TeSP em Audiovisual e Multimédia

Objetivos

O curso Técnico Superior Profissional em Audiovisual e Multimédia visa formar profissionais aptos para conceber, planear e desenvolver a operação técnica e artística de audiovisuais em múltiplos contextos  de comunicação; assim como executar a instalação/manutenção de sistemas audiovisuais multimédia e a concepção de objectos audiovisuais multimédia de vários géneros.


Atividades Principais

  • Gerir e operar múltiplos sistemas audiovisuais de registo de som e imagem (fotografia, video e som)
  • Gerir e operar com proficiência técnica sistemas multimédia complexos (hardware, periféricos e aplicações)
  • Programar e instalar sistemas audiovisuais de multimédia interactivos (operador de equipamentos e sistemas digitais interactivos)
  • Seleccionar e executar a manutenção de sistemas audiovisuais e multimédia (operador integrado de som, de imagem e multimédia interactivos)
  • Conceber, optimizar e testar de equipamentos audiovisuais e multimédia (contextos institucionais e de comunicação publicitária)
  • Criar e conceptualizar objectos audiovisuais e multimédia (concepção e realização de objectos audiovisuais para diferentes contextos de comunicação digital)
  • Planear e realizar actividades como assistente de produção de audiovisuais e multimédia ( eventos e espectáculos mutimédia e artísticos)
  • Planear e realizar actividades como Assistente de som (sonoplastia e pós-produção audio)
  • Planear e realizar actividades como Assistente de imagem (edição e pós-produção de video digital)

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
4522001Fundamentos de SomSemestral660 horas
4522002Fundamentos de ImagemSemestral660 horas
4522003Introdução aos Media DigitaisSemestral660 horas
4522004Práticas de SomSemestral660 horas
4522005Práticas de ImagemSemestral660 horas
4522006Práticas de FotografiaSemestral660 horas
4522007Práticas de AnimaçãoSemestral660 horas
4522008Introdução à Cultura AudiovisualSemestral660 horas
4522009Tecnologia dos Novos MédiaSemestral660 horas
4522010Tecnologias para a WebSemestral660 horas
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
4522011Práticas de Som ao VivoSemestral660 horas
4522012Produção de EventosSemestral345 horas
4522013Pós-produção AudiovisualSemestral660 horas
4522014Projecto Audiovisual e MultimédiaSemestral990 horas
4522015EstágioSemestral30640 horas

Prosseguimento de estudos

ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.

O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.

 

Prova de ingresso
A realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos em que o estudante pretende ingressar.

 

Dispensa da prova de ingresso
Os titulares de um TeSP podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica quando, nos casos devidamente regulamentados, o estudante tenha obtido aprovação em unidades de formação do plano de estudos do TeSP cujos conteúdos programáticos sejam equivalentes aos que são avaliados na prova de ingresso para determinado ciclo de estudos.

Para o TeSP em Audiovisual e Multimédia estão dispensados da realização da prova de ingresso específica os candidatos às licenciaturas em:

  • Som e Imagem
  • Design Gráfico e Multimédia
  • Design de Produto – Cerâmica e Vidro
  • Design Industrial
  • Design de Ambientes
  • Teatro
  • Jogos Digitais de Multimédia

Condições de acesso

  1. Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  2. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
  3. Estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior (1)
  4. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março

 (1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas válidas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas). No caso das unidades curriculares bianuais ou trianuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).

Mais informações

Plano de estudos
Aviso n.º 3440/2016, D. R. n.º 52/2016, 2.ª série de 15-03-2016

Para obter mais informações sobre os TeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.


Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital constante nesta página