bannerCurso Preparatório para as Provas M23 2019/2020

O Curso Preparatório para as Provas M23 tem como objetivo preparar os seus formandos para as provas de Cultura Geral e de Conhecimentos Específicos, no âmbito das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 anos (Provas M23). As candidaturas decorrem exclusivamente online no Portal de Candidaturas até 13 de setembro de 2019.

Matrículas online no Portal do Estudante18 a 23 de setembro de 2019 

Apresentação do curso na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) – Leiria: 1 de outubro de 2019

Mais Informações

 

 

Economia do Mar ganha nova infraestrutura tecnológica em Peniche

smartOCEAN_site_2_8_2019O Parque de Ciência e Tecnologia do Mar – SmartOCEAN vai nascer em Peniche com o objetivo de concretizar o desígnio do mar e incentivar a exploração sustentável dos recursos marítimos. A infraestrutura tecnológica de acolhimento empresarial focada na economia do mar deverá começar a ser construída em 2020, e é um projeto da Câmara Municipal de Peniche, da Docapesca – Portos e Lotas, S.A., do Politécnico de Leiria e do Centro de Inovação em Biotecnologia de Cantanhede (Biocant).

Trata-se de um projeto estruturante que promoverá a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e a inovação de base tecnológica. O SmartOCEAN permitirá captar e reter talentos e recursos e gerar inovação sustentável, assumindo o papel de agente catalisador de uma economia do mar sustentável, fortemente empreendedora, valorizando economicamente a investigação aplicada, e tirando vantagem de uma rede colaborativa focada na inovação amiga do mar e do ambiente.

O SmartOCEAN pretende criar uma relação simbiótica entre o território de Peniche, com uma forte vocação e tradição marítima, a formação superior nas áreas do turismo e ciência e tecnologias do mar, na Escola Superior de Turismo e Tenologia do Mar (ESTM), e da infraestrutura científica do Politécnico de Leiria dedicada ao mar, o CETEMARES. Assumindo a missão de diversificar as atividades desenvolvidas nas áreas portuárias, esta plataforma tecnológica dirige se a start-ups e spin-offs na área da economia do mar, empreendedores e investigadores, e empresários que pretendam tirar vantagem deste ecossistema de inovação.

«Queremos contribuir para a mudança de paradigma empresarial das comunidades costeiras. O mar não é só fonte de pescado, e a economia do mar deve ser baseada no conhecimento e na inovação, com respeito pelos recursos limitados dos oceanos, numa estreita ligação à investigação e ao desenvolvimento socioeconómico», explica Sérgio Leandro, coordenador científico do projeto.

 


O SmartOCEAN será concretizado em 2020, com 1500 m2, junto ao edifício CETEMARES, na zona central da cidade de Peniche. Está desenhado para servir de interface entre os sistemas empresarial e científico, e será dotado de condições de excelência, em termos físicos e em equipamentos tecnológico, com vista à incubação de empresas com atividade no âmbito da aquacultura, biotecnologia, inovação alimentar, turismo costeiro e tecnlogias de informação, comunicação e eletrónica (TICE). Trata-se de um investimento superior a 3.5 milhões de euros, financiado através de fundos comunitários e fundos próprios da Associação que irá gerir o parque.

Diversas empresas já manifestaram interesse em integrar o projeto, nomeadamente a Bitcliq (na área das tecnologia da informação comunicação e TICE), a SEAentia e a Flying Sharks (ambas na área da aquacultura), a I&D Food (inovação alimentar/biotecnologia), a Professional Fish Keepers (aquacultura ornamental), a Bluegrowth (consultoria), a Domatica (internet of things), a Youseame (turismo náutico), e o Ocean Tech HUB.

AVISO

No período de 29 de julho a 23 de agosto de 2019 e em outros períodos assinalados, estão encerradosparcial ou totalmente, algumas Escolas e Serviços do Instituto Politécnico de Leiria, sendo assegurado o atendimento ao público, de acordo com o mapa abaixo. Esta iniciativa visa promover a redução de custos com o funcionamento de edifícios, mantendo a qualidade do serviço prestado.


Para informações adicionais:

Telefone: 244 830 010

E-mail: ipleiria@ipleiria.pt

MAPA DE FUNCIONAMENTO

SitePolitécnico de Leiria ganha Bolsas por Projetos de Promoção de Saúde junto da comunidade

Dois projetos de investigação do Politécnico de Leiria foram distinguidos com bolsas que têm como principal objetivo a promoção de saúde junto da comunidade. O projeto “Plataforma móvel de promoção da atividade física em pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos cuidados de saúde primários” recebeu a Bolsa de Inovação Diagnóstica e Terapêutica Update em Medicina/Alfasigma em Cuidados de Saúde Primários. Já o Prémio atribuído pela Fundação Europeia do Pulmão/Sociedade Europeia Respiratória será usado em iniciativas que visam promover a saúde respiratória junto de três grandes grupos: crianças, adolescentes e adultos.

O Prémio concedido pela Fundação Europeia do Pulmão (1.000 euros) será aplicado no âmbito da campanha Healthy Lungs for Life, e pretende aumentar o conhecimento do impacto da má qualidade do ar na saúde respiratória, aumentar a consciencialização sobre as medidas que todos devem tomar para proteger os seus pulmões da poluição interna e externa (como parar de fumar e praticar exercício físico), entre outros. As atividades do projeto, coordenadas por Joana Cruz, investigadora do Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria (ciTechCare), arrancam já no próximo ano letivo.

A proposta selecionada pela Update em Medicina/Alfasigma (3.000 euros), cujo investigador principal é o médico Bruno Carreira, da Unidade de Saúde Familiar Santiago (Marrazes), será repartido entre a USF Santiago e o Politécnico de Leiria, que desenvolvem o projeto em conjunto. Este contempla o desenvolvimento de uma aplicação móvel, o indivíduo com DPOC poderá descarregar no telemóvel com o objetivo de receber prescrição de atividade física personalizada, que será indicada pelo médico dos cuidados de saúde primários mediante a condição do utente e o seu contexto (através de uma plataforma web desenvolvida no mesmo âmbito). O clínico monitoriza o progresso do utente, nomeadamente se cumpre o plano prescrito ou se tem dificuldade, e pode em qualquer altura alterar o plano, que fica imediatamente disponível. Será realizado um estudo-piloto na população com DPOC seguida na Unidade de Saúde Familiar, reforçando assim o papel dos Cuidados de Saúde Primários na promoção de atividade física.

foto_tubaroes_site_25_7_2019Investigação conclui que habitat dos tubarões no oceano está ameaçado pela pesca

Cerca de quarto dos refúgios dos tubarões oceânicos situa-se em zonas de pesca ativas, o que constitui uma ameaça eminente para estes icónicos predadores do Oceano. Esta descoberta confirma a urgência de reunir esforços de conservação para proteger os tubarões pelágicos, que se encontram em declínio evidente.

“Global spatial risk assessment of sharks under the footprint of fisheries” é o título do artigo realizado em coautoria com André S. Afonso, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – MARE do Politécnico de Leiria, publicado na prestigiada revista internacional Nature. Entre outros projetos, André tem conduzido investigação nas áreas da ecologia e conservação de tubarões e do meio marinho, tendo desenvolvido uma grande parte do seu trabalho no nordeste brasileiro.

O estudo, liderado pela The Marine Biological Association, comparou dados de movimento de quase 2.000 tubarões rastreados com tags de transmissores por satélite, que permitiram mapear as respetivas posições e revelar os hotspots usados com um nível de detalhes sem precedentes. Os resultados foram obtidos a partir da colaboração de uma equipa internacional, que envolveu mais de 150 cientistas de 26 países, entre os quais 4 investigadores do MARE.

André Afonso alerta que o «Este trabalho é extremamente importante devido à escala global em que foi conduzido e à implicação dos resultados obtidos para a conservação dos recursos oceânicos. O estudo estima que 24% da área dinâmica utilizada por tubarões pelágicos em cada mês coincida com áreas onde decorre pesca industrial com palangre, o que indica uma exposição bastante elevada destas espécies já de si vulneráveis à pressão pesqueira. Os tubarões azul e mako chegam mesmo a atingir 76% e 62% de sobreposição espacial com esses aparelhos de pesca. Perante esta constatação, torna-se urgente implementar medidas de protecção em regiões oceânicas para assegurar a conservação destas importantes populações de predadores marinhos.»

 


Mare – Politécnico de Leiria

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – MARE  é uma unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) classificada como excelente, na área das Ciências do Mar, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O polo MARE no Politécnico de Leiria centra a sua investigação nas áreas da Biotecnologia Marinha, Biologia Marinha e Sustentabilidade Recursos Alimentares Marinhos. Associada à forte componente de investigação e desenvolvimento, a interceção destas áreas permite fomentar a inovação e potenciar a transferência de conhecimento para as empresas, característica enraizada no ADN do MARE-IPLeiria. Esta vocação aliada à missão de sensibilizar para a sustentabilidade e comunicar ciência e conhecimento no domínio dos ambientes e recursos marinhos, permite criar as pontes do Mar para a Sociedade.

 

 

Parceria com Alcobaça Visa requalificação ao nível das acessibilidades

protoc_acessibilidades_alcobaca_site17_7_2019No dia 17 de julho, o Politécnico de Leiria e o Município de Alcobaça estabeleceram um protocolo de cooperação com promover o estudo de caracterização e desenvolvimento de soluções de acessibilidade na infraestrutura pedonal na União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e São Martinho do Porto, bem como ao nível da mobilidade urbana na cidade de Alcobaça. Considerando a adoção de medidas de inclusão de cidadãos com mobilidade condicionada, a indicação de medidas de correção relativamente às situações identificadas e a introdução de melhorias no sistema de transportes.

LicSite

Candidaturas ao ensino superior 2019/2020

No ano letivo de 2019/2020 o Politécnico de Leiria abre 1.915 vagas, contando com 49 licenciaturas ministradas em regime diurno, pós-laboral e ensino a distância
Procuramos antecipar as tendências de mercado, mantendo a oferta formativa adaptada às necessidades existentes, bem como às expetativas académicas e profissionais dos estudantes. Os cursos disponibilizados são multidisciplinares e proporcionam uma elevada componente teórico-prática em diversas áreas do conhecimento:

// Artes e Design
// Ciência e Tecnologia do Mar
// Ciências Empresariais e Jurídicas
// Educação e Ciências Sociais
// Engenharia e Tecnologia
// Saúde e Desporto
// Turismo

Os candidatos podem consultar mais informações sobre a oferta formativa do Politécnico de Leiria na página Cursos


Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2019/2020
1.ª Fase – CNAES
Entre os dias 17 de julho e 6 de agosto, decorreram as candidaturas à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que se realizam online no site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). Os resultados desta fase serão divulgados a 9 de setembro no site da DGESConsulta mais informações sobre as licenciaturas do Politécnico de Leiria e descobre o curso certo para ti. 

Concursos Especiais 2019  

Candidaturas 1.ª fase: 15 de julho a 14 de agosto
As candidaturas ao ensino superior via Concursos Especiais decorrem neste site em: candidaturas.ipleiria.pt

 Mais Informações 

Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso 2019 

Candidaturas: 15 de julho a 14 de agosto

As candidaturas ao ensino superior via Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso decorrem neste site em: candidaturas.ipleiria.pt


Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior

Os Serviços Centrais do Politécnico de Leiria, na Rua General Norton de Matos – Leiria, e a Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha têm a funcionar gabinetes de apoio às candidaturas, desde o dia 18 de julho.
HORÁRIOS (dias úteis)
Leiria: 10h00 – 16h00 
Caldas da Rainha: 10h00 – 12h00 | 14h00 – 16h00 

244 830 013 | acesso@ipleiria.pt


Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior
O Politécnico de Leiria integra o Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior (GTAEDES) e a rede de Instituições de Ensino Superior que disponibilizam apoios específicos para estudantes com deficiência: www.gtaedes.pt/dsa

2SiteContent

Estudantes Internacionais 2019/2020: candidaturas 

Escolheste Portugal e o Politécnico de Leiria para uma experiência académica internacional?
Começa da melhor forma, através da consulta das indicações relativas à submissão de candidatura e outras orientações adicionais.

Acede à página dos Cursos e descobre a formação que mais se adequa ao teu perfil e às competências que pretendes desenvolver.

O Portal de Candidaturas disponibiliza todas as informações úteis às diferentes etapas do processo. Realiza a tua candidatura online

Portal de Candidaturas

 

MAIS INFORMAÇÕES: www.ipleiria.pt/internacional/estudantes-internacionais

Em caso de dúvida, não hesites em contactar-nos: estudante.internacional@ipleiria.pt

 


Calendários

 Licenciaturas: candidaturas (3.ª fase) – até 8 de setembro de 2019

 Mestrados: matrículas (2.ª fase) – até 16 de agosto de 2019

 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP): matrículas – até 10 de setembro de 2019

Informação adicional

Visto (antes de partir)

Visto (depois de partir)

Bolsas de Estudo

Estudante por País

 

universiadas_verao_site1_3_7_2019Polytechnic of Leiria at Summer Universiade for the first time

For the first time in the history of the institution, 3 student-athlete from the Polytechnic of Leiria are part of the Portuguese Mission to compete at the 30th edition of the Summer Universiade, taking place in Naples, Italy, from July 3 to 14.

Under the guidance of former marathon runner Susana Feitor, 72 student athletes in 10 modalities represent Portugal: athletics (13), female basketball (12), male volleyball (12), taekwondo (8), swimming (8), judo (6), fencing (5), tennis (4), artistic gymnastics (3) and rhythmic gymnastics (1).

We are incredibly proud of the participation of our students in such important competition. Her names:

Evelise Veiga ( Management Bachelor | School of Technology and Management): long jump and triple jump

Joana Ferreira ( Physiotherapy Bachelor | School of Health Sciences): 5,000m plans

Joana Pontes Physiotherapy Bachelor | School of Health Sciences): 20,000km march

You may follow their participation in:
www.facebook.com/fadupt | www.universiade2019napoli.it

 


Sports at Polytechnic of Leiria

The Polytechnic of Leiria encourage and support the practice of sports among their students offering more than 30 modalities. Every year, Polytechnic of Leiria distinguishes its student-athletes in the Sports Gala, awarding the best of the best

In the last years, Polytechnic of Leiria has improve their sports results and participating, achieving the high level of the main institutions of higher education in Portugal. In the sports history of Polytechnic of Leiria, we count more than 60 national university awards. It is also worth mentioning the participation in 12 European university championships, in representation of Portugal.

By the end of June 2019, the Foundation for Science and Technology (FCT) announced the results of the Research Units (RUs) evaluation process for multi-annual funding for the period 2020-2023.

For the first time, all Polytechnic of Leiria RUs applied for evaluation (applications took place in February 2018) and we are very proud to announce that all had a positive evaluation!

The total funding obtained amounts to more than 1 million euros and also includes funding for contracting PhD researchers and several PhD fellowships.

General results can be obtained here: https://www.fct.pt/apoios/unidades/avaliacoes/2017/resultados.phtml.pt

Congratulations to all our RUs! We wish you all lots of scientific success for the next four years!

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) divulgou no final de junho 2019 os resultados do processo de avaliação das Unidades de Investigação (UIs) para financiamento plurianual para o período 2020-2023. 

Pela primeira vez no Politécnico de Leiria, todas as UIs se apresentaram a avaliação (candidaturas decorreram em fevereiro de 2018) e é com muito orgulho que divulgamos que todas tiveram avaliação positiva!

O financiamento global obtido ascende a mais de 1 milhão de euros e inclui ainda financiamento para contratação de doutorados e diversas bolsas de doutoramento.

Os resultados gerais podem ser obtidos aqui: https://www.fct.pt/apoios/unidades/avaliacoes/2017/resultados.phtml.pt

Parabéns a todas as nossas UIs e votos de muito sucesso científico para o próximo quadriénio!

diana_policarpo_site_4_7_2019Diplomada da ESAD.CR vence Prémio Novos Artistas Fundação EDP

No dia 2 de julho de 2019, o júri da 13.ª edição do “Prémio Novos Artistas Fundação EDP” atribuiu o 1.º lugar desta competição − 20 mil euros − a Diana Policarpo (Lisboa, 1986), antiga estudante de Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

Entre outros fatores relevantes, foi valorizada a «coerência da pesquisa e do discurso» do projeto “Death Grip” apresentado pela artista para materializar a trajetória de fungos parasitas , que se traduziu «numa inovadora instalação multimédia com grande valorização da componente sonora, criando um ambiente imersivo que assegura uma grande eficácia na relação do conceito idealizado e a sua concretização no espaço.»

