Testemunhos

Rosália Coelho

Escola

ESECS

Curso

Mestrado. Ciências de Educação - Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário

Ano de conclusão

2022

Frequentei a Escola Superior Educação e Ciências Sociais. Iniciei em setembro 2020 o Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário que terminei no dia 7 de dezembro de 2022.

A minha primeira memória é “ESECS uma escola com todos, para todos”, isto porque já tinha feito a tentativa de tirar mestrado noutro estabelecimento de ensino superior, contudo a pouca flexibilidade da instituição que permitisse conciliar o ciclo de estudos com a vida profissional levaram-me a adiar este objetivo.

Assim percebi desde o primeiro dia através das palavras da coordenadora “ninguém fica para trás”, foi sentir que o lema da ESECS, não é um mero slogan bonito, mas sim uma prática refletida na relação pedagógica e nas metodologias.

Por isso do meu primeiro ano guardo a excelente organização, que me permitiu com alguma serenidade conciliar a minha exigente vida profissional com a frequência do mestrado. Consciente que este desafio só foi superado pelas metodologias centradas no aluno, ativas e colaborativas. Guardo a memória de aulas como excelentes momentos de aprendizagem colaborativa, e recordo práticas de inovação pedagógica, que me surpreenderam e permitiram uma aprendizagem mais refletida e plena de sentido e significado.

Guardo na memória o espírito de solidariedade e interajuda de todos os meus colegas de mestrado, sem os quais este caminho não tinha sido tão rico, transformador e enriquecedor.

Apesar do ensino ser B-learning, guardo com profunda gratidão memórias de excelentes professores, em especial o seu lado humano, pois como refere Paulo Freire “a educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem”, professores que não se limitaram à mera transferência de conhecimento, mas estimularam as pontes com o conhecimento que já possuímos para a construção de novos olhares, visões, estimulando a arte da pergunta como ponto de partida para a evolução do conhecimento.

Do 2º ano guardo a importância que a UC Seminário teve na estruturação de todo o trabalho de projeto. Mas deste segundo ano, no qual tive de desenhar, desenvolver e escrever um trabalho de projeto guardo com profunda gratidão o papel determinante da minha orientadora, Professora Doutora Jenny Sousa. Sei que, se cheguei a bom porto: entregar e defender o trabalho só o consegui pelo inestimável contributo técnico e científico da minha orientadora. A sabedoria partilhada, a assertividade de todo o feedback foram o pilar para a concretização com sucesso do meu trabalho. Sucesso que teve na relação pedagógica outro pilar, foram muitas as adversidades pessoais e profissionais, e perante cada obstáculo, dificuldade, tive sempre uma palavra de incentivo, encorajamento, coragem e esperança. Esta ética do cuidado da minha orientadora, de olhar para mim como pessoa, de acolher com humanidade, toda a minha vulnerabilidade técnica e humana foi profundamente impactante na minha vida. Ter uma orientadora que foi capaz de transformar todas as minhas falhas, erros em aprendizagem reforçando sempre potencialidades, muitas delas que eu própria não tinha consciência. Ter uma orientadora consciente dos meus limites, mas também das minhas potencialidades, a sua exigência na reta final foi indispensável para terminar o trabalho com chave de ouro.

Por isso o meu 2º ano guardo na memória com imensurável gratidão a pessoa e profissional de excelência que é minha orientadora.

Depois de terminar o Mestrado, tenho-me permitido saborear a concretização deste objetivo, bem como refletir sobre este caminho de dois anos letivos e o seu impacto na minha história de vida.

Contudo, com os olhos postos no futuro tenho trabalhado no sentido do meu trabalho do 2º ano, ser convertido em projetos e estamos a elaborar candidaturas que contribuam para o trabalho da Associação de Vale Domingos.

Sou psicóloga, atualmente exerço funções no Agrupamento de Escolas de Águeda, agrupamento que trabalho desde 2010. As minhas principais funções atualmente são: avaliações psicológicas; apoio psicológico; apoio psicopedagógico; elemento da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva; Projeto Parlamento dos Jovens; Projeto Educar para o sucesso (capacitação parental); Programa Educação para a Saúde; Assembleias Delegados e Subdelegados (2º ciclo); Assembleia de Escola (1º ciclo) e Jogo das Profissões.

Tenho projetos relacionados com as Associações das quais faço parte dos órgãos sociais, em regime de voluntariado, nomeadamente:

Psientífica – Associação para a promoção e desenvolvimento social. Fui fundadora e estou na direção desde a sua criação em 2005.

Emoaction (Projeto vencedor BPI Infância 2019): https://www.emoaction.org/

Vougi: https://vogui.org/

Associação de Vale Domingos

Nos órgãos sociais desde 2017 e na direção desde 2020

A ESECS contribuiu para a minha formação profissional pois através do mestrado permitiu-me apreender, refletir sobre o desenvolvimento comunitário e olhar com outros olhos para documentos estruturantes como: Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, Declaração do Milénio e Relatório Faure. A frequência do mestrado possibilitou atualização e novas aprendizagens sobre a realização de investigação que serão relevantes quer como psicóloga, quer como dirigente associativa.

Em termos pessoais, este caminho de dois anos foi profundamente transformador porque desenvolveu o meu autoconhecimento, fortaleceu a minha resiliência e permitiu sentir a alegria de um objetivo concretizado. Contudo, em termos pessoais, fortaleceu a minha consciência que ninguém tem sucesso sozinho, a consciência da nossa interdependência. Está guardado dentro de mim o que aprendi, cresci com cada colega de mestrado, com cada professor, em especial com a minha orientadora. A humildade de reconhecer que mesmo as grandes conquistas só se realizam porque existem outros que partilham as suas experiências, conhecimento e sabedoria. Em termos pessoais, uma das minhas grandes aprendizagens, em especial no 2º ano foi permitir-me ser vulnerável, dizer “não sei”, o permitir-me errar, pedir ajuda e não desistir.

Espero que a Rede alumni continue a proporcionar este sentimento de pertença, que apesar de já ter terminado o meu percurso formativo a ESECS continua a ser a minha casa.