biotecnológicas em aquacultura
GRUPO OPCIONAL 2
Opção
Ano | Semestre | UC
ECT
Opção 1
2.º Ano | 2.º Semestre | Tecnologia dos Recursos Alimentares Marinhos
6
Syllabus
1.Artes de pesca/captura, noções aquacultura 2.Características morfológicas/fisiológicas de peixes, crustáceos e moluscos. 3. Manipulação do pescado após captura: Produtos frescos/refrigerados. Refrigeração mecânica, pelo gelo e por salmouras arrefecidas. Métodos de congelação e descongelação. 4. Operações unitárias: Transporte de fluidos, balanços massa/energia. Transferência de calor por condução, convecção e radiação. Difusão de massa e calor. 5.Processos de transformação/conservação do pescado 5.1. Métodos de Conservação/ Formas de Comercialização 5.2. Aplicação do Frio 5.3. Pasteurização, esterilização. Secagem. Salga, fumagem a quente e frio. Marinadas. Conservas de peixe. 5.4. Equipamento e cálculo simplificado das variáveis de processo. 6. Organização de operações e fluxograma do processo 7.Principais subprodutos. 8.Embalagem: Materiais e propriedades de materiais de embalagem. Equipamento e técnicas. Congelados e refrigerados, Legislação e rotulagem, Tempo da vida útil.
Opção 2
2.º Ano | 2.º Semestre | Biotecnologia Alimentar
6
Syllabus
1. Conceitos introdutórios de Biotecnologia Alimentar. Evolução da Biotecnologia na indústria alimentar 2. Microrganismos envolvidos nas fermentações alimentares. 3. Processos fermentativos dos alimentos 3.2 Utilização de leveduras 3.3 Utilização de bactérias 4. Análise sensorial 5. Alimentos funcionais 6. Aplicação e produção de enzimas na indústria alimentar. 7. Tecnologias de produção e aplicação de organismos geneticamente modificados (OGM).
Opção 3
3.º Ano | 1.º Semestre | Análise e Controlo de Qualidade dos Recursos Alimentares Marinhos
6
Syllabus
1 MICRORGANISMOS, SEU CONTROLO E CRESCIMENTO 1.1 Alterações da qualidade de pescado fresco 1.2 Microbiologia alimentar do pescado 1.3 Métodos de controlo e crescimento de microrganismos no pescado 1.4 Contaminação da cadeia alimentar de origem natural ou proveniente de uma contaminação 2 CARATERIZAÇÃO QUÍMICA DOS RECURSOS ALIMENTARES MARINHOS 2.1 Composição química do pescado 2.2 O valor nutricional do pescado. Degradação dos nutrientes 2.3 Métodos de quantificação de nutrientes e não nutrientes 2.4 Pesquisa de procedimentos analíticos de controlo de qualidade de pescado 3 ANÁLISE SENSORIAL E TEXTURA 3.1 Análise sensorial versus métodos físicos. Análise da textura por métodos instrumentais 3.2 Aplicações através de provas afetivas, discriminativas e descritivas 4 CONTROLO ESTATÍSTICO 4.1 Ferramentas e métodos estatísticos para o controlo da qualidade 4.3 Análise de parâmetros de qualidade para variáveis 4.4 Análise de parâmetros de qualidade para atributos
GRUPO OPCIONAL 3
Opção
Ano | Semestre | UC
ECT
Opção 1
2.º Ano | 2.º Semestre | Atividades Marítimo-Turísticas
6
Syllabus
1 – Introdução e âmbito da disciplina; 2 – Caracterização geral do Mar e dos ambientes marinhos; 3 – Potencialidades turísticas das zonas marítimas; 4 – A praia como espaço de desporto/animação; 5 – Os portos e outros planos de água como espaço de lazer/animação; 6 – A segurança de pessoas e a conservação dos equipamentos na animação de praia/mar; 7 – Ecoturismo sustentável e impacte ambiental; 8 – Observação de cetáceos e aves marinhas 9 – Noções de cartografia clássica, com exercícios de aplicação prática; 10 – Introdução às atividades subaquáticas: mergulho e apneia; 11 – Iniciação ao surf e/ou bodyboard; 12 – Iniciação ao Stand Up Paddle; 13 – Prática de canoagem de mar e/ou rio; 14 – Introdução à vela e ao turismo náutico.