A exposição dos 6 artistas finalistas (selecionados entre mais de 530 candidatos) pode ser vista até 9 de setembro, na Central Tejo.

O Prémio Novos Artistas Fundação EDP foi instituído em 2000 e destina-se à revelação de novos valores da criação nacional, no domínio das artes plásticas. O prémio é reconhecido como um dos mais significativos no panorama artístico português.

 

Mais Informações

 

 

 

Novo curso de Tecnologias Informáticas em parceria com a Deloitte

bright_star_site_2_7_2019O Politécnico de Leiria vai abrir um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Tecnologias Informáticas: a apresentação pública deste TeSP decorreu no dia 3 de julho, no auditório 2 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

O curso entra em funcionamento já no próximo ano letivo, na ESTG, em parceria com a Deloitte, que financia com uma bolsa mensal os estudantes admitidos no curso

Trata-se de uma formação para a empregabilidade, numa área de elevado interesse social e de grande procura por parte do mercado. O curso inclui um programa-piloto ao longo do percurso académico, de transferência de working skills, que permitirá aos estudantes serem formados e preparados para a vida ativa, através da aquisição de competências práticas em ambiente real de trabalho.

Os estudantes serão apoiados através do Programa BrightStart da Deloitte, que assumirá o pagamento da propina e dos emolumentos associados à formação, recebendo também uma bolsa, durante cinco anos, para que possam prosseguir os seus estudos na licenciatura em Engenharia Informática. O Programa assegura ainda um computador portátil a cada estudante, e o estágio curricular, assim como garante a realização de ações de formação específicas ao longo do curso. O currículo académico será muito prático, permitindo aos estudantes trabalhar em ambiente real.

O TeSP em Tecnologias Informáticas visa formar profissionais para, de forma autónoma ou em equipa, conceber, modelar, implementar e manter sistemas de informação de suporte às organizações, tendo como base as tecnologias informáticas emergentes e as existentes no mercado, de modo a permitir a otimização dos processos de negócio. O profissional com esta formação terá um nível elevado de especialização em tecnologias digitais e aplicações, nomeadamente SAP, OutSystems, Navision, Java, RPA (Robotic Process Automation), entre outras, o que lhe permitirá criar valor nas organizações e na economia.

Atleta do Politécnico de Leiria é vice-campeã Universitária Mundial

evelise_prata_site2_10_7_2019No dia 12 de julho, Evelise Veiga repetiu a medalha de prata no “Triplo Salto” das Universíadas de Verão Nápoles 2019. Anteriormente, no estádio de San Paolo, a estudante-atleta do Politécnico de Leiria ‘voou’ longe e arrecadou a medalha de Prata no “Salto em Comprimento” com a marca de 6,61m (recorde pessoal igualado), a primeira da comitiva portuguesa. Esta classificação, obtida a 9 de julho, dá-lhe a oportunidade de representar Portugal no Campeonato do Mundo de Atletismo em Doha.

Vídeo do salto

Entretanto, obteve também qualificação no “Triplo Salto” e acreditamos que tudo pode acontecer na final, prevista para as 17h25 desta sexta-feira (12 de julho).

Quem é Evelise Veiga

A atleta portuguesa de “salto em comprimento” e “triplo salto”, federada no Sporting Clube de Portugal, tem 23 anos e é natural de Cabo-Verde. Iniciou a sua carreira no Clube Social e Paroquial Paulo VI, representando o Juventude Vidigalense durante 6 épocas. Atualmente concilia os estudos em Gestão na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria com a alta competição e está qualificada para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020

 PRÉMIOS
2018
Nomeada para o Galardão de Desportista Ano – Jovem Promessa da Confederação Desporto de Portugal
Campeã de Portugal de Pista Coberta – Salto em Comprimento
Campeã de Portugal de Pista Coberta – Triplo Salto
2017
Campeã de Portugal ao Ar Livre – Salto em Comprimento
Campeã de Portugal de Pista Coberta – Salto em Comprimento
5.º Lugar no Campeonato Europa de Sub-23 – Salto em Comprimentos
12.º Lugar no Campeonato Europa de Sub.23 – Triplo Salto
2.ª Classificada na Campeonato da Europa de Nações da 1.ª Liga – Salto em Comprimento

 

Politécnico de Leiria estreia-se nas Universíadas de Verão 2019

foto_universiadas_verão_10_7_2019Pela primeira vez na história da instituição, três estudantes-atletas do Politécnico de Leiria integraram a Missão Portuguesa na 30.ª edição das Universíadas de Verão, que se realizam em Nápoles, Itália, de 3 a 14 de julho.

Sob orientação da antiga maratonista Susana Feitor, Portugal foi representado por 72 estudantes-atletas em 10 modalidades: atletismo (13), basquetebol feminino (12), voleibol masculino (12), taekwondo (8), natação (8), judo (6), esgrima (5), ténis (4), ginastica artística (3) e ginastica rítmica (1).

É com orgulho que partilhamos os resultados das nossas estudantes em competição nesta iniciativa:

Evelise Veiga (curso de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão): conquistou duas medalhas de prata, nas categorias “salto em comprimento” e “triplo salto”

Joana Ferreira (curso de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde): 13.ª classificada na final dos “5.000m planos”

Joana Pontes (curso de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde): 18.º lugar nos “20.000km marcha”

As nossas estudantes-atletas estão entre as melhores do mundo!

O desempenho das atletas nas diferentes etapas deste evento desportivo internacional pode ser revisto em: 
www.facebook.com/fadupt | www.universiade2019napoli.it

 


Desporto no Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria apoia os seus estudantes na prática de desporto, dispondo de mais de 30 modalidades desportivas. Anualmente distingue os seus estudantes-atletas na tradicional Gala do Desporto, que celebra o desporto e premeia os melhores dos melhores.

Nos últimos anos, tem-se colocado ao nível das maiores instituições de ensino superior do país, no que diz respeito à participação e aos resultados desportivos. No percurso desportivo do Politécnico de Leiria, somam-se mais de 60 títulos nacionais universitários, aos quais se junta um sem número de classificações em lugar de pódio. Destaca-se, ainda, a participação em 12 campeonatos europeus universitários, em representação de Portugal.

SiteBolsas para Estágios Internacionais através do Erasmus+

Encontram-se abertas, em permanência, as candidaturas para a realização de um estágio internacional através do programa Erasmus+.
Este estágio pode ser realizado durante a frequência de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) − apenas estágios curriculares, Licenciatura ou Mestrado, mas é igualmente possível usufruir de um bolsa para estágio Erasmus+ até um ano após a conclusão dos estudos!

 

TIPOLOGIAS DE ESTÁGIO (o programa Erasmus+ permite a realização de três modalidades distintas):

Estágios Curriculares − reconhecidos academicamente no âmbito do curso e estão integrados no trabalho desenvolvido para a unidade curricular correspondente (Estágio/Projeto/Tese)

Estágios Extracurriculares – realizados sem reconhecimento académico enquanto for estudante no Politécnico de Leiria (com inclusão no Suplemento ao Diploma)

Estágios para Recém-Graduados – sem reconhecimento académico, realizados no prazo de um ano após o término do seu curso no Politécnico de Leiria (poderá ser incluído no Suplemento ao Diploma)

 

LOCAIS DE ESTÁGIO:

Qualquer um dos 27 países da União Europeia e para os seguintes países que, ainda que não pertencendo à UE, integram o programa Erasmus: Islândia, Liechtenstein, Noruega, Macedônia e Turquia (excluindo Portugal).

A instituição de acolhimento poderá ser uma empresa/instituição pública ou privada, ou num centro de investigação de um daqueles países. Não é necessária a assinatura de qualquer tipo de acordo ou protocolo para a realização da mobilidade. Será apenas necessário a assinatura de um “Traineeship Agreement” para a formalização do contrato de estágio.

Como podes encontrar o local de estágio? 

– Contactar diretamente as instituições do teu interesse

– Consultar alguns sites que disponibilizam ofertas de estágio, nomeadamente:

Portal do Politécnico de Leiria (Mobilidade para Estágios) | ERASMUSINTERN | EURES | Leo-Net  > Job Offer exchange | Europlacement | Expertise in Labour Mobility (ELM) | Praxis

– Contactar docentes/diretores de curso no sentido de obter uma orientação a este respeito e informações sobre eventuais ofertas de estágio internacional de que tenham conhecimento

 

DURAÇÃO DO ESTÁGIO:

Poderá variar entre os 60 dias consecutivos até 6 meses. O fim da mobilidade não poderá ocorrer para além do ano após o término do ciclo de estudos

 

BOLSAS / CONSÓRCIO ERASMUS CENTRO: www.ipleiria.pt/internacional/mobilidade-estagios/#consorcio

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional do Politécnico de Leiria: ana.boaventura@ipleiria.pt / 244 830 010;

Serviço/gabinete de relações internacionais da respetiva Escola

 

Links úteis: www.ipleiria.pt/internacional/mobilidade-estagios | https://erasmusapp.eu

Não Percas a Oportunidade de Realizar um Estágio Internacional!

Mesmo que tenhas concluído o curso este ano, ainda estás a tempo!!!

m_industria_site_17_7_2019Politécnico de Leiria, Nerlei e Cefamol revelam aumento de bolsas de estudo e das empresas associadas para 2019/2020 

No próximo ano letivo sobe para 39 o número de empresas que patrocinam 53 bolsas de estudo Politécnico de Leiria + Indústria a estudantes das respetivas Escolas. Durante o “VII Encontro Politécnico de Leiria + Indústria”, em conjunto com a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e a Associação Nacional de Indústria de Moldes (CEFAMOL), o Politécnico de Leiria anunciou novas tipologias de apoio das empresas:

Programa Mestrados + Inovação: inclui o apoio financeiro das empresas a estudantes que desenvolvam projetos relevantes para as mesmas

Programa de “Labelling”: remodelação de quartos nas residências de estudantes, em que as empresas ajudam financeiramente para a criação de melhores condições

Álbum de fotografias do evento

fotos_m_ind_site_18_7_2019“Ligar pessoas, estratégia e performance” foi tema deste encontro, que decorreu no dia 16 de julho, no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande. Na sessão que juntou convidados e empresários da Região, para realçar a ligação já consolidada entre a Academia e a Indústria, Cidália Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, enalteceu as potencialidades da Região e da cidade, nomeadamente a vertente industrial, com a sua ascensão e inovação ao longo dos tempos, desde o vidro e o plástico à produção de moldes. «Temos um espaço de inovação industrial, uma aposta que se vê refletida nesta parceria com o Politécnico de Leiria. A Marinha Grande e a região serão sempre a casa da ciência e do conhecimento», afirmou a autarca.

Academia e Indústria − balanço e resultados

RP1_m_ind_site_18_7_2019Rui Pedrosa sublinhou a relevância de ter cada vez mais o conhecimento ao serviço da sociedade. «É muito importante atrair e reter talento para garantir a grande competitividade que existe entre os territórios. Como tal, importa destacar quatro pontos: o ensino de qualidade, a qualidade de vida deste território, a segurança e a cultura», salientou o presidente do Politécnico de Leiria. «Este protocolo Politécnico de Leiria + Indústria cada vez mais afirma o território. Devo agradecer a visão de duas instituições [Cefamol e Nerlei], que trazem para a luz do dia a inovação e a responsabilidade social

O presidente da Cefamol, demonstrou o seu agrado pelo envolvimento neste projeto em 2013, que derivou de uma série de necessidades e da falta de aproximação entre o meio académico e o meio empresarial. «Passámos de sete bolsas no primeiro ano para 41 bolsas em 2018 e de sete empresas para 33, o que equivale a um investimento líquido de 150 mil euros, e claro, à força de vontade», indicou João Faustino. «Cada vez há mais a necessidade de soluções integradas, de novos métodos e processos, e o investimento em tecnologia. É preciso termos melhores soluções para o aumento da competitividade e o fomento exponencial da qualidade para chegarmos aos nossos pares internacionais», salientou o presidente o presidente.

António Poças frisou a importância do protocolo assinado e da sua efetividade no terreno, bem como das empresas que se associaram a esta iniciativa, acrescentando que «O alargamento das bolsas a todas as áreas de formação do Politécnico de Leiria potencia robustez e flexibilidade, que podem ajudar na resolução de dificuldades que as empresas possam ter». O presidente da Nerlei destacou que «Neste sétimo ano de protocolo devemos apostar no reforço da qualidade da parceria e no fortalecimento da cooperação positiva entre empresas e estudantes.»

fotos_m_ind_site3_18_7_2019Ana Sargento, vice-presidente do Politécnico de Leiria mostrou os principais resultados do protocolo Politécnico de Leiria + Indústria relativos a 2018/2019. A parceria entre as três entidades resultou no último ano letivo na realização de mais de 60 visitas de estudo e 2.793 estágios, mais de 260 seminários e aulas abertas com oradores das empresas, e mais de 140 projetos de licenciatura e mestrado aplicados a empresas. Ao nível da partilha e valorização do conhecimento, foram aprovados 15 novos projetos que envolvem empresas e que representam 22 milhões de euros, e 73 novos contratos de prestação de serviços adjudicados, que equivalem a 850 mil euros.

No âmbito dos objetivos da parceria Politécnico de Leiria + Indústria para 2019/2020, Ana Sargento enumerou quatro: o alargamento do impacto do protocolo a todas as Escolas, o aumento do número de bolsas e empresas envolvidas, o alargamento da possibilidade da aproximação das empresas a outras formas de apoio, e o aumento da interação dos estudantes que recebem as bolsas com as empresas que os apoiam.

Apresentação valoriza o papel das pessoas nas instituições

A gestão de talentos foi o mote da palestra proferida por José Bancaleiro, CEO da Stanton Chase, que destacou que as pessoas são o ativo mais importante das organizações. O CEO mostrou alguns casos práticos de como o capital humano pode ser visto como um custo, onde há a tendência para minimizar, ou como um investimento, que bem gerido deve ter um retorno positivo. «Liderar passa por fazer um investimento de tempo e energia e criar emoção nas pessoas.» José Bancaleiro revelou uma fórmula de sucesso na gestão de pessoas: Competentes + motivados + focados = resultados. Na reta final da sua apresentação, o CEO falou de employer branding e da importância de atrair e reter talentos nas empresas.

fotos_m_ind_site2_18_7_2019

Sessão encerra com elogio ao Politécnico de Leiria e ao trabalho em rede

Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), encerrou a sessão, num discurso elogioso à Região de Leiria, nas vertentes empresariais, culturais e sociais, e ao Politécnico de Leiria, como sendo um dos melhores do País. «É uma região onde as entidades trabalham em rede e partilham conhecimento. Souberam posicionar-se nas cadeias de valor e internacionalizar-se, o que as mantém competitivas», afirmou a presidente. «Na região de Leiria celebra-se com orgulho os sucessos uns dos outros. Os projetos de investimento apoiados são dinamizados por empresários locais, o que aumenta a capacidade de produção e a realização de atividades.»

«O Politécnico de Leiria fez muito pelo País, sobretudo a nível político, apelando ao reconhecimento do ensino politécnico, sempre apoiado pelas entidades da Região, o que reflete o espírito das pessoas e das organizações», valorizou a dirigente, que ainda salientou o facto do Politécnico de Leiria ter tomado a dianteira, ao realizar uma parceria com as empresas, indo ao encontro das necessidades do mercado de trabalho. Ana Abrunhosa terminou a dar os parabéns às empresas que abrem com generosidade as suas portas aos jovens, e ajudam o Politécnico de Leiria a formar melhor os seus estudantes, não esquecendo de que são as empresas que geram riqueza e emprego numa região.

 


Protocolo Politécnico de Leiria + Indústria

O protocolo de cooperação formalizado pelo Politécnico de Leiria, a NERLEI e a CEFAMOL em 2013, consiste no desenvolvimento de atividades conjuntas que visam proporcionar aos estudantes o contacto com o tecido empresarial desde o primeiro ano, através de formação em contexto de trabalho, o desenvolvimento de projetos em parceria com as empresas, a utilização prática dos conteúdos programáticos das unidades curriculares, uma primeira interação com a realidade de trabalho, e identificação e potencialização das ações e projetos conjuntos.

Jovens de todo o País no Politécnico de Leiria para descobrir a Indústria e a Região

Já na sexta edição Leiria In − Semana da Indústria, o Politécnico de Leiria voltou a apresentar a vanguarda da tecnologia e o distrito. O Leiria-In proporcionou uma semana inesquecível, repleta de atividades ligadas à robótica, à computação e ao mundo da indústria, em várias áreas. Decorreu entre os dias 8 e 13 de julho na região de Leiria, o programa de atividades contemplou visitas a 19 empresas e indústrias locais e regionais, workshops, atividades culturais, desportivas e o conhecimento transversal da região.

