Testemunhos

Gonçalo Ribeiro

Escola

ESSLei

Curso

Licenciatura. Enfermagem

Ano de conclusão

2002

O meu nome é Gonçalo Pedro Ribeiro. Entre 1999 e 2002, frequentei o curso de Enfermagem na Escola Superior de Saúde.

Lembro-me que no meu tempo de estudante no Politécnico de Leiria, o Instituto passou por um período de transição, uma vez que a Escola de Enfermagem era independente do restante Politécnico. Éramos uma comunidade estudantil mais fechada sobre si, fruto também de estarmos geograficamente separados: nessa altura a escola era junto ao hospital de Leiria. As turmas eram pequenas e como éramos unidos e próximos, foi possível desenvolver boas amizades.

Após terminar o curso em 2002, comecei a trabalhar nas urgências do Hospital Sta. Maria e na Clínica de Todos os Santos em Lisboa. Depois de 2 anos nesta Clínica, abracei um projeto do Grupo Mello Saúde: a abertura de Residências Seniores. Durante este novo projeto mantive-me nas urgências. Fiz duas pós-graduações (Emergência/Urgência e Gerontologia). Em 2006 regressei a Leiria e estive ligado a uma Misericórdia que estava a preparar a abertura de respostas na área de idosos e crianças. Em 2008 fui convidado para um projeto no âmbito da criação de respostas sociais numa IPSS na zona de Leiria, no qual ainda me encontro.

Atualmente, sou enfermeiro e diretor de serviços de uma IPSS com respostas para a infância e idosos, que conta com mais de 200 clientes e 60 colaboradores. Dou formação/aulas na área de Saúde e Gerontologia em entidades como IPLeiria, IEFP, entre outras.

Nunca tive dúvida quanto à profissão que escolhi. A enfermagem é uma profissão que nos ensina a ser polivalentes, a ter uma visão muito global das coisas e isso encaixa na minha personalidade. Nesse aspeto, e desde que acabei o curso em 2002, sempre me senti realizado e satisfeito com a minha vida profissional. Devo em parte isso ao IPLeiria. Também nunca deixei de fazer voluntariado durante o curso, algo que já vinha da adolescência. Isso também nos ajuda a desenvolver competências e a alargar horizontes.

Da Rede IPLeiria@lumni espero que haja uma plataforma de troca de experiências e vivências. Em poucos anos assistimos a mudanças na nossa sociedade e as expetativas que se criam são enormes. Penso que os alunos que terminam agora o curso não têm noção do que foi há 10 ou 20 anos atrás e esta rede pode quebrar essas barreiras geracionais.

Como sugestão, espero que mantenham o esforço e motivação de juntarem a comunidade académica e que promovam iniciativas que juntem gerações. Assim aprenderemos com os sucessos e insucessos. Bem-haja.