Testemunhos

Rafaela Vicente

Escola

ESTM

Ano de conclusão

2021

Chamo-me Rafaela Vicente e estudei Marketing Turístico na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.

O meu percurso académico foi um tanto peculiar, porém, não menos valioso. Iniciei o curso em 2007, mas antes de terminar desisti por sentir que não seria por ali o meu caminho.

Corria 2021 e uma pandemia quando percebi que talvez me tivesse enganado, porque uma das minhas maiores paixões é viajar e podia ser interessante unir o trabalho com o prazer. Mergulhei de cabeça, terminei as disciplinas com sucesso e agora sou aluna do mestrado de Marketing e Promoção Turística.

Aproveitei todas as vertentes do meu tempo de estudante. As boas memórias ficaram, as más ajudaram a construir o caminho e bons amigos ficaram para acompanhar a jornada.

Ter integrado a associação de estudantes foi também um excelente processo de aprendizagem, trabalhei com vários colegas que foram uma inspiração, tanto a nível pessoal como “profissional”.

Apesar de não ter terminado o curso em 2010 como seria suposto, em 2012 comecei a trabalhar em consultoria de franchising e como gestora de rede numa rede de franchising, o que me levou ao meu emprego atual.

Atualmente trabalho há quase dez anos numa rede nacional de franchising que me tem proporcionado um enriquecimento pessoal e profissional enorme. Tenho trabalhado em várias vertentes, desde marketing a gestão. Estou presentemente a organizar a minha vida pessoal e profissional para me dedicar a novos projetos que estavam na gaveta há alguns anos.

Quando inicialmente frequentei a licenciatura não tinha grandes perspetivas sobre o Politécnico de Leiria, porém, após o meu regresso, fui totalmente surpreendida pela positiva quando vi uma escola evoluída, dinâmica, totalmente focada no bem-estar e desenvolvimento do aluno, capaz de oferecer um ótimo conteúdo académico e com professores muito mais preparados.

A própria licenciatura apresentou-se muito mais enriquecedora e direcionada para o Marketing, oferecendo aos alunos uma maior amplitude nas possibilidades de futuras escolhas laborais.

Precisamente tal como nome indica, sugiro, criar rede, conhecer mais profissionais, ter novas oportunidades e expandir os meus horizontes através da inspiração de outras histórias pessoais e profissionais.

A rede Alumni poderá ser uma excelente ferramenta de ajuda tanto a antigos como recentes licenciados, tal como a pessoas que optem por uma mudança tardia de carreira. A partilha de histórias e experiências é uma forte aliada na motivação humana.

A rede poderia tornar-se um pouco mais dinâmica e também digital, pelo que retive do site. Todos os testemunhos são ligeiramente antigos, seria interessante um contacto com antigos licenciados e conhecer os seus percursos e histórias, o que não será difícil com os meios atuais.

Criar tertúlias Alumni digitais ou até mesmo presenciais para promover a partilha e o encontro de antigos alunos e professores.

Criar talks com antigos alunos, para inspirar, cativar e motivar os jovens estudantes.