Além dos mais de 50 jovens estudantes, provenientes de 13 distritos, 30 concelhos, e 40 escolas secundárias e profissionais, este ano a iniciativa acolheu participantes além-fronteiras, recebendo pela primeira vez cinco estudantes do ensino secundário oriundos do Equador.

A Semana da Indústria, organizada pelo Politécnico de Leiria e pela revista Fórum Estudante em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal da Marinha GrandeAssociação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL), pretende destacar a importância da indústria para a economia e desenvolvimento de Portugal, e despertar vocações para as profissões ligadas a estes setores de atividade, junto dos estudantes do ensino secundário e profissional.

Leiria IN dedica o primeiro dia à cultura

As atividades da academia de verão Leiria In começaram oficialmente no dia 8 de julho com a Sessão de Boas-Vindas, que se realizou no Edifício da NERLEI. Ana Sargento, vice-presidente do Politécnico de Leiria, realçou «a procura muito elevada” desta academia por parte de estudantes de todo o país, classificando os presentes como “52 sortudos”». A dirigente acrescentou ainda que atualmente mais de 10% dos estudantes são internacionais, sem dúvida «uma mais-valia, não só para a instituição, como para a região».

Os jovens tiveram oportunidade de conhecer de perto o património histórico e cultural da cidade, com visitas ao Moinho do Papel e ao Museu de Leiria.
Informação detalhada

1dia_Leiria_In_2019

Madalena Silveirinha, coordenadora do espaço, destaca que, além da «explicação do fabrico do papel e da farinha, através de um moinho de água», o Moinho do Papel recebe regularmente concertos, oficinas, teatro, sessões de poesia e outros eventos.

No Museu de Leiria, Mário Coelho mostrou a exposição temporária “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal”, o Técnico de Serviço Educativo do Museu recordou a forte ligação da região ao fabrico deste material. 

Álbum de fotografias

Roteiro diário

Programa de Atividades  | Nota de ImprensaÁlbum de Fotografias

MAIS INFORMAÇÕES

 


APRENDE . PARTILHA . LIDERA
VEM ESTUDAR NO POLITÉCNICO DE LEIRIA!

Leiria-In

Processo de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito

 

Estão disponíveis para consulta os resultados definitivos do Processo de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito relativas aos anos académicos 2015/2016 e 2016/2017 – Despacho nº 146/2019.

O processo de atribuição de bolsas de estudo por mérito abrange o universo dos estudantes que tenham estado inscritos num ciclo de estudos de licenciatura, de mestrado ou num Curso de Especialização Tecnológica/Curso Técnico Superior Profissional ministrado nas Unidades Orgânicas do Politécnico de Leiria.

 

Lista Definitiva – Bolsas de Estudo por Mérito 2015/2016

Lista Definitiva – Bolsas de Estudo por Mérito 2016/2017

 

NOTA:

Publicitado ao abrigo do artigo 12.º do Despacho n.º 13531/2009, publicado no DR, 2.ª série – n.º 111, de 9 de junho de 2009 alterado pelo Despacho n.º 7761/2017, publicado no DR, 2.ª série – n.º 170, de 4 de setembro de 2017.

site_com_rep_dominicana_13_6_2019

Polytechnic of Leiria strengths academic partnership with  Dominican Republic

 

On June 13, the Polytechnic of Leiria received a group of representatives from the Autonomous University of Santo Domingo (Dominican Republic), led by the General Director of Cooperation and National and International Relations, Jorge Asjana David. The delegation visited School of Technology and Management (ESTG), School of Arts and Design (ESAD.CR) and Central Services of the Polytechnic of Leiria.

The objective is to develop and deepen the existing relationships between these institutions in the areas of Education and Social Sciences, Engineering and Technologies, Management, Arts and Design and Tourism. Under the cooperation agreement established with the Ministry of Higher Education, Science and Technology (MESCyT) four students from the Dominican Republic (two from the UASD), are attending masters degrees in Communication and Media and  International Business, and new students are expected to enroll next year. 

The 100-year-old Autonomous University of Santo Domingo is the only state university in the Dominican Republic. Located in the capital, it is present in 18 of the 31 provinces of the country.

 

prot_china_site_12_6_2019

Leiria Polytechnic strengthens cooperation with China

 

On june, 11,  Polytechnic of Leiria received a delegation from Jiangxi University of Finance and Economics (JUFE) to formally sign a cooperation agreement with this Chinese university, located in Nanchang city, Jiangxi province. This institution has more than 30 thousand students and 16 faculties that offers undergraduate, master’s and doctorate courses in various scientific areas. JUFE is one of the leading universities in China in Economics and Management, also offering training in areas such as Legal Sciences, Engineering, Humanities, Agriculture, Education, Arts, Tourism and Foreign Languages.
This protocol will enable the exchange of students, teachers and researchers in areas of common interest, as well as, R&D projects.

 

 

 

 

 

Álbum de fotografias

 

Nafsa 2019: Global Leadership, Learning and Change

The NAFSA – International Educators’ Association organizes an annual conference that attracts more than 9,000 visitors from worldwide. This year the 71st edition of the NAFSA conference had as main subject “Global Leadership, Learning and Change” and took place in Washington D.C., USA, from May 26-31, with more than 400 exhibitors from around 50 countries. IMG-20190531-WA0053

The Polytechnic of Leiria marked its presence, for the 5th time, being part of the Portuguese delegation with a “Study & Research in Portugal” pavilion sponsored by the Ministry of Science, Technology and Higher Education.

Study & Research in Portugal is a new platform that promotes and support the internationalization of higher education, science and technology across the globe, aiming to be a single point for students, researchers, teachers, families, higher education institutions, research centers and companies.

IMG-20190531-WA0056This event gives not only the opportunity to have contact with the latest trends and good practices in the internationalization of higher education, but also the possibility to:

• Promote through Study & Research in Portugal a unique and attractive image of Portugal in order to engage foreign students and researchers;

Develop contacts, both with existing partners and with new and potential ones, not only Americans as the world over;

Deepen knowledge through the sessions and workshops in the conference program;

Participate in networking actions, including E2E events (Education2Education);

Reveal the diversity of the offer of each institution and promote this offer with the networks of partners and the Portuguese diaspora in the USA.

 

 

 

 

Inscreve-te no Comboio do Conhecimento e ganha uma viagem

comboio_conhecimento_site2_2_7_2019

Após o sucesso da edição de 2018, o Governo de Portugal volta a dinamizar o Comboio do Conhecimento, que arrancou no dia 28 de junho, envolvendo as áreas  da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Planeamento e das Infraestruturas, do Turismo e da Educação, com o objetivo de promover o conhecimento do território português aos estudantes inscritos no 1.º ano e pela 1.ª vez, numa Instituição de Ensino Superior portuguesa, pública ou privada, em Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), Licenciaturas ou Mestrados Integrados, que demonstrem aproveitamento escolar no ano letivo de 2018/2019.

Considera-se ter tido aproveitamento escolar, para estes efeitos, o estudante que tenha sido aprovado em:

  • Pelo menos, 36 ECTS, se inscrito a 36 ou mais ECTS 
    ou
  • Na totalidade dos ECTS a que esteve inscrito, se inscrito em menos de 30 ECTS

Os estudantes podem requerer os vouchers através do portal www.comboio-conhecimento.pt, tendo assim acesso a um conjunto de serviços:

  • Descontos nas Pousadas de Juventude geridas pela Movijovem: 6 noites de alojamento em quarto múltiplo, com pequeno-almoço incluído, pelo preço global de 50€
  • Passe de 7 dias consecutivos nos serviços urbano, regional, inter-regional e intercidades, para utilização até ao final de 2019 na rede da CP
  • Oferta do Cartão Jovem EYC, mediante pedido online

Sob o lema “Não fiques apeado – dá crédito aos teus estudos e vem conhecer Portugal”, a iniciativa insere-se no programa “Estudar mais é preciso”. O Comboio do Conhecimento visa estimular a aquisição de competências e de formação superior, aliada ao sucesso académico, e promover experiências de norte a sul do país.

Será possível partilhar a experiência no Comboio do Conhecimento através da APP Globestamp que, para além de disponibilizar roteiros para os estudantes, permite também planear experiências, registar memórias e impulsionar o espírito de competição saudável.

 

Politécnico de Leiria e Fundação Altice juntos pela promoção da inclusão escolar e social

protc_altice_site_7_5_2019Durante as “Jornadas Supera 2019” – Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade, realizadas entre os dias 2 e 4 de maio, no Politécnico de Leiria, foi celebrado um protocolo de colaboração entre o Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a Fundação Altice Portugal.

O acordo estabelecido entre as duas instituições visa a promoção da inclusão a nível escolar e social, nomeadamente através do desenvolvimento conjunto de formação, projetos, ações e tecnologias direcionadas para a área educativa – no contexto da integração académica e profissional de pessoas com necessidades especiais.

3 de maio de 2019 | Leiria

 


Fundação Altice Portugal

Com o objetivo de concretizar o compromisso de intervenção social no âmbito das suas responsabilidades enquanto agente social, a Fundação Altice apoia prioritariamente as áreas da Arte e Cultura; Educação e Empreendedorismo. O seu contributo para a construção da Sociedade de Informação e Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação concretiza-se, também, por via do apoio ao desenvolvimento das capacidades pessoais, com destaque para o apoio aos cidadãos com necessidades especiais de comunicação.

Investigadora do Politécnico de Leiria premiada pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia

diabetes_premioNo dia 10 de março de 2019, durante o 15.º Congresso Português de Diabetes, foi atribuída a Bolsa Bragança Parreira SPD/Roche ao projeto “CBmeter – uma nova tecnologia com valor preditivo para o diagnóstico de doenças metabólicas”, coordenado por Maria Pedro Guarino, professora adjunta na Escola Superior de Saúde (ESSLei) e investigadora no Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (ciTechCare) do Politécnico de Leiria. Esta atribuição é promovida pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia com o propósito de premiar um projeto de investigação na área da Tecnologia em Diabetes a decorrer em Portugal.

Atualmente, este projeto está a ser desenvolvido em parceria com o Centro Hospitalar de Leiria, EPE e o Politécnico de Castelo Branco, com o objetivo validar o “CBmeter”, sistema conjunto desenvolvido pela equipa de investigação, enquanto recurso viável para deteção de alterações na atividade dos corpos carotídeos correlacionáveis com a diabetes mellitus tipo 2 e pré-diabetes subclínica.

Este prémio é um reconhecimento da qualidade do trabalho de investigação na área da saúde que tem vindo a ser desenvolvido no Politécnico de Leiria, bem como nas instituições envolvidas nos estudos em curso.


MARIA GUARINO DISTINGUIDA NO PRÉMIO CIÊNCIA PULIDO VALENTE 2018 

Na mesma semana, foi atribuído o Prémio Ciência Pulido Valente 2018 na área da Engenharia Biomédica a um trabalho publicado na revista científica internacional, Diabetologia do qual Maria Pedro Guarino é também co-autora.

O objetivo do estudo “Bioelectronic modulation of carotid sinus nerve activity in the rat: a potential therapeutic approach to type 2 diabetes”, elaborado conjuntamente com a autora Joana Sacramento, do Centro de Estudos em Doenças Crónicas CEDOC da NOVA Medical School, foi avaliar o efeito de uma aplicação bioeletrónica no nervo que conecta o corpo carotídeo ao cérebro, o nervo do seio carotídeo, em modelos animais de diabetes tipo 2. Em colaboração com a empresa multinacional Galvani Bioelectronics, a equipa mostrou que é possível restaurar a sensibilidade à insulina, bem como manter o controle glicémico em animais diabéticos submetidos à implantação do dispositivo bioeletrónico. evidenciando a possibilidade do desenvolvimento de uma nova terapia para diabetes tipo 2, uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo.

perin_site_content_28_3_2019

Polytechnic of Leiria discusses strategies to increase Portuguese innovation and science in Europe

 

Polytechnic of Leiria hosted Portugal Conferences in Europe Research and Innovation Network (PERIN), to discuss strategies to improve Portuguese participation in innovation and science research in Europe. João Teixeira, Secretary of State for Science, Technology and Higher Education, brought to light the theme “+ Science, + Europe” trying to discuss ways to “double Portuguese presence in European programs, as well as the role of the Office for the Promotion of the Framework Program to the dynamism of PERIN “.

In this action, promoted by the Foundation for Science and Technology (FCT) and by the National Innovation Agency (ANI), strategies were analyzed to improve Portuguese participation in the next European research and innovation framework program – Horizonte Europa – and to present the PERIN network, which has the dual mission of strengthening the national participation of Horizonte Europa and facilitating the implementation of the “Innovation Strategy for Portugal 2018-2030“.

Session Pictures

Investigação do Politécnico de Leiria para caracterização da Doença Celíaca em Portugal premiada pela Maratona da Saúde

sonia_pereira_site_3_4_2019

A investigação “CeliAct – Doença Celíaca: caracterizar para tratar”, desenvolvida por Sónia Gonçalves Pereira, investigadora do Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (CiTechCare) da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiriarecebeu um dos prémios científicos atribuídos pela 5.ª edição da Maratona da Saúde, na área das Doenças Autoimunes e Alergias, pela primeira vez atribuído a um politécnico. Estes prémios são atribuídos em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que proporciona o apoio logístico necessário ao processo de candidatura, divulgação e distribuição pelo júri.

O projeto “CeliAct” pretende caraterizar a Doença Celíaca em Portugal, criando um biobanco de amostras de soro e fezes de doentes celíacos e dos seus familiares para estudar as porções imunogénicas do glúten, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de um tratamento que proteja os doentes celíacos do ataque errado ao seu sistema imunitário quando estimulado pelo glúten. A Doença Celíaca é um modelo específico de doença autoimune, por ser a única em que se conhece o seu ‘gatilho’, o glúten (presente no trigo, centeio, cevada e aveia), e também a única em que os doentes ficam totalmente assintomáticos se eliminarem por completo este componente das suas dietas, ou seja, deixando de consumir pão, massa, bolos, bolachas, entre outros alimentos. Contudo, só 10% das pessoas com o gene para a doença a desenvolvem e, mais impressionante ainda, algumas pessoas geneticamente suscetíveis têm até anticorpos positivos para a doença mas não ficam doentes ao ingerirem glúten. Tais evidências sugerem que os microorganismos que habitam o nosso intestino (a microbiota intestinal) podem ter um papel muito relevante na doença.

 


MARATONA DA SAÚDE

Além de Sensibilizar para as principais doenças que ainda não têm cura e mostrar aos portugueses que a ciência traz esperança, a associação Maratona da Saúde investe na investigação científica para acelerar a descoberta de tratamentos inovadores e a cura de várias doenças. O financiamento dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica provém de fundos angariados durante o espetáculo solidário, transmitido pela RTP, bem como de outros donativos obtidos através de iniciativas realizadas pela associação e da colaboração de empresas, ao longo da edição.

 

Box Santander debate realidade económica de Leiria

Desde 2006, que o BOX Santander Advance Empresas dá sequência à iniciativa “Mais Próximo das Regiões” que percorre as principais praças de várias cidades do País com o objetivo de reunir empresários, gestores, académicos e associações da região. Entre os dias 20 e 22 de março, as “Conversas Soltas” estiveram pela terceira vez em Leiria, mostrando o que de melhor se faz nesta cidade da Região Centro e evidenciando o dinamismo e potencial económico, houve oportunidade para trocar ideias, partilhar boas práticas e conhecimento, mostrar casos de sucesso e abordar temas fulcrais como formação, digitalização, internacionalização e competitividade.

Entre outras matérias de pertinência transversal, o programa da iniciativa contemplou o tema ‘Leiria em Perspetiva’, debate que contou com a intervenção de Ana Sargento, vice-presidente do Politécnico de Leiria; António Poças, Presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI); Luís Febra, presidente da Socem; Pedro Machado, presidente da Direção Geral de Turismo do Centro; Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria e Ilda Costa, do Santander. A moderação esteve a cargo de Andreia Vale, jornalista da Cofina Media, parceira do evento em conjunto com o Jornal de Negócios e Correio da Manhã. Durante a conversa, foi abordada a falta de recursos humanos experientes e qualificados em determinados setores. Ana Sargento referiu que «Não sendo uma surpresa, estamos a trabalhar no sentido de tentar colmatar esse problema. Claro que nem tudo depende de nós, não temos uma elasticidade completa para aumentar a nossa oferta formativa, sujeitamo-nos também a regras do Ministério em termos de aumento de vagas», acrescentando ainda que, na medida do possível, a instituição está a tentar fazer algum reajuste, alargando a resposta nas áreas profissionais atualmente mais prementes.

