Biodiversidade marinha e a conversação dos ambientes litorais marinhos
Projeto bLueTIDE – promove atividades com crianças
Abordar temas como a biodiversidade marinha e a conservação dos ambientes litorais marinhos, com enfoque nas zonas entremarés rochosas, junto dos mais novos é o objetivo do projeto bLueTIDE, que na passada sexta-feira, dia 17, juntou 86 alunos da Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 – Filtro de Peniche e da Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha nas atividades “Ida à Maré” e “Festa na Praia”, para conhecerem e celebrarem a biodiversidade da zona entremarés rochosa, decorridas na Praia do Portinho da Areia Norte e na Praia Peniche de Cima, em Peniche.
Iniciado em janeiro de 2021 e implementado neste último ano e meio, o projeto bLueTIDE tem estado a trabalhar com alunos de 12 escolas do primeiro ciclo, chegando a 541 crianças. Depois de algumas visitas às escolas, incluindo algumas atividades mais formais relacionadas com as zonas entremarés rochosas, o polo do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, parceiro do projeto, teve a oportunidade de trazer uma escola que se encontra fora da região costeira, de Vila Nova da Barquinha, para uma “Ida à Maré”. Esta visita à zona costeira rochosa, que decorreu na Praia do Portinho da Areia do Norte, em Peniche, permitiu dar a conhecer de uma forma divertida a grande biodiversidade característica destes ambientes.
Foi ainda dinamizada no âmbito deste projeto uma “Festa na Praia”, na Praia Peniche de Cima, onde os alunos assumiram o papel de alguns animais da zona entremarés rochosa, para de uma forma divertida trabalharem temas como a competição por alimento e espaço e a reprodução.