
Marketing Digital – 4.ª Edição
Marketing Digital – 4.ª Edição
Conteúdo do curso
Candidaturas 1.ª fase: de 14 de julho a 7 de setembro de 2025
Apresentação do curso
O crescimento do acesso à internet no mundo inteiro e a evolução das tecnologias e a sua adoção por empresas e consumidores conduziram a uma grande dependência tecnológica dos mercados em geral. Esta evolução proporcionou a existência de um reconhecido paradigma socioeconómico que condiciona a dinâmica dos mercados e o comportamento dos consumidores. Sob este paradigma o cidadão em geral comunica, partilha experiências, efetua transações, aprova e reprova serviços ou produtos adquiridos.
As plataformas tecnológicas e os meios de comunicação, em geral, representam o ponto de encontro e de contacto entre consumidores e agentes económicos. Atualmente não se espera apenas que uma empresa ou uma marca de produto ou serviço possua uma página web, como também se tem a expectativa de mais informação relacionada – conteúdos. Neste contexto, surgem novas oportunidades de negócio e restruturam-se os existentes.
O Marketing Digital apresenta-se como uma abordagem que permite, através de estratégias bem definidas e ações concretas, tirar partido deste paradigma e alavancar a atividade das empresas. É nesse sentido que a ESTG oferece a pós-graduação de Marketing Digital que visa, através de um plano de estudos estrategicamente definido, a aquisição de competências que permitam conceber, criar, planificar e executar campanhas e atividades de marketing baseadas nos domínios do digital. Este curso caracteriza-se pela predominância de conteúdos práticos, ministrados por um corpo docente composto por profissionais e académicos com competências e notoriedade na área.
+INFORMAÇÕES: Site da Pós Graduação em estg-dge/oferta-formativa/pos-graduacoes/marketing-digital/
Coordenador do curso
Alzira Maria da Ascensão Marques
alzira.marques@ipleiria.pt

Objetivos
O objetivo do curso é desenvolver competências de marketing com suporte digital, equilibrando a prática com a fundamentação teórica de modo a capacitar os participantes para novos desafios profissionais. Ao longo do curso, pretende-se proporcionar a aplicação dos conceitos, metodologias e ferramentas digitais, em novos modelos de negócio ou já existentes, fomentando o learning by doing. Para isso contribui a realização de um projeto de criação de uma start-up ou de digitalização de um negócio já existente, antecedido de um plano de marketing digital.
Deste modo a pós graduação possibilita uma visão 360º do marketing digital, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio estratégico.
No final do Curso os formandos terão adquirido as seguintes competências:
- Ter noção do papel e domínio do paradigma de comunicação por meios tecnológicos, assim como das suas principais ferramentas;
- Integrar estratégias de marketing online e offline;
- Elaborar e implementar de planos de Marketing Digital;
- Conceber e definir websites, blogs, fóruns, participação em redes sociais ou mesmo utilização de recursos web em prol da dinamização desejada nesses meios;
- Desenvolver de ações de marketing em multiplataforma tecnológica;
- Elaborar e avaliar relatórios analíticos de atividade relativos a campanhas desenvolvidas;
- Supervisionar e monitorizar campanhas e ações de marketing:
Plano curricular
- Unidadades Curriculares (Módulos)
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Marketing e Vendas na Era Digital | 2,5 | 21 horas | ||
• Tecnologias Emergentes e Marketing • Comportamento do consumidor na era digital • Da Digitalização do Marketing ao Marketing one-to-one e de convergência • Vendas e negócios online | ||||
Web Design e UX | 3,5 | 28 horas | ||
Web Design e Desenvolvimento Digital: • Design Visual e Interface • Desenvolvimento Front-End • WordPress e SEO • Experiência do Usuário (UX) e Landing Pages Design e Publicidade Gráfica: • Princípios básicos de design e layout; • Ferramentas de edição para redes sociais; • Criação e desenvolvimento de logotipo e infográfico estático | ||||