International Week 2019 – Applications Open for International Staff

IW_destaqueinterior

Erasmus New Programme Generation: Challenges & Innovations 

POLYTECHNIC OF LEIRIA (PORTUGAL) – INTERNATIONAL WEEK | 6 – 10 May, 2019  

 

Hands on deck! The International Week of the Polytechnic of Leiria (Portugal) it’s just around the corner!

 

We are proud to invite all Erasmus partners to attend our international week that will be held between 6 and 10 May 2019 and will give the opportunity to get to know the unique educational atmosphere lived at the Polytechnic of Leiria in a warm and multicultural environment!

We really hope that the excellent strategic location of the Polytechnic of Leiria in Portugal and in the Region (The Coastal Centre of Portugal), and the sunny weather in May will convince you to visit us.

This year, the academic community is once again planning receptions, cultural events, a networking fair, and some sightseeing tours to highlight the Institution and our region internationally. This event will definitely pinpoint once more the Polytechnic of Leiria as a promoter of global conversation, and as a builder of an exceptional international community. In just a few years spanning our five-campi and creating a space where we can discuss different perspectives of creating a comprehensive space!

We will promote some discussion moments around the Erasmus 2021/2027 Programme and organize a small exhibition of all visitors where each partner can promote their institution and enhance collaboration. It is part of our commitment to have meaningful internationalization, as well as giving our guests the chance to visit the Polytechnic of Leiria and explore potential link-ups. It is an excellent opportunity to network and discover future opportunities for further projects, research and more ways to keep connected!

 

Who can participate?

Teachers and non-teaching staff from partner universities with interest in the above mentioned theme are welcome to attend the programme. Participants are expected to finance their own travel and accommodation through the Erasmus+ programme.

 

Applications will be open between March 3rd and April 15th. Don’t stall your application. Every year we have lots of eager applicants to join our event.

 

Registration Fee – 60€ (includes social and cultural program, one lunch, two dinners)

Registation Form – Click here

Final Programme – Click here

 

Contact and questions?

Ana Boa-Ventura (ana.boaventura@ipleiria.pt)
International Cooperation and Mobility Office – Polytechnic of Leiria

site_content_exer_fisico_saude_1_3_2019

Assinatura de acordo coloca em prática o projeto-piloto da DGS para criação de consulta de medicina do exercício físico em Leiria

Celebrado no dia 27 de fevereiro de 2019, o protocolo de cooperação assinado formaliza a implementação de uma consulta estruturada e multidisciplinar de atividade física nos cuidados de saúde primários. A partir de março, esta modalidade será disponibilizada aos utentes da Unidade de Saúde Familiar Santiago de Leiria, nos Marrazes. 

De âmbito nacional, este projeto-piloto da Direção-Geral de Saúde pretende analisar os benefícios do exercício físico orientado e o respetivo impacto na qualidade de vida dos utentes, avaliando ainda o custo-benefício da aplicação desta medida comparativamente às despesas inerentes à medicação e tratamento. Pedro Morouço, professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, vai orientar a dinamização da consulta de Atividade Física, inicialmente dirigida a utentes com diabetes tipo 2 e depressão (18-70 anos) referenciados por Bruno Carreira, que além de ser professor da Escola Superior de Saúde e investigador do ciTechCare, é médico de Medicina Geral e Familiar (USF Santiago) e responsável pelo projeto.

Na perspetiva de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, esta parceria ilustra bem o importante papel das instituições de ensino superior na promoção do bem-
-estar social e da partilha de conhecimento com a comunidade.

Além do Politécnico de Leiria, a concretização do projeto envolve a participação do Município de Leiria, Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, Unidade de Saúde Familiar Santiago de Leiria e Juventude Vidigalense.

Oferta Especial do valor de taxa de matrícula – 500€

banner

Você que é Estudante Internacional, não perca esta oportunidade de ganhar uma oferta especial no valor  da taxa de matrícula no valor de 500€  para estudar em uma das instituições mais modernas e dinâmicas em Portugal. Com mais de 130 laboratórios de alta tecnologia e ensino inovador, o Politécnico de Leiria pode bem ser o seu primeiro passo para o ensino superior em Portugal. Aproveite esta oportunidade, e responda ao nosso QUIZ. Boa sorte!


I. Descrição

  • Politécnico de Leiria está lançando um  QUIZ para dar aos estudantes internacionais a oportunidade de competir por uma oferta especial de taxa de matrícula no valor de 500€.

 II. Eligibilidade 

São elegíveis para esta competição estudantes internacionais que se candidatam a um mestrado leccionado no Politécnico de Leiria. Para ser totalmente elegível, você precisa:

  • Responder ao QUIZ;
  • Responder ao slogan e enviar fotografia sobre a experiência de estudar fora;
  • Preencher o formulário candidatura;
  • Pagar a taxa de inscrição (€ 60);

 III. Data Limite

  •  Até  24 de abril de 2019

 IV. Eleição dos selecionados

A seleção dos candidatos levará em consideração os seguintes critérios:

  • Número de respostas corretas no questionário;
  • Melhor slogan e foto sobre “uma escolha importante que fizeste e os efeitos que teve na tua vida”;
  • Candidatura online ao mestrado;
  • Pagamento da taxa de inscrição (€ 60);

 V.  Prémio

  • Oferta especial no valor da taxa de matrícula no valor de 500€;

 VI. Vencedores

  •  Os vencedores serão contactados por email.

 VI. Divulgação

  • O (s) vencedor (es) do prémio permite que o seu nome, slogan e foto, bem como o país de origem seja divulgado no site do Politécnico de Leiria e outros canais de comunicação.

 VII. Aviso

  • O (s) prémio (s) não são transferíveis;
  • É apenas permitida uma entrada por estudante;
  • Não são oferecidas alternativas ao prémio;

apple-apples-close-up-162806Projeto para aumentar a durabilidade das maças processadas conquista bolsa para o apoio da investigação 

A investigação em curso no Politécnico de Leiria foi contemplada com uma das 15 Bolsas de Ignição financiadas pelo INOV C 2020. O projeto desenvolvido por investigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar consiste na produção de uma solução à base de algas para revestimento comestível de produtos hortofrutícolas com o objetivo de lhes aumentar a durabilidade.

De acordo com a equipa de trabalho, «a aplicação de revestimentos de conservação comestíveis, desenvolvidos a partir de compostos de origem natural, sustentáveis e eficazes constituem uma enorme vantagem competitiva para produtores de produtos hortofrutícolas que, desta forma, conseguem manter inalteradas as características dos produtos, minimamente processados, como é exemplo a maçã que, quando cortada, oxida rapidamente.»

Maria Jorge Campos, uma das investigadoras, afirma que «com a aplicação desta nova solução, o tempo de vida útil do produto seco e embalado terá de ser superior a 6 meses e, aquando a abertura da embalagem, esta não poderá perder as características de proteção do produto. Com o extrato hidro-etanólico da macroalga Codium tomentosum, o qual possui capacidade de manutenção da cor em maçã Fuji, minimamente processada, será possível aumentar a sua durabilidade através da capacidade de inibição da atividade das enzimas polifenoloxidase e peroxidase, envolvidas no processo de escurecimento oxidativo».

O intuito deste estudo é otimizar o processo de desidratação do extrato e a aumentar o tempo dos produtos nas prateleiras. Os investigadores acrescentam ainda que a funcionalidade da proposta foi validada à escala piloto, através da otimização da produção e determinação do tempo de prateleira de maçã Fuji revestida com o extrato em ambiente industrial.

 


INOV C 2020

O INOV C 2020 apoia projetos inovadores em Portugal, este é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) que pretende promover ideias de empreendedorismo e inovação na região centro. O consórcio é liderado pela Universidade de Coimbra, em pareceria com: o Politécnico de Coimbra, o Politécnico de Leiria, o Politécnico de Tomar, o Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley.

img_plano_formacao-01Formação em Tecnologia e Pedagogia para docentes do Politécnico de Leira

A Unidade de Ensino a Distância (UED) está a organizar um ciclo de formação destinado aos docentes do Politécnico de Leiria. A iniciativa teve início em janeiro, com um debate “Teacher’ Talks: Innovation” em formato webinar e termina em julho com uma conferência presencial. Ao longo deste período decorrem as “Skill Up Wednesdays”, presenciais e online sobre tecnologia e pedagogia.


+INFO: http://ued.ipleiria.pt/pt

Erasmsus_19banner web

 

2019/2020 Erasmus + program: Applications from January 2 to 31

Consult existing partnerships and the Erasmus – Outgoing Student Guide.

+ informações: Mobility for Erasmus Studies + | gmci@ipleiria.pt

Open your mind!

Until, 31 de janeiro, 2019 : Contact your school: 

internacional.esecs@ipleiria.pt
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)

internacional.estg@ipleiria.pt
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG)

gamci.esad@ipleiria.pt
Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR)

gac.estm@ipleiria.pt
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) 

gcci.esslei@ipleiria.pt
Escola Superior de Saúde (ESSLei)

site_content_encontro_cidadaos

Challenges Facing European Monetary Union

 

On December 3, the Polytechnic of Leiria hosted the “Meeting with Citizens” to debate “Challenges in European Monetary Union“. The initiative was held at the School of Technology and Management to debate the future of Europe. The event count with the participation of Maria João Rodrigues, member of the European Parliament and Ana Paula Zacarias, secretary of State of European Affairs.

“Meeting with Citizens” is a project of the Portuguese Government promoted in the framework of the EU Citizens’ Consultations Initiative developing among 27 Member States until the end of the year. The several actions are coordinated by the Secretary of State for European Affairs, the Ministry of Foreign Affairs, in collaboration with the Jacques Delors European Information Center, the Diplomatic Institute, the European Commission Representation in Portugal and other entities.

The initiative aims to encourage the democratic and civic participation of citizens at EU level engaging them to European elections scheduled for May 2019.

 

Estudantes e professores do Politécnico de Leiria conquistam distinção em Concurso internacional de Informática Forense

Duas equipas formadas por estudantes e professores das áreas de Engenharia Informática e de Cibersegurança da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) foram recentemente distinguidas com um segundo e terceiro lugar no concurso internacionalOpen Source Digital Forensics Conference (OSDFcon 2018)”, na categoria “Module Development Contest”, nos Estados Unidos da América. A competição consiste no desenvolvimento de módulos para o software Autopsy, uma aplicação de informática forense utilizada na deteção e obtenção de provas digitais que possam ser aplicadas em processos criminais.

Alexandre Frazão, recém-diplomado em Engenharia Informática, e o professor Patrício Domingues conquistaram a segunda posição do pódio, com o módulo “FDRI – Face Detection and Recognition in Images”. Este módulo automatiza a deteção e reconhecimento facial nas perícias digitais forenses realizadas em dispositivos de armazenamento de dados (discos, cartões de memória, etc.), onde seja relevante averiguar se determinada pessoa consta das fotografias. Para o efeito, o FDRI recorre a algoritmos de aprendizagem profunda da área da inteligência artificial.

O terceiro prémio pertence à equipa de Luís Andrade e João Victor Silva, também recém-licenciados em Engenharia Informática, no âmbito do projeto final de curso, com o módulo “LFA – Log Forensics Analysis”. Este módulo para Autopsy processa os vários arquivos de registos de computadores com sistema operativo Windows. O objetivo é recolher dados que possam ser relevantes no âmbito de uma perícia digital forense. Este trabalho foi coordenado pelos professores Patrício Domingues e Miguel Frade, ambos da licenciatura em Engenharia Informática e do mestrado em Cibersegurança e Informática Forense do Politécnico de Leiria.

«Os prémios conquistados pela ESTG no concurso OSDFCon 2018 confirmam a boa prestação alcançada na edição de 2017, onde o Politécnico de Leiria também ocupou dois lugares no pódio. Os prémios refletem a aposta da instituição nas importantes áreas da cibersegurança e da informática forense, de que são exemplos o Laboratório em Cibersegurança e Informática Forense, a pós-graduação em Informática de Segurança e Computação Forense, lecionada em colaboração com a Polícia Judiciária, e o mestrado em Cibersegurança e Informática Forense», destaca Vítor Távora, coordenador do departamento de Engenharia Informática da ESTG.

O professor Patrício Domingues é também investigador no Instituto de Telecomunicações, onde coordena o projeto de investigação “Automatic Detection of Faces for Digital Forensics”, onde o módulo premiado FDRI continua a ser melhorado por Alexandre Frazão, atual estudante do mestrado em Computação Móvel na ESTG. O professor Miguel Frade é o responsável pelo Laboratório de Cibersegurança e Informática Forense (LabCIF) e investigador do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Politécnico de Leiria, onde desenvolve projetos na área da perícia digital forense.

Polytechnic of Leiria strengthens international cooperation with Timor-Leste

untl_site_content_26_11_2018

 

On November 26, 2018, Polytechnic of Leiria had the honor to receive the delegation of National University of Timor Lorosa’e (UNTL) led by its Rector, Professor Francisco Miguel Martins, aiming to strength international cooperation. In this context, a program contract has been signed which will enable collaboration between both institutions. Polytechnic of Leiria and UNTL had already signed a cooperation agreement in 2016, which allowed the exchange of students, teachers and researchers between these entities.

The UNTL is recognized as the center of excellence in higher education and scientific research in Timor-Leste through its 9 faculties supported by 9 research and training units.

 

 

Polytechnic of Leiria integrates regional network of Digital Competencies promoted by portuguese Government

_MG_1430_MG_1472

Portuguese government has officially presented the “Digital Competence Partnership +” in a session held on November 14, at the José Saramago Library of the Polytechnic of Leiria. The ceremony was conducted by the Prime Minister, António Costa, and was attended by Manuel Heitor, Minister of Science, Technology and Higher Education, and José Vieira da Silva, Minister of Labor, Solidarity and Social Security.

In the framework of the creation and promotion of the “Regional Networks of Specialization and Training” program, the President of the Directing Council of the Institute of Employment and Vocational Training (IEFP) and the President of the Coordinating Council of the Polytechnic Institutes (CCISP)  officially sign the agreement the Digital Competencies + “. This cooperation protocol will be promoting information technologies training, as well as, retraining strategies for unemployed people with higher education level. This project aims to reinforce digital competences associated with the initiative INCoDe.2030 and is set to be accomplished in different regions.

Manuel Heitor highlighted the need of skills development in a digital transformation context “as well as career and professional reorientation towards a deeper learning and specialization”.

Rui Pedrosa, president of the Polytechnic of Leiria, recalled the importance of this day for polytechnic higher education institutions. He claimed “this is the recognition of its importance and competence, but also a demonstration of the openness of our institutions that here, once again, are confirming their impact and relevance on the current and future careers training, where the design of retraining strategies are very important.”

The partnership aims to qualify 1,500 graduates enforced by the current digital paradigm challenges , with global funding of 3.5 million euros available by the end of 2019. The Polytechnics, together with renowned companies, will be responsible for defining training structure content in order to meet the needs of the regional employment market.


Reinforcing collaborative alliances with companies in the Region

sdr

Regarding “Regional Networks of Specialization and Training” program was signed a collaboration agreement with the Entrepreneurial Association of the Leiria Region (NERLEI) aiming to strengthen current partnership mainly in information, communication and electronic technologies (TICE ) fields.
This agreement will predominately focus on training and integration of IPLeiria students in the TICE areas. It will be given the opportunity for students to take internships and participate in training programs in a work context. Polytechnic of Leiria students will count also with NERLEI support for their R & D projects.

 

marlene_rosa_esslei_25_10_2018

Investigação do Politécnico de Leiria conquista bolsa para apoio ao tratamento de doentes de AVC

Um dos 15 projetos contemplados com uma das Bolsas de Ignição financiadas pelo INOV C 2020 trata-se de uma investigação desenvolvida na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei), sob a coordenação da professora Marlene Rosa, fisioterapeuta doutorada em Tecnologias da Saúde e investigadora da instituição. Este projeto pretende adaptar a tecnologia ‘biofeedback’ ao tratamento domiciliário de doentes de longa duração com sequelas funcionais de acidente vascular cerebral (AVC).

O objetivo da investigação é a criação de uma interface gráfica, para computador ou tablet, com programas de exercícios destinados especificamente à reabilitação de pacientes que sofreram de um AVC. Pretende-se criar um sistema de recolha, filtragem e amplificação do sinal eletromiográfico, que permitirá monitorizar e registar os parâmetros do paciente em cada sessão. Os dados obtidos serão analisados pelos terapeutas e profissionais de saúde, possibilitando o acompanhamento próximo da evolução do paciente e adaptação do respetivo tratamento.

