Armando Bastos
O meu nome é Armando Bastos e, entre 2002 e 2007, fui aluno da ESTG, numa primeira fase no Curso de Engenharia e Gestão Industrial.
A minha chegada a Leiria, cidade que não conhecia, e os primeiros tempos de frequência do ensino superior, foram momentos que recordo com bastante alegria. Tive a oportunidade de fazer parte da Instituna e nela conhecer amigos para a vida.
Destes tempos de adaptação a uma nova realidade destaco: o aprender a viver fora da casa dos Pais, aprender o que significa passar um domingo sem a partilha das refeições em família, a ausência de amigos da adolescência; as indecisões e dúvidas que só o tempo ajudou a esclarecer. Quando tudo é novo, desde as rotinas à sensação de sair da zona de conforto, o ter de evoluir como pessoa, é das melhores recordações que posso guardar, fazendo hoje de mim um ser humano melhor do que aquele que chegou a Leiria pela primeira vez.
A receção por parte dos colegas mais velhos é algo que retenho com muita satisfação, pela forma extraordinária como souberam receber, apoiar, e facilitar a integração numa nova Escola e numa nova realidade.
Do tempo da ESTG recordo amigos para a vida que felizmente ainda hoje me acompanham, professores(as) extremamente competentes, que souberam transmitir, para além dos conhecimentos das disciplinas, os valores e princípios que julgo corretos e que me permitem alcançar objetivos na vida profissional, com sucesso.
Foram tempos árduos de estudo, em que o objetivo maior era tornar-me Engenheiro de Gestão Industrial. Este objetivo superava muitos outros, mas considero-me um sortudo por ter conseguido finalizar essa etapa, com sucesso, sem descurar amigos e envolvente académica, e sempre com a ajuda de colegas e professores extraordinários.
Faltavam alguns dias para terminar o Bacharelato, e iniciei a procura de oportunidades na área, conseguindo encontrar uma possibilidade de estágio profissional remunerado na minha cidade natal, oportunidade que não desperdicei, desenvolvendo assim um estágio numa empresa de referência nacional, na área industrial das duas rodas. Pela aprendizagem desenvolvida ao nível de processos de Produção e de Organização Industrial, posso afirmar que esta etapa foi bastante importante no meu percurso e o passo certo dado no momento certo.
Após concluir a Licenciatura, em 2007, a vontade de progredir na área da Metalomecânica, trouxe-me de volta a Leiria, e com ela também a oportunidade de lecionar na ESTG, o que ainda hoje faço com imenso orgulho e prazer, desde 2008.Desenvolvi atividade na área da gestão de produção durante 4 anos, num grupo empresarial de referência, na área dos Moldes de Injeção, o que me trouxe uma aprendizagem muito importante, do que é uma empresa, ao nível organizacional: o que é gerir uma empresa do ponto de vista operacional, gestão de equipas, contacto com clientes e um conhecimento muito positivo sobre moldes de injeção e os processos de fabrico em que assentam a sua produção.
Em 2010, iniciei o Mestrado em Engenharia da Conceção e Desenvolvimento do Produto, na ESTG, Instituto Politécnico de Leiria, o qual concluí em 2012.Desde 2012, que me encontro na zona de Lisboa, numa empresa de referência ao nível da estampagem de peças metálicas, desenvolvendo atividades ao nível da gestão da qualidade, gestão da produção, contacto com clientes e gestão económico-financeira de uma unidade orgânica do grupo empresarial onde trabalho.
O Instituto Politécnico de Leiria representa, assim, a base do colaborador profissional que sou hoje. Dotou-me de conhecimentos teóricos que pude implementar e desenvolver na prática. Foi também uma instituição onde pude encarar os desafios com um nível de exigência superior, aumentando a minha responsabilidade pessoal.
Da Rede IPLeiri@lumni espero uma partilha de conhecimentos e experiências, que possam contribuir para ajudar futuros estudantes no seu percurso académico, pois quem frequenta pela primeira vez o Ensino Superior tem naturalmente muitas dúvidas e indecisões, que provavelmente nós também já tivemos. Se pudermos partilhar e ajudar nas decisões de forma indireta, mas assente em testemunhos de pessoas que já passaram por várias “dores de cabeça” semelhantes, este portal é sem dúvida um sucesso.
Por outro lado, nesta Rede podemos conhecer o percurso dos colegas e, quem sabe, partilhar experiências e conseguir pontos de contacto que nos podem ajudar no mundo empresarial.