IA e Marketing de Conteúdos | 2 | 14 horas | ||
• AI na criação de conteúdos • Storytelling e Copywriting • Vídeo Marketing | ||||
Marketing nas redes Sociais | 3 | 21 horas | ||
Facebook, Instagram, Tiktok e Youtube • Gestão de Páginas/comunidades • Gestão de Conteúdos • Anúncios / Plataformas de Publicidade • Publicidade e medição de resultados LinkedIn: • Criação e Otimização de Perfis e Páginas • Marketing pessoal • Técnicas de prospeção e desenvolvimento de contactos • Publicidade e medição de resultados | ||||
Publicidades e Motores de Pesquisa | 3 | 21 horas | ||
• Ecossistema digital: ferramentas de SEO e AI • SEO (Search Engine Optimization) • SEM (Search Engine Marketing) | ||||
Mobile Marketing e Retargeting | 2 | 3 horas | ||
• Tendências • Aplicações (apps) • Geomarketing • CRM social | ||||
Data Driven Marketing | 3 | 21 horas | ||
• Data driven analytics • Digital footprint (Cookies) • Data base marketing • Automação de email marketing | ||||
E-commerce: Estratégias e Plataformas | 3 | 21 horas | ||
• Estratégia e funil de vendas • Marketing Afiliados • Performance Marketing ou Lead Generation • Criação de Loja online com suporte no Shopify | ||||
Estratégia e Plano de Marketing Digital | 3 | 21 horas | ||
• Modelos de negócio digitais (Estudos de caso / Masterclasses) • Formulação de uma Estratégia de Marketing Digital • Estratégia de meios digitais (gestão de orçamentos, campanhas, modelos de investimento em paid media etc) | ||||
Projeto Integrado em marketing Digital | 4 | 28 horas | ||
• Emersão estratégica (orientação, apresentação e discussão de estratégias de Mk digital) • Atelier de marketing digital (orientações e certificações gratuitas: Google Ads e Google Analytics) |
Condições de acesso
Destinatários:
- Licenciados da área de gestão ou afins com expetativas de expandir ou complementar os seus conhecimentos e competências para domínios do marketing digital;
- Profissionais e empreendedores que objetivem a presença nos meios digitais;
- Empreendedores que desejem tirar partido, de modo eficaz e eficiente, das dinâmicas geradas em contextos e redes digitais;
- Gestores e responsáveis de comunicação, publicidade ou marketing com expetativas de evoluir as suas competências em meios tecnológicos;
- Responsáveis de empresas com ambição de complementar ou expandir as suas estratégias comerciais para domínios das redes sociais e meios de comunicação digitais;
- Profissionais e licenciados em geral que desejem especializar-se em Marketing Digital.
Destinatários:
- Licenciados da área de gestão ou afins com expetativas de expandir ou complementar os seus conhecimentos e competências para domínios do marketing digital;
- Profissionais e empreendedores que objetivem a presença nos meios digitais;
- Empreendedores que desejem tirar partido, de modo eficaz e eficiente, das dinâmicas geradas em contextos e redes digitais;
- Gestores e responsáveis de comunicação, publicidade ou marketing com expetativas de evoluir as suas competências em meios tecnológicos;
- Responsáveis de empresas com ambição de complementar ou expandir as suas estratégias comerciais para domínios das redes sociais e meios de comunicação digitais;
- Profissionais e licenciados em geral que desejem especializar-se em Marketing Digital.
Mais informações
Plano de Estudos
Despacho IPLeiria n.º 236/2025, de 2 de julho
Consulta Metodologias do Curso, Avaliação e Certificação, Funcionamento e Calendário em:
Book da Pós Graduação em Marketing Digital 2025
Mais informações
Secretariado de Pós-Graduações e Formação Contínua da ESTG
Plano de Estudos
Despacho IPLeiria n.º 236/2025, de 2 de julho
Consulta Metodologias do Curso, Avaliação e Certificação, Funcionamento e Calendário em:
Book da Pós Graduação em Marketing Digital 2025
Mais informações
Secretariado de Pós-Graduações e Formação Contínua da ESTG
Candidatura
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Taxa de candidatura
60 Euros
Investimento
2.350 €
2.350 €