Marlene Rosa, afirma que a «principal vantagem do projeto é a autonomia proporcionada aos pacientes crónicos na recuperação de um AVC», tendo em conta que atualmente «A reabilitação depende em parte dos serviços de saúde e os índices revelam-se baixos, dado que 70% dos pacientes mantêm sequelas físicas graves depois de quatro anos. Se o tratamento for realizado no domicílio, com constante acompanhamento do terapeuta, a reabilitação será mais eficaz e o profissional de saúde poderá assistir um maior número de pacientes».

Following dispatch no. 323/2018, we hereby present the final results for the R&D+i Polytechnic of Leiria 2018 awards, after application of the defined in the respective regulation.

Because it is important not only to award the prizes but also to recognize our most productive Research Units (RU) and researchers, we present the top 5 of the + science and + growth awards, for RU, and the top 10 of the awards + international scientific publication, for researchers from each of the four scientific areas of our Institution.

Congratulations to the winners and a huge appreciation to all Researchers and Research Units for the Research, Development and Innovation they undertake in our Institution!

 

 

Top 5 – RU awards

 

+ Science

Rank

Research Unit

Score

1st place

IT – IPLeiria

1,5063

2nd place

CDRsp

1,3795

3rd place

MARE – IPLeiria

1,0212

4th place

CARME

0,3706

5th place

ciTechCare

0,3413

 

 

+ Growth

Rank

Research Unit

Score

1st place

LIDA

702%

2nd place

CIEQV – IPLeiria

679%

3rd place

CiTUR

211%

4th place

ciTechCare

102%

5th place

CI&DEI – IPLeiria

79%

 

 

 

 

Top 10 – + International Scientific Publication awards

 

Exact Sciences and Engineering

Rank

Researcher

Score

1st place

Rodrigues H

9,8413

2nd place

Caldeirinha RFS

6,3779

3rd place

Faria SMM

5,3920

4th place

Rodrigues NMM

5,2485

5th place

Alves N

4,1965

6th place

Ferreira M

4,0463

7th place

Pinto E

3,5200

8th place

Pereira AM

3,4035

9th place

Fernandes TR

3,0725

10th place

Bento LC

2,9913

 

 

Natural and Environmental Sciences

Rank

Researcher

Score

1st place

Novais SC

6,0240

2nd place

Lemos MFL

5,6180

3rd place

Mendes S

3,2680

4th place

Simões T

2,6110

5th place

Granada L

2,3180

6th place

Pedrosa R

2,2413

7th place

Silva CO

1,9325

8th place

 

Alves C*

1,7930

Fino N*

1,7930

Horta A*

1,7930

Pinteus S*

1,7930

Rodrigues AI*

1,7930

Silva J*

1,7930

9th place

Gonçalves SC

1,7575

10th place

Roxo A

1,4775

* – ex-aequo

 

 

Social Sciences and Humanities

Rank

Researcher

Score

1st place

Ferreira MP

3,8550

2nd place

Mourão RP

2,0990

3rd place

Daubney M

2,0000

4th place

Simões P

1,8530

5th place

Sargento AL

1,1720

6th place

Reis NR

1,1250

7th place

Ribeiro H

0,9430

8th place

Oliveira B

0,6475

9th place

Dantas JGL*

0,5000

Santos JC*

0,5000

10th place

Marques JC^

0,4190

Vieira A^

0,4190

Vieira R^

0,4190

*^ – ex-aequo

 

 

Health and Life Sciences

Rank

Researcher

Score

1st place

Campos MJ

5,4260

2nd place

Guarino MP

5,3628

3rd place

Morouço P

3,7845

4th place

Fonseca-Pinto R

3,4015

5th place

Pedrosa R

3,2490

6th place

Silva J

2,8245

7th place

Alves C*

2,6995

Pinteus S*

2,6995

8th place

Alves N

2,5230

9th place

Pereira SG

2,1238

10th place

Padrão P

1,9463

* – ex-aequo

 

 

premios_2018

Em cumprimento do definido no despacho nº 323/2018, apresentam-se os resultados finais dos Prémios I&D+i Politécnico de Leiria 2018 após aplicação do definido no respetivo regulamento.

Porque importa não só atribuir os prémios definidos no regulamento, mas também reconhecer as nossas Unidades de Investigação e investigadores mais produtivos, apresentamos o top 5 dos prémios + ciência e +crescimento, destinados às Unidades de Investigação, e o top 10 dos prémios + publicação científica internacional, destinados aos investigadores, para cada uma das quatro áreas científicas da nossa Instituição.

Parabéns aos premiados e um forte agradecimento a todos os investigadores e Unidades de Investigação pela investigação, desenvolvimento e inovação que empreendem na nossa Instituição! 

  

 

Top 5 – Prémios Unidades de Investigação

 

+ Ciência

Posição

Unidade de Investigação

Pontuação

1º lugar

IT – IPLeiria

1,5063

2º lugar

CDRsp

1,3795

3º lugar

MARE – IPLeiria

1,0212

4º lugar

CARME

0,3706

5º lugar

ciTechCare

0,3413

 

 

+ Crescimento

Posição

Unidade de Investigação

% crescimento 2017/2016

1º lugar

LIDA

702%

2º lugar

CIEQV – IPLeiria

679%

3º lugar

CiTUR

211%

4º lugar

ciTechCare

102%

5º lugar

CI&DEI – IPLeiria

79%

 

 

 

 

Top 10 – Prémios + Publicação Científica Internacional

 

Ciências Exatas e Engenharias

Posição

Unidade de Investigação

Pontuação

1º lugar

Rodrigues H

9,8413

2º lugar

Caldeirinha RFS

6,3779

3º lugar

Faria SMM

5,3920

4º lugar

Rodrigues NMM

5,2485

5º lugar

Alves N

4,1965

6º lugar

Ferreira M

4,0463

7º lugar

Pinto E

3,5200

8º lugar

Pereira AM

3,4035

9º lugar

Fernandes TR

3,0725

10º lugar

Bento LC

2,9913

 

 

Ciências Naturais e Ambiente

Posição

Unidade de Investigação

Pontuação

1º lugar

Novais SC

6,0240

2º lugar

Lemos MFL

5,6180

3º lugar

Mendes S

3,2680

4º lugar

Simões T

2,6110

5º lugar

Granada L

2,3180

6º lugar

Pedrosa R

2,2413

7º lugar

Silva CO

1,9325

8º lugar

Alves C*

1,7930

Fino N*

1,7930

Horta A*

1,7930

Pinteus S*

1,7930

Rodrigues AI*

1,7930

Silva J*

1,7930

9º lugar

Gonçalves SC

1,7575

10º lugar

Roxo A

1,4775

* – ex-aequo

 

 

Ciências Sociais e Humanidades

Posição

Unidade de Investigação

Pontuação

1º lugar

Ferreira MP

3,8550

2º lugar

Mourão RP

2,0990

3º lugar

Daubney M

2,0000

4º lugar

Simões P

1,8530

5º lugar

Sargento AL

1,1720

6º lugar

Reis NR

1,1250

7º lugar

Ribeiro H

0,9430

8º lugar

Oliveira B

0,6475

9º lugar

Dantas JGL*

0,5000

Santos JC*

0,5000

10º lugar

Marques JC^

0,4190

Vieira A^

0,4190

Vieira R^

0,4190

*^ – ex-aequo

 

 

Ciências da Vida e da Saúde

Posição

Unidade de Investigação

Pontuação

1º lugar

Campos MJ

5,4260

2º lugar

Guarino MP

5,3628

3º lugar

Morouço P

3,7845

4º lugar

Fonseca-Pinto R

3,4015

5º lugar

Pedrosa R

3,2490

6º lugar

Silva J

2,8245

7º lugar

Alves C*

2,6995

Pinteus S*

2,6995

8º lugar

Alves N

2,5230

9º lugar

Pereira SG

2,1238

10º lugar

Padrão P

1,9463

* – ex-aequo

 

Polytechnic of Leiria 2018 R&D+i awards attribution process is opened, according to the Polytechnic of Leiria 2018 R&D+i awards regulation, approved by the Extended Management Council after public discussion and consultation of the Research Units (RU).

In addition to the “+ scientific international publication” prizes for researchers, and the “+ science” award for RU, another award, “+ growth“, will be awarded in 2018, to acknowledge the RU with higher increase of its scientific productivity.

According to the approved regulation, a scientific awards committee was established and a calendar of the awards attribution process  was defined, according to dispatch no. 323-2018.

The values attributed to each Polytechnic of Leiria 2018 R&D+i award are:

“+ scientific international publication” awards (one per scientific area)

1.000€

“+ Science” award – 1st place

10.000€

“+ Science” award – 2nd place

7.500€

“+ Growth” award

5.000€

Encontra-se aberto o processo para a atribuição dos Prémios I&D+i Politécnico de Leiria 2018, de acordo com o Regulamento de Prémios I&D+i Politécnico de Leiria 2018, aprovado pelo Conselho de Gestão Alargado após discussão pública e auscultação das Unidades de Investigação (UI).

 

Para além dos prémios “+ publicação científica internacional“, destinado aos investigadores, e “+ ciência“, destinado às UI, será atribuído em 2018 o prémio, “+ crescimento“, que visa reconhecer a UI do Politécnico de Leiria com um maior aumento da sua produtividade científica.

De acordo com o regulamento aprovado, foi constituída uma comissão de prémios científicos e definido um calendário do processo de atribuição destes prémios, conforme despacho nº 323-2018.

Os valores a atribuir a cada um dos Prémios I&D+i Politécnico de Leiria 2018 são:

 

Prémios “+ publicação científica internacional” (um por área científica)

1.000€

Prémio “+ Ciência” – 1º lugar

10.000€

Prémio “+ Ciência” – 2º lugar

7.500€

Prémio “+ Crescimento”

5.000€

 

 

Open Staff Week 2018 // 5 – 9 November – REGISTRATIONS

banner_openweek

The European Commission is promoting various initiatives, all centered around a common goal: to increase digital skills and competences in the workforce. These initiatives cover several areas such as the enhancement and /or development of digital platforms for the recognition and validation of skills.

A new Skills Agenda for Europe, presenting a number of actions and initiatives with the ambition to tackle the digital skills’ deficit in Europe. 

The Agenda has at ultimate goal to “trigger a change of mindsets in both individuals and organizations”. It is focused on three key work strands:

  • Improving the quality and relevance of skills formation
  • Making skills and qualifications more visible and comparable
  • Improving skills intelligence and information for better career choices

Given what is described above, we are proposing several workshops with the purpose of training participants in a number of strategic tools that can benefit their Higher Education Institutions.

1 – The ever-growing role of technology in our society.
Study the impact of search engines and their algorithms on the way we search for information on the web. Learn how social media platforms like Facebook or Instagram work and how to create and promote events online to boost your social media status and your online presence.

Buzzwords: SEO, Machine Learning, Social Media, Security, Privacy, Event registration

2- Yourself on the internet
Work your soft skills online. Understand how we can be ourselves through social media, to express feelings and communicate on the web.

Buzzwords: Soft Skills, Communication, Language, Education

3- Tell a story, everywhere you go
Use mobile tools to build powerful stories with pictures and videos. Take advantage of web apps to create compelling narratives.

Buzzwords: Mobile tools, Apps, Content, Social Media

4- A community that grows through knowledge
Understand the role of MOOCs in our society as a way to promote free and accessible learning to everyone.

Buzzwords: e-Learning, Accessibility, a11y, Open courses, Training

 

APPLICATION FORM

 

Participants max: 30
Deadline for payment – October 20

Early Bird Fees (until the end of September) – 160€
Payment includes all workshops and the Social Program.

 

Contact for Information: acecilia@ipleiria.pt

What makes you run?

2018-02-27 at 16.01.38

 
Get up in the morning, full of desire to conquer the world?
Discover your place and the space that surrounds you?
Lose yourself in a smile, in a look?
Finding what seemed to be impossible?
Discover yourself at Polytechnic of Leiria!

 

Decisive Reasons to Study Abroad

aeroportoHave you written your goals for 2018? Study abroad is on the list? Are you ready to take off and face new situations? Studying abroad can be  once-in-a-lifetime experience. Besides the obvious benefits like travel the world, meet new people and learning a new language, you will be adding some of the most valuable skills like self-management attitude, problem solving, cultural understanding and most important will give you the chance to know yourself better. So if you are searching for a country, a school that could meet your expectations take a look at our future student’s webpage and start to discover all that we got to offer. In the international students webpage we give you a glance of the application process. The calendar for English-taught master applications may be consulted here.

Apply now!

Baber Mirza

It’s always a pleasure to assist one of our international students to complete a master degree. Baber Mirza, from Pakistan, is our first Pakistani student to complete a master degree. When asked why has he decided to choose Polytechnic of Leiria, Baber told us that he was focusing on studying International Business in Europe ” when I came across IPLeiria’s Master program and I liked the overall outlook of the curriculum of International Business program”. Besides, the affordable tuition fee for International students had also contributed to his decision to study in Portugal.

Profile

 

IMG_20170612_091240_856 (002)

Name: Baber Mirza 
Ag: 25 anos
Nationality: Pakistani
City: Karachi
School:  Technology and Management (ESTG)
Course: Master in International Business 

 

 

 

 

Polytechnic of Leiria continues to dedicate special efforts to internationalization and is quite satisfying to testimony the happiness of our students “I very much enjoyed doing all the university projects and loved all the lectures of my Professors” Baber says. Professors are indeed one of the most important pieces in the study abroad experience and in Baber Mirza case this was no different “due to the late arrival of my visa I began my classes at the end of November and I had to cover my semester curriculum in one and a half month. I managed to complete the entire curriculum in a short span of time, through the support of professors, who were very helpful and always gave me extra classes so that I may be able to cover my curriculum in time”.

The benefits of studying abroad are well know: open arms to other culture, learn a new language and try to overcome fears and expectations. After all, is breaking out the comfort zone. For Baber the extra advantage came also through a chance to do an Erasmus entrepreneurship in Brussels in Bosch company: “IPLeiria Masters degree in “International Business” has equipped me with skills to succeed in a professional environment.

Picture 6Students are enforced to embrace new scenarios: “As a student in Portugal I learned to take care of myself and learned to manage and balance my chores, studies, finances and social life. “

Study abroad is not meant only to broaden your horizons. Study abroad is the power tool to achieve self-acknowledgement. Like Baber says: “my growth was exponential”.

 

Read Luís Lino’s story

foto_luis_lino_site_19_6_2017If you are one of those considering that college may not be worth the effort you must read Luís Lino’s story.

Luis Lino, 25 years, is a graduate student from School of Education and Social Services (ESECS) of Polytechnic of Leiria  in Portuguese-Chinese / Chinese-Portuguese Translation and Interpretation and he is the new reinforcement of the Shanghai SIPG, a team lead by Portuguese coach André Villas-Boas. He will not play football, but he will be an important reinforcement as an interpreter and translator of this important Chinese football team. He will assist not only the technical team, but also the medical department, being an important support in the communication between Portuguese and Chinese players and coaches.

So, if you are confused about what you want to study at college, look at the courses that may inspire you and the institutions websites. Read students testimonials and at the same time try not to lose track of the skills required by the labour market. Besides journalism having been Lino’s first option,  at the time of his decison it was the Chinese language that conquered him as an “exotic” and “very profitable” opportunity. Choosing a course that combines the first and fourth most spoken languages in the world has opened him a door that he never imagined possible. “I did not want to believe it!”, recalls Luís Lino, about the invitation to join the staff of Villas-Boas as an interpreter for Chinese. “This has fallen from the sky”, he says.

A unique degree in Portugal

The bachelor degree in Translation and Interpreting Portuguese / Chinese – Chinese / Portuguese at Polytechnic of Leiria is a unique degree in Portugal. It is a result of a partnership with the Polytechnic Institute of Macau and the course aims to train translators and interpreters with adequate command of the Portuguese / Chinese language to translate and interpret from and to Portuguese / Chinese, capable of mastering aspects of the nature and functioning of both cultures and societies.

 

Looking for student housing?

The Polytechnic of Leiria new accommodation website was founded to help you, whether you’re beginning at one of our schools or are studying here already, your search for a home to stay in Leiria, Caldas da Rainha or Peniche. We provide access to private properties and you may choose among the different options available the one that met your needs.

Alojamento

 

+ INFO: This and any other information related to your arrival and accommodation may be found here: https://www.ipleiria.pt/blog/new-internacional-student-arrival/

Flavonoids are a group of polyphenols with important bioactivity capacities and there is a growing interest on the role of these compounds in tolerance to environmental factors.