Opção 2
2.º Ano | 2.º Semestre | Ciência e Sociedade
6
Syllabus
A. A ciência ao serviço da sociedade 1. Educação e formação 2. Ciência, tecnologia e inovação 3. Valoração dos ecossistemas 4. Parcerias entre cientistas e atividades económicas B. A sociedade ao serviço da ciência 1. Ações de promoção e divulgação do conhecimento científico 2. A Ciência cidadã no desenvolvimento do conhecimento científico 3. Mudanças de atitudes e comportamentos para a proteção ambiental C. Literacia dos Oceanos no contexto de políticas nacionais e internacionais 1. Literacia para a cidadania ativa 2. A Estratégia Nacional para o Mar 3. Política Marítima Europeia D. Territórios e desenvolvimento sustentável 1. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável 2. Territórios designação UNESCO: Geoparques e Reservas da Biosfera 3. O programa MAB UNESCO 4. O Plano de Ação de LIMA E. Inovação e desenvolvimento económico 1. Atividades de I&D+i e empreendedorismo 2. Interfaces ciência e economia 3. Programas de aceleração e de mentoria 4. Contexto nacional e internacional
Opção 3
3.º Ano | 1.º Semestre | Ambiente e Turismo
6
Syllabus
1. Ambiente, biodiversidade e áreas protegidas 2. Turismo de Natureza e Ecoturismo 3. Turismo e a sua relação com o ambiente 4. Gestão dos territórios turísticos 5. Técnicas de avaliação e monitorização dos limites dos territórios 6. Qualidade Ambiental e Certificação de territórios turísticos
Produção de cadeias tróficas 1.1 Bases biológicas e tecnologia de cultivo 1.2 Cultivo de microalgas 1.3 Cultivo de zooplâncton
Cultivo de invertebrados marinhos 2.1 Bases biológicas e tecnologia de cultivo 2.2 Cultivos de anelídeos poliquetas 2.3 Cultivo de equinodermes 2.4 Cultivo de moluscos bivalves 2.5 Cultivo de crustáceos
Cultivo de peixes 3.1 Bases biológicas e tecnologia de cultivo 3.2 Tecnologia de cultivo de peixes marinhos 3.3 Cultivo de salmonídeos e enguia 3.4 Cultivo de novas espécies
Tecnologia de cultivo em sistemas de recirculação (RAS) e multitróficos integrados (IMTA)
Produção de cadeias tróficas 1.1 Bases biológicas e tecnologia de cultivo 1.2 Cultivo de microalgas 1.3 Cultivo de zooplâncton
Cultivo de invertebrados marinhos 2.1 Bases biológicas e tecnologia de cultivo 2.2 Cultivos de anelídeos poliquetas 2.3 Cultivo de equinodermes 2.4 Cultivo de moluscos bivalves 2.5 Cultivo de crustáceos
Cultivo de peixes 3.1 Bases biológicas e tecnologia de cultivo 3.2 Tecnologia de cultivo de peixes marinhos 3.3 Cultivo de salmonídeos e enguia 3.4 Cultivo de novas espécies
Tecnologia de cultivo em sistemas de recirculação (RAS) e multitróficos integrados (IMTA)
O estudante deverá escolher entre realizar o Estágio ou Projeto.
Estágio
C 1. Inserção em ambiente empresarial/organizacional
Projeto
C1. Elaboração de um plano de trabalhos de um Projeto 1.1. Pesquisa bibliográfica associada ao tema do trabalho 1.2. Planeamento das etapas a desenvolver no projeto 1.3. Organização do trabalho laboratorial 1.4. Elaboração do projeto experimental em grupo. C 2. Escrita de relatório final. Análise e discussão C 3. Apresentação e discussão final do projeto
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES)
Provas de Acesso
Para 2024/2025 – uma das seguintes:
(02) Biologia e Geologia (07) Física e Química (16) Matemática
A partir de 2025/2026
Duas das seguintes provas: (02) Biologia e Geologia (07) Física e Química (16) Matemática
Consulte a Deliberação, fixada para cada ano letivo, que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso no Portal da Direção-Geral do Ensino Superior.
Preferência regional Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 40%
Outros acessos preferenciais Vagas: 20% Cursos com acesso preferencial: 602, 604, 728, 751, 769, G80
Classificações mínimas Nota de candidatura: 100 pontos Provas de ingresso: 95 pontos
Fórmula de cálculo Média do secundário: 65% Provas de ingresso: 35%
Concursos Especiais, Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais
Acreditação
Estado: Acreditado Nº de anos de acreditação: 6 Data da publicação: 03/06/2022 Acreditação A3ES