Testemunhos

Valéria Abdalla

Escola

ESECS

Ano de conclusão

2022

Sou a Valéria Abdalla (costumo usar apenas Valéria Abdalla) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Conclui o Mestrado em Comunicação Acessível em 2022.

Do tempo de estudante, lembro-me com carinho dos inúmeros encontros virtuais com os colegas para a realização dos trabalhos solicitados, bem como do período de aulas presenciais, as quais foram de extrema importância para fortalecer os laços entre colegas, professores do Politécnico de Leiria.

Após a defesa da dissertação, continuei a trabalhar no Museu Histórico Nacional (MHN), Rio de Janeiro, Brasil. Quando iniciei o mestrado, estava no Núcleo de Educação. Em 2020 mudei para o Núcleo de Exposições do MHN e, umas das minhas tarefas, é fortalecer que as exposições sejam cada vez mais acessíveis a distintos públicos.

Por meio do mestrado em Comunicação Acessível, tive contacto com colegas e professores que atuam e têm projetos na área da acessibilidade e pude aprofundar os estudos neste campo. Além disso, moro no Brasil e tive oportunidade de ir a Portugal durante o curso, período em que também realizei um estágio no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, no âmbito do mestrado.

Espero poder continuar em contacto com os colegas, conhecer outras pessoas que estudaram na mesma instituição e espero poder continuar a ter benefícios do Politécnico quando for a Portugal novamente.

Acho importante a Rede ter sempre em mente que existem alunos internacionais e de que forma a integração pode acontecer de uma maneira efetiva.