In this work, we show that 7 of the 13 flavonoids studied have an ability to reduce cytochrome c (Cyt c) similar or higher than ascorbate: the flavonols quercetin, kaempferol and myricetin, flavanol epigallocatechin-gallate, anthocyanidins cyanidin and malvidin, and the flavone luteolin. Different biophysical techniques showed that flavonoids did not interfere with Cyt c binding to cardiolipin (CL)/phosphatidylcholine vesicles, but attenuated the CL-induced loss of Cyt c Soret band, pointing out a stabilization of the protein in the complex. Moreover, several flavonoids also inhibited the pro-apoptotic CL-induced peroxidase activity of Cyt c, indicating the modulation of Cyt c signaling at the mitochondria is a probable mechanism behind the biological activities of flavonoids.

 

Authors: Lagoa R, Samhan-Arias AK, Gutierrez-Merino C

Published in: Biofactors

doi: 10.1002/biof.1357

Os flavonoides são um grupo de polifenóis com importantes bioatividades, existindo um interesse crescente pelo papel destes compostos na resistência a fatores ambientais. Neste trabalho, mostramos que 7 dos 13 flavonoides estudados têm uma capacidade semelhante ou superior ao ascorbato para reduzir citocromo c (Cyt c): os flavonoles quercetina, kaempferol e miricetina, flavanol epigalocatequina-galato, antocianidinas cianidina e malvidina, e a flavona luteolina. Diferentes técnicas biofísicas mostraram que os flavonoides não interferem com a ligação de Cyt c a vesículas lipídicas de cardiolipina (CL)/fosfatidilcolina, mas atenuaram a perda da banda Soret do Cyt c induzida por CL, apontando para uma estabilização da proteína no complexo. Além disso, vários flavonoides também inibiram a atividade peroxidase pro-apoptótica de Cyt c induzida por CL, indicando que um potencial mecanismo responsável pela atividade biológica dos flavonoides é a modulação da sinalização por Cyt c na mitocôndria.

 

Autores: Lagoa R, Samhan-Arias AK, Gutierrez-Merino C

Publicado em: Biofactors

doi: 10.1002/biof.1357

O método das soluções fundamentais (MFS) é um método numérico sem malha que permite resolver problemas de valores de fronteira para equações homogéneas com derivadas parciais. Ao contrário dos métodos clássicos, e.g. FEM, BEM, etc., o MFS não requer uma discretização do domínio e a solução do problema é aproximada por uma combinação linear de soluções fundamentais do operador diferencial associado.

Neste trabalho estendemos o MFS para problemas não-homogéneos de propagação de ondas elásticas em meios isotrópicos. Em particular, soluções fundamentais com diferentes frequências de teste são utilizadas como funções de forma. O método proposto é justificado através de resultados de densidade e convergência e a sua precisão é ilustrada com exemplos numéricos.

Autores: Alves CJS, Martins NFM, Valtchev SS

Publicado em: Applied Numerical Mathematics 

doi: 10.1016/j.apnum.2016.06.002

The method of fundamental solutions (MFS) is a meshfree numerical method for the approximate solution of homogeneous boundary value problems, where the unknown solution is approximated in terms of a linear combination of fundamental solutions of  the underlying differential operator, with singularities located in the exterior of the domain.

In this work we extend the range of applicability of the MFS to non-homogeneous elastic wave propagation problems in isotropic media. In particular, basis functions with different test frequencies are included in the linear combination. A theoretical justification for the method is provided in terms of density results and an error bound is also formulated. The accuracy of the proposed method is illustrated for 2D interior elastic wave scattering problems.

Authors: Alves CJS, Martins NFM, Valtchev SS

Published in: Applied Numerical Mathematics 

doi: 10.1016/j.apnum.2016.06.002

The growth of the higher education population and different school paths to access an academic degree has increased the heterogeneity of students inside the classroom. Consequently, the effectiveness of traditional teaching methods has reduced. This paper describes the design, development, implementation and evaluation of a tutoring system (TS) to improve student’s engagement in higher mathematics. The TS design was based on the Personalized System of Instruction of the Mastery Learning pedagogical approach and can be implemented in any higher education course with mathematics needs. The TS consists on small self-paced modularized units of educational contents, including tutorial videos, notes and formative e-assessment with personalized feedback. The TS ensures that the student is only allowed to proceed to the next unit after he or she achieves the required mastery criterion of the current unit. The TS was implemented in the Quantitative Methods course of an undergraduate degree and received good acceptance from students. It was also recognized that TS contributed to learning and engagement with the discipline. Through an experimental research experience, it has been shown that the imposition of restrictions on the advance to the next level by a mastery criterion leads to a significant improvement in student’s engagement and performance.

Authors: Paiva RC, Ferreira MS, Frade MMS

Published in: Journal of Computer Assisted Learning

doi: 10.1111/jcal.12186

O crescimento da população do ensino superior e os diferentes percursos escolares para o acesso a um curso de ensino superior tem aumentado a heterogeneidade dos alunos dentro da sala de aula. Consequentemente, a eficácia dos métodos tradicionais de ensino diminuiu. Este artigo descreve a conceção, desenvolvimento, implementação e avaliação de um sistema tutorial (ST) para melhorar o envolvimento do estudante na matemática do ensino superior. O desenho do ST foi baseado no Sistema Personalizado de Instrução da abordagem pedagógica Ensino por Mestria e pode ser implementado em qualquer curso de ensino superior com necessidades de matemática. O ST consiste em pequenas unidades modularizadas de conteúdos didáticos, incluindo vídeos tutoriais, apontamentos e testes de avaliação formativa online com feedback personalizado. O ST garante que o aluno só pode prosseguir para a próxima unidade depois de atingir o critério de mestria exigido da unidade atual. O ST foi implementado no curso Métodos Quantitativos de uma licenciatura e recebeu boa aceitação dos alunos. Concluiu-se também que o ST contribuiu para a aprendizagem e envolvimento com a disciplina. Através de uma experiência de investigação experimental, provou-se que a imposição de restrições no avanço para o próximo nível através de um critério de mestria conduz a uma melhoria significativa no envolvimento e desempenho do aluno.

Autores: Paiva RC, Ferreira MS, Frade MMS

Revista: Journal of Computer Assisted Learning

doi: 10.1111/jcal.12186

“Silent Television – s_TV” is a solution that allows the users of a certain place to hear the sound of a TV, even if they are in a noisy environment. The solution comprises two modules: the transmitter and the receiver.

The transmitter module is composed by equipment to capture and transmit sound from the TV to smartphones/tablets Android. The receiver module resulted in a mobile application that allows the user to choose in a very simple and intuitive way, a particular TV channel and, subsequently, receive and play the sound on the mobile device, in real time. In addition, other features are available such as recording the sound played and sharing it on social networks.

Authors: Silva E, Maximiano F, Silva M, Rodrigues N, Ferreira R

Published in: EPCGI’2016 – Encontro Português de Computação Gráfica e Interação

doi: 10.1109/EPCGI.2016.7851204

O “silent Television – s_TV” apresenta-se como uma solução proficiente que permite que os utilizadores de um determinado espaço, com significativo ruído ambiente, consigam ouvir o som de um televisor. A solução é composta por dois módulos: o módulo emissor e o módulo recetor.

O módulo emissor resultou num equipamento que permite capturar e transmitir o som do televisor para smartphones/tablets Android via Wi-Fi. O módulo recetor é constituído por uma aplicação móvel que permite ao utilizador escolher uma determinada emissão de um televisor e, posteriormente, receber e reproduzir o seu som no dispositivo móvel, em tempo real. Disponibiliza também outras funcionalidades como a gravação do som reproduzido e a partilha destas mesmas gravações em redes sociais.

Autores: Silva E, Maximiano F, Silva M, Rodrigues N, Ferreira R

Publicado em: EPCGI’2016 – Encontro Português de Computação Gráfica e Interação

doi: 10.1109/EPCGI.2016.7851204

Direct Digital Manufacturing applied to the production of glass pieces represents undoubtedly a paradigm shift in the production method. Its application in the artistic glass industry has, as a result, a drastic reduction of the manual labor required, time production and mainly energy bills. As a consequence of the automation production processes, a mass production can be expected. This work is dedicated to the conceptualization and design of a glass additive manufacturing equipment. The ability to print 3D glass parts from glass molten at the extrusion moment is demonstrated in this work. This is an important contribution for the decorative and utility glass industrial sector, once became possible a quasi-total freedom to generate all geometry types. Additionally, a considerable reduction in energy bills is expected due to the procedure proposed to meld the glass.

Authors: Felismina R, Silva M, Mateus A, Malça C

Published in: Advanced Structured Materials

O fabrico aditivo aplicado à produção de peças de vidro representa, sem dúvida, uma mudança de paradigma no método de produção. Da sua aplicação à indústria do vidro artístico resulta uma drástica redução no trabalho manual exigido, no tempo de produção e, principalmente, nas contas de energia. Como consequência da automatização do processo de produção pode esperar-se uma produção em massa de componentes personalizados. Neste trabalho é apresentado o projeto de um equipamento de fabrico aditivo de peças de vidro evidenciando a sua capacidade de imprimir peças de vidro 3D a partir de vidro fundido extrudido. Este trabalho representa uma importante contribuição para o setor de indústria de vidro decorativo e utilitário, uma vez que torna possível a produção de peças com uma liberdade geométrica quase total. Adicionalmente, espera-se uma redução considerável nas contas de energia devido ao procedimento proposto para fundir o vidro.

Autores: Felismina R, Silva M, Mateus A, Malça C

Publicado em: Advanced Structured Materials

The therapeutic effect of three polyvinyl alcohol (PVA) membranes loaded with electrically conductive materials – carbon nanotubes (PVA-CNTs) and polypyrrole (PVA-PPy) – were tested in vivo for neuro-muscular regeneration after an axonotmesis injury in the rat sciatic nerve. At week-12, a better recovery to normal gait pattern of the PVA-CNTs and PVA-PPy treated groups was observed. Morphometrical analysis demonstrated that PVA-CNTs group presented higher myelin thickness and lower g-ratio. The tibialis anterior muscle, in the PVA-PPy and PVA-CNTs groups showed an increase of average fiber size area. In conclusion, the membranes of PVA-CNTs and PVA-PPy are biocompatible and have electrical conductivity.

Authors: Ribeiro J, Caseiro AR, Pereira T, Armada-da-Silva PA, Pires I, Prada J, Amorim I, Leal Reis I, Amado S, Santos JD, Bompasso S, Raimondo S, Varejão ASP, Geuna S, Luís AL, Maurício AC

Published in: Journal of Biomedical Materials Research – Part A

doi: 10.1002/jbm.a.35998

O efeito terapêutico de três membranas de álcool polivinílico (PVA) carregadas com materiais eletricamente condutores – nanotubos de carbono (PVA-CNTs) e polipirrol (PVA-PPy) – foram testados in vivo para a regeneração neuro-muscular após uma lesão axonotmática no nervo ciático do rato . Na semana 12, observou-se uma melhor recuperação do padrão de marcha normal dos grupos tratados com PVA-CNTs e PVA-PPy. A análise morfométrica demonstrou que o grupo PVA-CNT apresentou maior espessura de mielina e menor razão g. O músculo tibial anterior, nos grupos PVA-PPy e PVA-CNT apresentou aumento da área média de tamanho da fibra. Em conclusão, as membranas de PVA-CNTs e PVA-PPy são biocompatíveis e têm condutividade elétrica.

Autores: Ribeiro J, Caseiro AR, Pereira T, Armada-da-Silva PA, Pires I, Prada J, Amorim I, Leal Reis I, Amado S, Santos JD, Bompasso S, Raimondo S, Varejão ASP, Geuna S, Luís AL, Maurício AC

Publicado em: Journal of Biomedical Materials Research – Part A

doi: 10.1002/jbm.a.35998

Pitch Estimation, also known as Fundamental Frequency (F0) estimation, has been a popular research topic for many years, and is still investigated nowadays. This paper presents a novel approach to the problem of Pitch Estimation, using Cartesian Genetic Programming (CGP). We take advantage of evolutionary algorithms, in particular CGP, to evolve mathematical functions that act as classifiers. These classifiers are used to identify piano notes’ pitches in an audio signal. For a first approach, the obtained results are very promising: our error rate outperforms two of three state-of-the-art pitch estimators.

Authors: Inácio T, Miragaia R, Reis G, Grilo C, Fernandéz F

Published in: 2016 IEEE Symposium series on computacional inteligence (SSCI)

doi: https://doi.org/10.1109/SSCI.2016.7850046

Estimação de notas de piano ou deteção da frequência fundamental (F0) é um problema popular e investigado há vários anos. Este artigo descreve uma nova abordagem ao problema da deteção automática de notas de piano, usando algoritmos evolucionários, em particular computação genética cartesiana. Usando esta técnica fazemos evoluir classificadores compostos por funções matemáticas, estes classificadores serão usados para identificar e classificar notas de piano de sinais de áudio. Os resultados obtidos são bastante positivos e encorajadores para uma primeira abordagem. Obtivemos uma taxa de erro dentro dos três melhores algoritmos usados para o problema proposto.

Autores: Inácio T, Miragaia R, Reis G, Grilo C, Fernandéz F

Publicado em: 2016 IEEE Symposium series on computacional inteligence (SSCI)

doi: https://doi.org/10.1109/SSCI.2016.7850046

 

Estudantes do Equador não esquecem abalo

IMG-20170417-WA0007

No dia 16 de abril de 2016 um forte terremoto de 7,8 graus na Escala Richter abalou a costa norte do Equador, fazendo mais de 650 mortos, o que levou o Governo Nacional a declarar estado de emergência em seis províncias do país.

Passado um ano deste trágico acontecimento, um grupo de estudantes de mestrado do Politécnico de Leiria, provenientes do Equador, decidiu organizar um conjunto de atividades simbólicas em homenagem às vítimas levando a cabo a mostra de um filme e uma largada de balões brancos a partir do terraço do  Politécnico de Leiria.

A escola é por natureza um espaço de aprendizagem, mas pode também ser apropriado pelos estudantes enquanto espaço de encontro de diferentes culturas e de manifestações de solidariedade trazendo assim um novo significado a este espaço público.

Considering that voice quality provides information about the anatomical characteristics of the speaker, we verified if there were significant differences in somatotype and body composition between normal and dysphonic speakers. Anthropometric measurements were taken of a sample of 72 adult participants. Perception and acoustic evaluations as well as nasoendoscopy were used to assign speakers into normal or dysphonic groups. There were no significant differences in the somatotype and body composition variables, between groups, namely, the mean somatotype attitudinal distance and somatotype dispersion distance, the mean vector of the somatotype components, and the mean of percentage fat, fat mass, fat-free mass, body density, and body mass index.

Authors: Franco D, Fragoso I, Andrea M, Teles J, Martins F

Published in: Journal of Voice

doi: 10.1016/j.jvoice.2015.11.02

Considerando que a qualidade vocal fornece informação sobre as características anatómicas do falante, pretendeu-se verificar se existiam diferenças significativas no somatótipo e na composição corporal entre falantes normais e disfónicos. Realizaram-se medidas antropométricas de superfície a 72 adultos, e procedeu-se à avaliação percetiva, acústica e nasoendoscópica para os categorizar como normais e disfónicos. Não se verificaram diferenças significativas entre falantes nas variáveis de somatótipo e de composição corporal, nomeadamente, na média do somatotype attitudinal distance e do somatotype dispersion distance, no vetor de valores médios das componentes do somatótipo, nas médias da massa gorda e sua percentagem, massa livre de gordura, densidade corporal e índice de massa corporal.

Autores: Franco D, Fragoso I, Andrea M, Teles J, Martins F

Publicado em: Journal of Voice

doi: 10.1016/j.jvoice.2015.11.02

Cursos de Português SPEAK: inscrições abertas

 

speak

SPEAK é um programa linguístico e cultural criado para aproximar pessoas, através da partilha de línguas e culturas entre migrantes, refugiados e locais: quebra barreiras, promove o multilinguismo, a igualdade e democratiza a aprendizagem das línguas. Qualquer pessoa se pode inscrever para aprender ou ensinar uma língua ou cultura, incluindo a do país onde reside. 

SPEAK está a colaborar com o Alto Comissariado para as Migrações – ACM, I.P. para iniciar dois cursos de 150 horas de Português. Estas classes serão equivalentes ao nível A2. Os cursos têm apenas 30 vagas disponíveis e serão preenchidos de acordo com a ordem de chegada da inscrição. Neste contexto, se estás interessado em participar, preenche este formulário.

