Testemunhos

Cristiana Alves

Escola

ESECS

Curso

Licenciatura. Comunicação e Media

Ano de conclusão

2018

O meu nome é Cristiana Alves, frequentei o curso de Comunicação e Media, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), entre 2015 e 2018.

Do meu tempo de estudante guardo muitas e boas memórias, que vou sempre recordar com saudade. A verdade é que foram três anos que passaram a “voar”, mas que continuam bem presentes na minha memória, como se tivesse terminado o curso apenas ontem. Guardo as pessoas que conheci e as amizades que criei e que hoje permanecem, guardo os docentes que tanto contribuíram para o meu crescimento enquanto estudante e profissional, bem como todos os momentos que passei na ESECS. Guardo também os convívios com os colegas de turma e de curso, e todas as tradições académicas que tive a oportunidade de experienciar e que me permitiram conhecer ainda melhor a Academia de Leiria e a própria cidade.

O meu percurso profissional começou a ser construído enquanto ainda estava na própria licenciatura, e acabou por ser determinado pelas escolhas e decisões que tomei na altura. Eu ingressei no curso de Comunicação e Media com o objetivo de ser jornalista e, nesse sentido, quando estava a terminar o primeiro ano da licenciatura tomei a decisão de fazer um estágio de verão num jornal local. Na altura optei por fazer esse estágio no Jornal da Marinha Grande (JMG), pois considerei ser uma boa oportunidade para começar a dar os primeiros passos numa redação e no jornalismo, aplicar os conhecimentos que tinha adquirido nas unidades curriculares e, sobretudo, aprender com outros profissionais da área e ganhar experiência no terreno. Foi a melhor decisão que podia ter tomado, pois durante os cerca de dois meses que lá estive senti-me sempre bastante entusiasmada e motivada em todos os trabalhos que fiz e em todas as notícias e reportagens que tive a oportunidade de escrever. De tal forma que acabei por continuar a colaborar com o JMG, tendo conciliado as aulas e os estudos com os trabalhos que fazia para o jornal. Foi lá que realizei também o meu estágio curricular, no terceiro ano do curso, e onde ainda continuei durante alguns meses após o término da licenciatura.

Assim que conclui a licenciatura, em 2018, ao mesmo tempo que continuava a colaborar com o Jornal da Marinha Grande, candidatei-me ao mestrado em Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa, para enriquecer ainda mais os meus conhecimentos na área. Foi nessa altura, em que estava a colaborar com o JMG e a iniciar o mestrado, que surgiu a oportunidade de ser colaboradora do Diário de Leiria, tendo passado a colaborar somente com este jornal. Na sequência dessa colaboração, em 2019 assinei contrato com o Diário de Leiria, onde permaneci até junho de 2020. Foi também em 2020 que defendi a minha dissertação e conclui o mestrado, e comecei a trabalhar na agência de comunicação onde estou atualmente.

Atualmente sou consultora de comunicação numa agência de comunicação sediada em Leiria. Trabalho em comunicação estratégica, assessoria mediática, criação e revisão de conteúdos para distintos suportes de comunicação (comunicados de imprensa, websites, newsletters, redes sociais), apoio à comunicação interna, gestão e comunicação de crise, entre outros.

Os três anos que passei no Politécnico de Leiria possibilitaram-me uma vasta aprendizagem e permitiram-me adquirir e desenvolver distintas capacidades e competências, que contribuíram não só para o meu crescimento, mas também para formar a profissional que hoje sou. O curso que frequentei foi muito versátil e polivalente, aliando a teoria à prática, o que me deu a oportunidade de adquirir conhecimentos e aptidões tanto no jornalismo, como na área da comunicação estratégica, assessoria mediática e marketing. Deu-me também a oportunidade de me cruzar com docentes e profissionais que nos transmitiram as suas experiências e o seu know-how e nos desafiavam a fazermos sempre mais e melhor. Sem dúvida que não podia ter escolhido melhor instituição para me licenciar e preparar para a entrada no mercado de trabalho.

Antes de mais, quero agradecer à Rede Alumni o convite para partilhar o meu testemunho e o meu percurso.

A Rede Alumni é uma oportunidade de voltar a estabelecer uma ligação ao Politécnico de Leiria e de reforçar os laços com a academia e com esta instituição, que tanto contribuiu para o meu desenvolvimento. Esta é uma rede que acaba por ser também uma comunidade, que reúne os antigos estudantes das cinco escolas e dá a conhecer os seus testemunhos e percursos, e, por isso, fazer parte da Rede Alumni é uma excelente forma de fortalecer a minha relação com esta instituição e sentir que continuo a pertencer ao Politécnico de Leiria.

Sugeria apostar numa maior divulgação da Rede e dar a conhecer a sua missão e os seus objetivos junto de mais antigos estudantes. Nessa linha, seria importante desafiar ainda mais alumni a registarem-se na Rede e, inclusive, promover iniciativas e atividades que fomentem o relacionamento e a interação entre os antigos e os atuais estudantes. Divulgar a Rede Alumni em contexto de aula, aos estudantes que estão a terminar os seus cursos, seria também uma forma de lhes explicar em que consiste este projeto e de lhes apresentar as oportunidades e os benefícios a que podem ter acesso caso se registem na Rede aquando da conclusão dos estudos.

Aproveito para desejar os maiores sucessos à Rede Alumni e espero continuar a ter a oportunidade de ler e conhecer outros testemunhos de antigos estudantes que pertenceram, e vão sempre pertencer, à comunidade do Politécnico de Leiria.