Laboratório de Pensamento Complexo Criado para Potenciar Aprendizagem e Novos Modelos de Sala de Aula
Este é o primeiro Laboratório de Pensamento Complexo em Portugal e, através do recurso a tecnologia e inovação, como impressoras 3D, óculos de realidade virtual, robôs de programação e quadros de escrita, pretende ser um espaço para construção de ideias a partir de problemas, potenciando e incentivando o pensamento complexo da comunidade académica.
O laboratório visa estimular os estudantes a desenvolverem uma estratégia de pensamento que não seja redutora nem totalizante, mas reflexiva, perante objetos multidimensionais, interativos e com componentes aleatórios, na linha do que é defendido pelo sociólogo Edgar Morin. «Promovendo a interdisciplinaridade, pretende-se edificar um espaço rico em interações com partilha e valorização do conhecimento. Cada vez mais a sociedade precisa disso», partilha Pedro Morouço, diretor da ESECS.

«Pretendemos que, a partir de agora, comecem a ser dinamizadas algumas aulas neste espaço. Quem sabe não será um espaço com tanta procura que nos obrigue a repensar as salas de aula existentes e a transformá-las neste tipo de oferta. Estamos em crer, cada vez mais, que o ensino com os estudantes sentados em cadeiras virados para um professor não será o processo ótimo de ensino-aprendizagem. Nesse formativo, o grau de expositivo versus indutivo fica totalmente nas mãos do professor. Assim, agrupando disciplinas e tratando os assuntos através de diversos ângulos, cremos que os estudantes serão impelidos a um melhor processo pedagógico», afirma Pedro Morouço, diretor da ESECS.