Poster Promocional – SPEAK Portuguese course

Porque este é um projeto que visa mudar paradigmas e ajudar migrantes, refugiados e a comunidade local, o Politécnico de Leiria apoia-o como parceiro, sendo que os seus alunos terão acesso gratuito.

In this paper we study eigenfunctions and fundamental solutions for the three parameter fractional Laplace operator where the fractional derivatives are in the Caputo sense. Applying integral transform methods we describe a complete family of eigenfunctions and fundamental solutions of this operator in classes of functions admitting a summable fractional derivative. The solutions are expressed using the Mittag-Leffler function. From the family of fundamental solutions obtained we deduce a family of fundamental solutions of the corresponding fractional Dirac operator, which factorizes the fractional Laplace operator introduced in this paper.

Authors: Ferreira M, Vieira N

Published in: Complex Variables and Elliptic Equations

http://tandfonline.com/doi/full/10.1080/17476933.2016.1250401

In this work we study the harmonic analysis in the gyrogroup of proper velocities (PV) using the gyro-language of the analytic hyperbolic geometry developed by A.A. Ungar. PV addition is the relativistic addition of proper velocities in special relativity and it is related with the hyperboloid model of hyperbolic geometry. We study the generalized translation operator, the convolution operator, the generalized Laplace-Beltrami operator and its eigenfunctions, the Poisson transform, the generalized Helgason-Fourier transform, its inverse, and Plancherel’s theorem. At the limit when the radius of the hyperboloid tends to infinity the generalized harmonic analysis on the hyperboloid becomes the harmonic Euclidean analysis in Rn.

Author: Ferreira M

Published in: Banach Journal of Mathematical Analysis

http://projecteuclid.org/euclid.bjma/1476841712

In this work we study the multidimensional time fractional diffusion-wave equation where the derivative in time is the fractional derivative of Caputo of order β∈ [0.2]. The introduction of fractional derivatives allows us to represent physical reality more accurately by introducing a memory mechanism in the process. These equations represent phenomena of anomalous diffusion and propagation of anomalous waves.

Applying operational techniques through Fourier and Mellin transforms, we obtain integral and serial representations of the fundamental solution for the time fractional diffusion/wave and parabolic Dirac operators in time. Several plots of the fundamental solution are presented showing the phenomenon of slow diffusion and fast diffusion according to the fractional parameter chosen.

Authors: Ferreira M, Vieira N

Published in: Journal of Mathematical Analysis and Applications

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022247X1630484X

A integração das preferências do decisor na Otimização Multiobjetiva Evolutiva (EMO) é atualmente um tópico de investigação emergente. Há uma grande variedade de métodos de tratamento de preferências (com origem na tomada de decisão Multicriteria, MCDM) e métodos EMO, que foram combinados segundo variadas perspetivas. Este trabalho propõe uma ontologia (Web Ontology Language – OWL) para modelar e sistematizar o conhecimento de algoritmos evolutivos multiobjetivo baseados em preferências (PMOEAs). É apresentado o procedimento detalhado de construção e uso da ontologia com a ajuda do software Protégé. Diferentes casos de uso, incluindo a formação, interrogação e raciocínio são exemplificados e demostrado o benefício para as comunidades de investigadores em EMO e MCDM.

Publicado em: Lecture Notes in Computer Science

Autores: Li L, Yevseyeva I, Basto-Fernandes V, Trautmann H, Jing N, Emmerich M

As provas de velocidade em cadeiras de rodas, dos eventos mais importantes nos desportos paralímpicos, requerem pelos atletas a superação das forças resistivas (resistência de rolamento e arrasto aerodinâmico). A análise computacional de fluidos permite a análise aerodinâmica. Então, o objetivo deste estudo foi comparar o uso de capacete em diferentes velocidades e posições recorrentes nas provas de velocidade das cadeiras de rodas. O arrasto aerodinâmico mostrou-se superior com a cabeça colocada a um angulo de ataque de 90º (olhar para baixo) com uma força de 0.732N. Os atletas devem manter o olhar em frente tanto quanto possível para minimizar o arrasto aerodinâmico a velocidades superiores a 3.5m/s.

Publicado em: Technology and Innovation in Sports, Health and Wellbeing (TISHW), International Conference on (pp. 1-6). IEEE

Autores: Forte P, Marinho DA, Morouço PG, Barbosa T

This work addresses the use of the fatty acid profile as an environmental risk assessment, using the marine snail as an example. The initial effects of pollutants are observed primarily at the biochemical and molecular level. Thus, total lipid content, lipid peroxidation, fatty acid profile, were the biomarkers examined after an exposure of three metals: nickel, mercury and cadmium. The fatty acid profile revealed a change in the immune response and homeoviscous adaptation of snails. In particular, five fatty acids (palmitic, eicosatrienoic, arachidonic, eicosapentaenoic and docosahexaenoic acids) have been shown to be potentially useful for use as stress biomarkers in metal contamination.

Published in: Science of the Total Environment, 586, 542-550

Authors: Silva CO, Simões T, Novais SC, Pimparel I, Granada L, Soares AMV, Barata C, Lemos MFL

O objetivo do trabalho é estudar, diferentes técnicas de reforços para adotar em edifícios existente com o comportamento sísmico dominado pelo mecanismo de piso fraco. Diferentes técnicas de reforço foram avaliadas para corrigir/eliminar a resposta de piso fraco, nomeadamente: encamisamento de pilares, contraventamentos metálicos com e sem dissipadores de energia. Os resultados dos edifícios reforçados foram comparados com a estrutura original, avaliando-se a eficiência estrutural por cada técnica de reforço. Os custos associados a cada solução serão analisados e comparados com o valor de mercado do edifício.

Publicado em: European Journal of Environmental and Civil Engineering, 21, 371-388

Autores: Furtado A, Rodrigues H, Varum H, Costa A

O estudo “Lymphocyte genotoxicity and protective effect of Calyptranthes tricona (Myrtaceae) against H2O2-induced cell death in MCF-7 cells” publicado na revista científica “Molecular and Cellular Biochemistry” resulta de uma parceria entre o grupo de investigação MARE/IPLeiria e o Centro Universitário UNIVATES (Brasil). O estudo visou avaliar a atividade antioxidante, e o efeito em linfócitos humanos e em células MCF-7 na presença de extratos da planta C. tricona, nativa do Sul do Brasil. Este estudo tem particular interesse visto tratar-se de uma planta que pertence a uma família de plantas medicinais utilizada no tratamento de doenças infecciosas, inflamatórias e como analgésico e que pouco se sabe sobre o seu efeito tóxico. Este estudo revelou indução genotóxica e mutagénica em linfócitos humanos promovidos pelos extratos de C. tricona e proteção de celular de células MCF-7 numa condição de stress oxidativo. Estes dados contribuíram com valiosos conhecimentos sobre as propriedades bioativas e os efeitos biológicos de C. tricona, sugerindo que serão necessários estudos in vitro e in vivo mais detalhados para definir potenciais riscos/ benefícios associados ao uso terapêutico de extratos de C. tricona. Contudo, de acordo com estes resultados preliminares o uso agudo ou crónico de preparações tradicionais desta planta para fins medicinais deve ser feito com alguma prudência.

Este artigo apresenta um método para a extração de tramas chave de vídeo 3D usando a saliência visual para ponderar o conteúdo 3D de acordo com um modelo de atenção visual do utilizador. Os tramas chave são encontradas em segmentos temporais de comprimento variado determinados através de um algoritmo de programação dinâmica que minimiza a dissimilaridade entre o segmento temporal reconstruído e o original. A medida de dissimilaridade é baseada na combinação ponderada da diferença de tramas e relevância visual estimada através de mapas de saliência visual. Os resultados mostram que o método proposto supera os obtidos a partir de métodos de amostragem uniforme e curva de atenção. Este método pode ser útil para pesquisas rápidas em bases de dados de vídeo 3D.

Fucus spiralis, uma macroalga castanha edível comum da costa de Peniche, foi avaliada quanto ao seu potencial de redução de stress oxidativo. O stress oxidativo é uma condição biológica que se verifica quando as defesas antioxidantes não são suficientes para contrabalançar a produção de radicais livres estando portanto associada ao desenvolvimento de inúmeras doenças e ao envelhecimento celular.

Neste estudo os investigadores efetuaram a extração e concentração de compostos com propriedades antioxidantes através de técnicas cromatográficas e posteriormente testaram as suas propriedades protetoras num modelo celular em que é induzido “stress oxidativo” através da adição de um agente stressor, o peróxido de hidrogénio (H2O2). Os resultados revelam que Fucus spiralis possui compostos que protegem as células numa situação de stress oxidativo, promovendo o normal funcionamento da membrana celular bem como diminuindo a atividade de enzimas envolvidas em processos de morte celular (apoptose).

Usando o modelo epidemiológico SIRI, analisamos o impacto dos programas de vacinação e dos efeitos secundários da vacina sobre as decisões individuais de vacinar ou não. A existência de reinfecção provoca a novidade da existência de três equilíbrios de Nash para o mesmo nível do risco de morbidade. Esta existência introduz dois cenários com características relevantes e opostas: o cenário de baixa vacinação, correspondente a uma estratégia de vacinação com probabilidade baixa; e o cenário de alta vacinação onde os indivíduos vacinam com probabilidade alta. Introduzimos a dinâmica evolutiva da vacinação e provamos que ela é biestável. A biestabilidade indica que o dano provocado por falsos sustos pode ser muito maior e muito mais persistente do que no modelo SIR, onde não existe re-infeção.

Apesar do seu elevado valor ecológico, as praias arenosas têm sido alvo de pressões ambientais crescentes nas últimas décadas, em grande parte derivadas da ação humana sobre a costa. Porém, o modo como estes ecossistemas respondem a estas pressões é pouco conhecido, o que dificulta a implementação de ações de gestão que visem a sua proteção. Neste estudo avaliou-se o potencial do uso de ferramentas ecológicas ao nível da população na gestão e avaliação da qualidade ambiental e de alterações ambientais nestes ecossistemas. Concluiu-se que o conhecimento aprofundado da bio-ecologia de espécies chave da macrofauna, e o desenvolvimento de modelos da sua dinâmica populacional, são ferramentas promissoras já que respondem de forma previsível às mudanças ambientais, incluindo as de origem humana.

As doenças metabólicas representam um grupo de doenças crónicas que combinam elevada prevalência e baixo sucesso terapêutico. A resistência à insulina, dislipidemia e obesidade, co-morbilidades frequente na síndrome metabólica, são caracterizadas por uma sobreactivação basal do sistema nervoso simpático (SNS). Recentemente surgiu uma linha de investigação ligando o SNS a doenças metabólicas através dos corpos carotídeos (CBs), quimiorreceptores arteriais que detectam alterações nos níveis de gases no sangue. A ressecção bilateral do nervo sensitivo do CB reverte a doença cardio-metabólica induzida por dietas hipercalóricas, sugerindo que os efeitos benéficos da ressecção CSN sobre a homeostasia da glicose são modulados por nervos simpáticos eferentes.

O corpo carotídeo (CB) é um pequeno órgão localizado na bifurcação das artérias carótidas com funções de sensor de oxigénio no sangue, tendo sido recentemente implicado na génese da resistência à insulina e hipertensão arterial induzidas por dietas ricas em calorias. Neste artigo, publicado na revista Diabetologia, uma equipa constituída por investigadores do IPLeiria e do CEDOC-FCM/NOVA demonstrou que a ablação do nervo do seio carotídeo, que transmite a informação dos CB para o sistema nervoso central, normaliza a sensibilidade à insulina, o perfil lipídico, a pressão arterial e o peso em animais de laboratório com síndrome metabólico. Este efeito é mediado por estimulação da captação de glicose pelo fígado e pelo tecido adiposo visceral e indigita o CB como novo alvo terapêutico nas doenças metabólicas.

Neste trabalho estudamos a análise harmónica no girogrupo das velocidades próprias (PV) usando a giro-linguagem da geometria hiperbólica analítica desenvolvida por A.A. Ungar. A adição PV é a adição relativística de velocidades próprias na teoria da relatividade especial e está relacionada com o modelo do hiperbolóide. Estudamos o operador de translação generalizado, o operador de convolução, o operador de Laplace-Beltrami generalizado e suas funções próprias, a transformada de Poisson, a transformada de Helgason-Fourier generalizada, a sua inversa e o Teorema de Plancherel. No limite quando o raio do hiperbolóide tende para infinito a análise harmónica generalizada sobre o hiperbolóide transforma-se na análise harmónica euclidiana em Rn.

Autor: Ferreira M

Publicado em: Banach Journal of Mathematical Analysis

http://projecteuclid.org/euclid.bjma/1476841712

Este artigo introduz uma implementação de rádio definido por software de um transcetor baseado em OFDM para a prototipagem e teste de algoritmos da camada física de sistemas celulares 5G. A implementação utiliza ferramentas de abstração de alto nível para desenvolver e testar os algoritmos, reduzindo significativamente o tempo e o esforço necessários para testar novas propriedades. A arquitetura proposta adota FIFOs de interconexão entre cada bloco funcional, reduzindo os caminhos críticos e permitindo que projetos complexos sejam implementados a velocidades superiores.

O transcetor proposto é implementado em placas de desenvolvimento FPGA e RF comerciais. O demonstrador em tempo real, over-the-air,tem uma largura de banda flexível on-the-fly de 20 a 61,44MHz, atingindo perto de 500Mb/s.

Neste trabalho estudamos as funções próprias e soluções fundamentais para o operador fracionário de Laplace dependente de três parâmetros onde as derivadas fracionárias são no sentido de Caputo. Aplicando métodos de transformadas integrais descrevemos uma família completa de funções próprias e soluções fundamentais deste operador em classes de funções admitindo derivada fracionária somável. As soluções são expressas utilizando a função Mittag-Leffler. A partir da família de soluções fundamentais obtida deduzimos uma família de soluções fundamentais do operador de Dirac fracionário correspondente, o qual fatoriza o operador de Laplace fracionário introduzido neste artigo.

Autores: Ferreira M, Vieira N

Publicado em: Complex Variables and Elliptic Equations

http://tandfonline.com/doi/full/10.1080/17476933.2016.1250401

Neste trabalho estudamos a equação multidimensional da onda e da difusão fracionária no tempo onde a derivada no tempo é a derivada fracionária de Caputo de ordem . A introdução de derivadas fracionárias permite representar a realidade física com mais precisão introduzindo um mecanismo de memória no processo. Estas equações representam fenómenos de difusão e de propagação de ondas anómalas.

Aplicando técnicas operacionais através de transformadas de Fourier e de Mellin obtemos representações integrais e em série da solução fundamental para os operadores de difusão/onda e Dirac parabólico fracionários no tempo. São apresentados diversos gráficos da solução fundamental que mostram o fenómeno de difusão lenta e de difusão rápida de acordo com o parâmetro fracionário escolhido.

Autores: Ferreira M, Vieira N

Publicado em: Journal of Mathematical Analysis and Applications

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022247X1630484X

Este artigo insere-se na área da simulação de circuitos de RF e micro-ondas, e visa o estudo de ferramentas computacionais inovadoras que consigam simular, de forma eficiente, circuitos não lineares e muito heterogéneos, contendo uma estrutura combinada de blocos analógicos de RF e de banda base e blocos digitais, a operar em múltiplas escalas de tempo. Os métodos numéricos abordados neste artigo baseiam-se em estratégias multidimensionais, as quais usam múltiplas variáveis temporais definidas em domínios de tempo deformados e não deformados, para lidar, de forma eficaz, com as disparidades existentes entre as diversas escalas de tempo. O desempenho dos métodos foi testado na simulação de alguns exemplos ilustrativos, com resultados bastante promissores.

Neste trabalho é apresentada uma metodologia integrada para o fabrico personalizado de ortóteses e próteses multimaterial. Esta metodologia materializa a integração de duas ou mais tecnologias de fabrico aditivo avançadas e a aplicação dos conceitos de biomimética na obtenção de componentes biomecânicos de elevada resistência, com geometria e massa otimizadas e com gradientes de propriedades mecânicas, ou outras, ao longo do componente. A flexibilidade de construção, liberdade geométrica e a capacidade de processamento das diferentes combinações de materiais obtidas a partir de sistemas híbridos de fabricação aditiva são aqui demonstradas através do fabrico de uma ortótese para o braço.

