Marketing

Marketing

Tipo de curso:
Licenciatura

Apresentação do curso

O ciclo de estudos visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing. As competências gerais que os estudantes devem desenvolver durante o curso passam por: identificar, definir e explicar conceitos específicos na área do Marketing; delimitar e resolver problemas, aplicando os conceitos e teorias em ambientes e situações reais; analisar e distinguir diferentes contextos organizacionais; recolher, selecionar, sintetizar e comunicar informação de modo profissional; aprender de modo autónomo ao longo da vida.

Visite a página do curso em https://www.ipleiria.pt/estg-dge/oferta-formativa/licenciaturas/mkt/

Os estudantes deste curso podem ser premiados com Bolsas Politécnico de Leiria + Indústria

Descobre mais em: https://maisindustria.ipleiria.pt/.

Coordenador do curso

Liliana Coutinho Vitorino
coord.mk.estg@ipleiria.pt

Código

9205

Escola

Cidade

Idioma

Português

Regime

Diurno

Duração

6 Semestres

Vagas

Contingente geral: 46 
Contingente internacional: 8

Registo DGES

Objetivos

  • Formar profissionais capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio
  • Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação
  • Planear e executar a conceção, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais
  • Assegurar a coerência entre as estratégias de marketing e a estratégia de negócio
  • Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa
  • Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito
  • Gerir a força de vendas e equipas de trabalho
  • Gerir a logística e a cadeia de abastecimentos
  • Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas
  • Formar profissionais capazes de aplicar o marketing no sector da indústria, dos serviços, da distribuição e do sector público e social
  • Gerir as marcas, as categorias e o sortido em geral
  • Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação
  • Conhecer e explorar o potencial do web marketing e do comércio eletrónico.

Direito, Ciências Sociais e Serviços

Saídas Profissionais

  • Diretor geral/administrador
  • Diretor comercial
  • Diretor de marketing
  • Diretor de comunicação
  • Diretor de vendas
  • Diretor de marketing direto
  • Gestor de produto
  • Gestor de marcas
  • Gestor de cliente
  • Gestor de loja
  • Gestor de bases de dados
  • Gestor de logística e Distribuição
  • Consultor de marketing
  • Relações Públicas
  • Analista de mercado
  • Técnico de merchandising
  • Técnico de publicidade
  • Técnico comercial
  • Promotor de vendas
  • Docente nas áreas de marketing

Plano curricular

ECTS: 180

Condições de acesso

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES)

Provas de Acesso para 2026/2027

Um dos seguintes conjuntos:
(04) Economia
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
ou
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
(18) Português
ou
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
(09) Geografia
ou
(04) Economia
(18) Português
ou
(04) Economia
(09) Geografia

Consulte a Deliberação, fixada para cada ano letivo, que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso no Portal da Direção-Geral do Ensino Superior.

Preferência regional
Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%

Outros acessos preferenciais
Cursos com acesso preferencial: 086, 602, 604, 606, 831, 832, G76, G80, P28, P51, P64
Vagas: 10%

Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos

Fórmula de cálculo
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Concursos Especiais, Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso

Podes consultar toda a informação referente a estas candidaturas na página Candidaturas licenciaturas.

Estudante Internacional

Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na  página de Candidaturas de Estudantes Internacionais

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 20/12/2024
Acreditação A3ES

Mais informações

Candidatura

Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.

Taxa de candidatura

60€

Taxa de matrícula/inscrição

Contingente geral: 30€*
Contingente internacional: 100€*

*Inclui Seguro Escolar

Propina anual

Contingente geral: 697€
Contingente internacional: 3000€