Maria João Frazão Santos Bragança de Oliveira
Sou a Maria João Frazão Santos Bragança de Oliveira (ou Maria João Frazão). Conclui a licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Leiria em 2016.
Das memórias que guardo do meu percurso académico pela EssLei, enalteço a maravilhosa cumplicidade que pautou este capítulo de nome “IPL”. Boas memórias que vão desde professores, colegas, recursos disponibilizados e instalações, a restantes funcionários. A humildade reinou na maioria dos profissionais com que me cruzei, sem truques ou hierarquias, caminhando ao nosso lado com um enorme carinho, amizade e vontade de apoiar na nossa evolução enquanto estudante/futuro profissional, 24h/dia.
Superei esta experiência particularmente positiva no meio da negatividade inerente ao facto de ser “Trabalhadora Estudante” num curso diurno. Hipócrita seria se afirmasse que tudo foi um mar de rosas, mas estou grata por todos os espinhos que cruzaram o meu caminho, pois sou mais uma prova de que querer é poder e as frases “estás muito velha para te licenciares”, “já tens o teu estabelecimento, não precisas de um curso universitário”, demonstram que nem sempre devemos escutar o que nos dizem, mas sim o que nos vai no coração.
Em 2012 fui a única aluna da EssLei selecionada para embarcar na inesquecível aventura proporcionada pelo Politécnico: Curso de Verão de Lingua e Cultura Chinesa, na Beijing Language and Culture University (China). Esta vivência permitiu-me usufruir e evoluir muito nos campos emocional, intelectual e espiritual. Uma experiência que me deu a oportunidade de conhecer e estabelecer laços de amizade com pessoas magnificas com as quais presentemente mantenho contacto.
Encerrei um sonho de 9 anos (Body Obsessions – Studio de Tatuagem e Body Piercing que abri em 2005) para ir ao encontro de outro: ERASMUS (2014/2015). Graças a esta oportunidade, conheci pessoas e práticas de enfermagem fantásticas e dispares, baseadas no alicerce comum: o cuidar idiossincrático do ser humano. A Lapland University of Applied Sciences (Finlândia) e a Universitat Rovira i Virgili (Espanha), foram os destinos que acrescentaram mais saber ao meu Ser, nas áreas da enfermagem que hoje, após outra pandemia, provam ser importantíssimas: Saúde Mental e Saúde Comunitária.
Em 2015 tive o privilégio de fazer parte do Rainbow Intensive Project 2015 do Politécnico juntamente com o Instituto Superior Politécnico de Viseu, Mittuniversitetet Mid Sweden University, University of the West of Scotland e a Erasmushogeschool Brussel, sobre o tema “Nursing in an Urban and Multicultural Society – A Transcultural Approach”, foi super enriquecedor e ainda mantenho contacto com alguns dos colegas para partilha de conhecimentos, visto estarmos em realidades/países diferentes. Nesse mesmo ano participei no projeto “Pensar Saudável, Viver Saudável”, onde juntamente com outros colegas dinamizámos sessões de formação de “Suporte Básico de Vida” e de “Sexualidade” para os alunos do ensino básico e secundário da Escola E.B. 2/3 D. Dinis – Leiria, experiência da qual adorei fazer parte!
Após o término do curso e graças à qualidade formativa desta instituição, iniciei a minha carreira profissional no Recobro do Bloco Operatório do Centro Hospitalar de São Francisco (2016), passando pela Medicina III do Centro Hospitalar do Médio Tejo (2016/17), seguindo para o Bloco Operatório do Hospital Distrital de Santarém (2017), que me facultou uma excelente integração na anestesia, impulsionando o meu ingresso na Pós-Graduação de Enfermagem de Anestesia (2018) e na Pós-Graduação de Enfermagem de Instrumentação Cirúrgica (2018). Simultaneamente tive a oportunidade de transitar para o Bloco Operatório do Centro Hospitalar de Leiria (2017-2020), o qual chamo de berço, por ter sido o meu local de estágio prioritário enquanto estudante da ESSLei, e onde evoluí significativamente enquanto Enfermeira. No final do ano passado surgiu outra oportunidade de sonho, e em março deste ano juntei-me à equipa de Anestesia dos Blocos Operatórios do University Hospitals of Bristol and Weston no Reino Unido, desempenhando as funções de Enfermeira de Anestesia (2020).
Ao conectar-me com a Rede Alumni, espero obter uma ponte para a partilha de saberes e experiências com antigos e futuros alunos da instituição, independentemente do Campus onde se encontrem, fomentando assim a evolução das várias gerações aqui presentes.
Como sugestão para atuais e futuros estudantes digo: Nunca desistam dos vossos sonhos independentemente da fase da vida em que se encontrem! Mesmo quando tudo parece dar menos certo é quando devem ser resilientes, pois o universo irá sempre colocar-vos à prova para vos mostrar que tudo é possível! A vocês e a esta maravilhosa instituição desejo muito sucesso!!