Integrados numa missão internacional ao Nepal, apos os sismos de abril e maio de 2015, uma equipa de investigadores Portugueses, Italianos e Americanos recolheram um conjunto relevante de dados sobre a resposta dos edifícios de diferentes tipologias à ação dos sismos. Neste trabalho foram apresentados os resultados obtidos em ensaios realizados em paredes de alvenaria de enchimento de edifícios no Nepal com diferentes níveis de danos. Esta informação é muito relevante para o desenvolvimento de estudos de avaliação da segurança de edifícios existentes no Nepal, considerando a contribuição destes elementos na resposta dos edifícios, assim como para o estudo de soluções de soluções de reforço para reduzir o nível de danos em eventos futuros.

Uma pseudovariedade de semigrupos (resp. monóides) é uma classe de semigrupos finitos (resp. monóides) fechada para subsemigrupos (resp. submonóides), imagens homomorfas e produtos diretos finitos. As pseudovariedades da forma V*D, onde D denota a pseudovariedade dos semigrupos finitos cujos idempotentes são zeros à direita, estão entre os produtos semidiretos mais estudados.

 

Neste trabalho é estudada a propriedade de redutibilidade de produtos semidiretos da forma V*D relativamente a sistemas de equações de grafos. Mostra-se que, se uma pseudovariedade V é redutível em relação à assinatura canónica к consistindo da multiplicação e da (ω-1)-potência, então V*D também é redutível com respeito a к. Em particular, prova-se que a pseudovariedade LG, dos grupos locais, é к-mansa.

Neste trabalho caracterizamos uma rede tipo Toda em termos de uma família de polinómios de matriciais ortogonais com respeito a uma medida matricial complexa. Para estudar a solução deste sistema dinâmico, damos expressões explícitas para a função de Weyl e obtemos, sob algumas condições, uma representação do vetor de funcionais lineares associados a este sistema. Mostramos ainda que a ortogonalidade satisfeita está embutida nas estruturas referidas e que a mesma governa a rede tipo Toda. Também apresentamos um teorema de tipo Lax para o espectro pontual do operador de Jacobi associado a uma rede tipo Toda.

A estimação da idade de um indivíduo com base em padrões dentários é uma metodologia cuja aplicação é cada vez mais relevante. O atlas de Londres da erupção e desenvolvimento dentário é o mais recente método e representa uma melhoria relativamente aos métodos mais antigos. O objetivo deste estudo é avaliar a precisão da estimação da idade na população portuguesa utilizando o atlas de Londres.

A amostra do estudo é constituída por 736 imagens radiográficas de indivíduos portugueses com idades compreendidas entre os 3 e os 24 anos.

Os resultados obtidos mostram que o atlas de Londres pode ser aplicado como uma metodologia fiável na estimação da idade. Contudo, a diferença entre géneros sugere que devem ser elaboradas tabelas específicas para cada género.

Neste trabalho é proposta uma aproximação parcimoniosa de uma mistura de Gaussianas quando as suas componentes têm o mesmo valor médio, isto é, de uma mistura de escalas. É demonstrado que uma distribuição t de Student com parâmetros de localização e escala pode ser aproximada a este tipo de mistura. Mais ainda, este resultado pode ser utilizado para estabelecer um teste de hipótese para a igualdade do valor médio das componentes. A qualidade da aproximação é avaliada através de um estudo de simulação, juntamente com uma aplicação a dados financeiros.

Numa amostra de 70 adolescentes com sobrepeso, entre 12 e 18 anos (52,9% meninas), foram analisadas as diferenças de género relacionadas com a autoestima corporal, vida social, relações familiares, conforto físico, responsabilidade em saúde, benefícios percebidos da intervenção, auto-eficácia e adesão. O peso teve um maior impacto sobre a auto-estima corporal das meninas, tanto no início quanto na semana 12. Já os meninos relataram maior auto-eficácia e adesão, e uma maior percepção dos benefícios da intervenção, na semana 12. A redução do índice de massa corporal foi positivamente associada à auto-estima corporal, relações dentro da família e auto-eficácia e adesão. As especificidades de género e o papel das variáveis psicossociais devem ser considerados nos programas de controlo de peso para adolescentes. É importante incluir a família ao longo de todo o processo.

Overweight is an extra burden for adolescent development. This study aimed to analyze the association between treatment adherence and obesity-related quality of life among overweight adolescents. The sample consisted of 94 adolescents attending a specialized Pediatric Obesity Clinic in Portugal. A positive correlation was found between obesity-related quality of life and adherence to weight control. The influence of parents and caregivers on the adherence to weight control is significantly associated with increased physical comfort, better social life and family relations. These results highlight the importance of behavioral change and adherence to weight control as pillars of a better quality of life among overweight adolescents.

The Walsh-Hadamard Transform plays a major role in many image and video coding algorithms. Its intensive use makes its acceleration a challenge. The available fast implementations are not efficient across different platforms. Here, a parallel-based implementation of the WHT is proposed for CPU and GPU platforms using the OpenCL standard. OpenCL achieves portability at code level, but its performance suffers when the same code is used for CPUs and GPUs. When properly programmed, multicore and manycore platforms such as CPUs and GPUs can yield fast executions, achieving substantial speedups. Therefore, two implementations are presented. Broadly, OpenCL-GPU implementation runs faster than OpenCL-CPU executed on a multicore multi-CPU system, with speedups that range from 120.87x to 1016.35x.

Abertas as candidaturas para as Bolsas para Missões de Ensino (STA) e pessoal para Formação (STT)

 

MobilidadeDe 01 de março a 31 de maio 2017, estão abertas as candidaturas para as Bolsas para Missões de Ensino (STA) e pessoal para Formação (STT), no âmbito do programa Erasmus +, para o ano académico de 2017-2018.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
> Preenchimento do formulário online: Formulário de Inscrição

> Documento formal (original ou digitalizado) comprovativo da aceitação da mobilidade por parte da entidade de acolhimento, subscrito por um responsável (reitor/presidente, diretor, coordenador de departamento ou outro competente para o efeito) e devidamente carimbado;

> Comprovativo ou certificado de domínio de língua de trabalho;

Envio de documentos: sta.stt.gmci@ipleiria.pt

Notas Importantes:
– Os candidatos que não apresentem um ou mais dos documentos, acima referidos, deverão submeter, juntamente com a documentação que instrui o processo de candidatura, um compromisso de honra relativamente à informação em falta.
O documento original deverá em qualquer situação ser remetido aos Serviços, antes da saída dos resultados definitivos do concurso.
– Os candidatos a Bolsas para Missões de Ensino (STA) apenas podem concorrer para as instituições parceiras do IPLeiria, no âmbito do Erasmus +.
Consulte o edital 2017-2018, os FAQ, os parceiros Erasmus, o valor de bolsas per diem e calculador de distâncias na página da mobilidade staff.

Em caso de dúvida, solicita-se contacto para o email: acecilia@ipleiria.pt.

Agarra a oportunidade de concorreres a uma oferta especial no Politécnico de Leiria!

 

600 x 315Queres estudar no exterior num dos países mais bonitos do mundo? Se o teu sonho é estudar no exterior, em Portugal, mas precisas de financiamento para o fazer, não procures mais. Tens agora a oportunidade de concorrer a uma oferta especial na taxa de matrícula para estudares numa das instituições de ensino superior mais dinâmicas: Politécnico de Leiria. Politécnico de Leiria está localizado no centro de Portugal, numa região segura, com estreita ligação às empresas e com inúmeros pontos históricos e turísticos para serem descobertos. Tudo à distância de um concurso. Politécnico de Leiria tem as instalações que todos os estudantes procuram: 5 campi, mais de 130 laboratórios equipados com a última tecnologia, ensino inovador e uma atmosfera próxima e amigável.

 

 

O que mais podes desejar ?

Entra no site da Sqore e abraça o desafio.

Não te esqueças  que para seres elegível para o prémio, precisas de fazer a candidatura ao Politécnico de Leiria aqui.

BOA SORTE!

Portugal,
País de Conhecimento, espaço de Inovação
A land of knowledge, a place to experience

BANNER-FACEBOOK_EN_p

Deciding to study abroad is a complex decision to make, especially when you have so many aspects to consider. Aware of these issues Portugal government has launched a new website – Study & Research – to provide specific information for current and prospective international students, researchers and companies.
Portugal’s commitment to knowledge, creativity and innovation is visible and we want to share it with you. Over the last decades higher education, as well as, science and technology, have been experiencing an unprecedented internationalization process, leading to a major expansion both in academic mobility and intellectual production. Study & Research intend to be a key instrument to stimulate your curiosity about our scientific diplomacy, tourism, mobility, economy, heritage, language and culture.
Alongside with other major strategies to affirming Portugal position as destination of excellence, named as the 5th most pacific country in the world, this website can make you (really), think ahead to THINK PORTUGAL.

Resource Center for Digital Inclusion  receives over 6,000 visits in 10 years


“In 10 years, the Resource Center for Digital Inclusion (known as CRID) of the Polytechnic of Leiria has received 6,071 visits from Portuguese and foreign entities, wanted to get to known better the center consider  an international role model in best practice for inclusive education. This number reinforces the Polytechnic of Leiria position as a reference in the inclusion area,” says Célia Sousa, coordinator of CRID based at School of Education and Social Sciences (ESECS) of Polytechnic of Leiria. In ten years of existence CRID directly supported almost 700 people with special needs. Over a decade, CRID has been visited by more than 20 delegations from a number of countries, including Belgium, Brazil, Bulgaria, Cape Verde, China, Croatia, Ecuador, Estonia, Finland, France, Germany, Greece, Guinea Bissau , Holland, Hungary, England, Italy, Latvia, Mozambique, Romania, S. Tomé and Príncipe, Timor, among others.

aniversario_crid_site_7_12_2016

“The CRID mission and  purpose is to fill gaps in diagnosis, evaluation and inclusion of disabled people. Parents often don’t have the capability to understand if the software and hardware sold by companies were suited to their child’s disability – and the truth is that not even the supply respond to actual individual needs. So, CRID was born not only to make evaluation and diagnosis, but also to do training and research, aiming to serve the community, keeping an active role in society – we do not close ourselves inside doors, that wouldn’t make any sense to us, “says Célia Sousa.
The Center’s mission is to enhance participation and inclusion of disabled people within the knowledge and information society and at the same time continue to provide advice to both public and private authorities, as well as, maintain an individualized and customized assistance, training and research activities. With effective and tangible work CRID acts not only as a facilitator to citizens’ inclusion but also as an agent that raise awareness among the population and companies, towards a more inclusive society.

CRID: Ten years of committed work towards inclusion

Literacy for Everyone with Adapted Books


In ten years of existing, CRID is responsible for supporting 674 persons, evaluating 525 – children, teenagers and adults, Portuguese and foreign, training around 10 thousand students who attended the Polytechnic of Leiria in the last decade. CRID edited and co-edited children’s books, filling a serious gap in Portugal by offering literary works for children with special needs: ” O menino que tinha medo do escuro ” by Susana Campos and “Piu Caganita” text and illustration of Tânia Bailão Lopes. “Piu Caganita” is still the first printed multi-format book of the country accessible to all children (blind, deaf, with intellectual disability, and children without disability), combining in a single book: increased text, pictograms, braille and Images in relief. Beside that there are still available the online versions audiobook / videobook in Portuguese Sign Language.


Together with the CRTIC , CRID also edited two awareness-raising manuals on augmentative communication and assistive technologies. In a partnership with the  Leiria City Hall, CRID made the adaptation to Braille of eight books of invited authors of the initiative ” Leiria Convida “, and assumed, under the project “Leiria de Todos + Acessível” the accessible flyers for all cultural spaces of the city – distinguishing Leiria as the first city in the country to produce accessible guides in all its cultural spaces. Before that, the multi-format brochure of the Monastery of Batalha was the first worldwide script with these characteristics.
CRID along with Polytechnic of Leiria students have participated  in the launch of three inclusive digital games and in the execution of the project “Praça de Todos”, which provided all the spaces of restoration of Praça Rodrigues Lobo with multi-format menus.

CRID Launched in 2007 the campaign ” Mil Brinquedos, Mil Sorrisos” an original initiative aiming to collect and adapt toys to deliver it to children with special needs. Up to now, 5,000 toys have been delivered to 231 institutions from three continents. Célia Sousa highlight the urgent need for toy manufacturers and publishers among others to consider these children needs while thinking/creating a toy or a book because there is still no inclusive toys that can be used by all children. In fact, ” 10% of children Worldwide needs adapted toys,” she said.

 

Awards

The first prize-giving Inclusion Ceremony, was held in Leiria in 2010 and marks a unique initiative at national level where best practices and successful case studies in the inclusion of people with disabilities are distinguishes. In total, the prize-giving Inclusion Ceremony has already granted 60 awards .

2016 – CRID was a finalist in the in the category “Community Heroes of Accessibility Awards – Educational Achievement” known as the “Inclusion Oscars” awarded in March 2016 in the United States of America, by Knowbility Org.

cropped-cropped-grey-logo


2015 – CRID was recognized internationally in 2015 with the awarding of the prize “Social Entrepreneurship”, given by MIES – Map of Innovation and Social Entrepreneurship in Portugal for the work performed in behalf of the community.

 
mies

Célia Sousa highlighted that CRID accomplished-projects are possible due to the active contribution of team work that shows “commitment, willingness and strength” and to Polytechnic of Leiria academic community support, and its partners “It is a team work, but is also the affection of the whole city, institutions and region, which makes Leiria one of the most inclusive cities in the country,” says Célia Sousa, recalling the words of the Minister of Labor, Solidarity and Social Security, Vieira da Silva, at the VII prize-giving Inclusion Ceremony, who said that the work that has been done in this area elevated the city as “capital of the country in stimulating and promoting the inclusion of disability people”.

crid_ines

 

Google has launched Atelier Digital Portugal along with IPLeiria

prog_atelierdigital_site_5_12_2016

Google has announced the launch of Atelier Digital, which is an online platform dedicated to train young people in the most requested digital skills in the job market. Google intends to equip them with the necessary tools to take advantage of the opportunities given by digital economy. The project, which has the support of Coordinating Council of the Polytechnic Institutes ( CCISP ), Science, Technology and Higher Education Secretary and SIC Esperança, wants to contribute to improve entrepreneurship in Portugal. The ceremony was held at the Polytechnic Institute of Setúbal, and was attended by the CEO of Google Portugal, Bernardo Correia, Francisco Ruiz, General Manager of Institutional Affairs of Google Iberia and Science, Technology and Higher Education Secretary, Maria Fernanda Rollo.
The Polytechnic of Leiria is one of the three institutions selected to integrate this pioneering phase of the project in Portugal, along with the Polytechnic of Setúbal and the University of Aveiro, in a partnership that aims to cover online training and face-to-face training of young people in the digital skills necessary for digital economy.

Google has explained that ” will be given in these institutions a three-day course by experts in the digital areas, in a total of 24 hours of training”, and the idea is to extend the initiative” across the country and reach as many students as possible with on-site courses. Even though it is in Setúbal, for example, it is open to people from other colleges. We want people to come and meet each other. The networking is very important, ” added marketing manager of Google Portugal, Ana Ravara.

5 de dezembro | 9h30 | Setúbal

OLS – Online Linguistic Support


Did you know that the European Union offers online support for Erasmus students? OLS offers participants in long-term mobility activities under the Erasmus + program (Key Action 1) the opportunity to evaluate their skills  in the foreign language (s) they will use to study, work or volunteer in another country. In addition, some participants could be  selected to take an online language course to improve their knowledge.
It is a simple process just a click away.

Want to know more? Click here.

Ana Rodrigues

Never wait for someone to make a dream come true, take the risk and you will see the giant world of knowledge that awaits you!

The Erasmus experience is lived differently by each participant and the learning and motivations to accept the challenge of leaving the comfort zone are also diverse. The testimony of Ana Rodrigues, a student of Dietetics at the School of Health, is pragmatic, and at the same time engaging, but it is mainly a testimony of personal overcoming. After all, is this result we are looking for with an Erasmus experience, right? Below, you may find an excerpt from the e-interview to the student who embarked on the Erasmus experience and who suddenly finds herself teaching Portuguese at the university that hosted her in Lithuania. 

Profile

ana-rodrigues_erasmusName: Ana Rodrigues 
Age: 21 anos
Nationality: Portuguesa
City: Caxarias/Ourém
School: School of Health (ESSLei)
Course: Bachelor in Dietetics
Selected Country: Lithuania

 

What was the 1st impact of the country?

I’ve arrived quite late, but soon I was welcomed by a group of Turkish people who was drinking tea, the typical black tea.

Everything you’ve heard by others about Erasmus soon begins to make sense. The first minute after my arrival I felt like home (…)

How was to leave out of your comfort zone?

The time has passed and I was missing home so much. I wanted to go back again, I wish the days could fly, and I was on the phone with my friends in Portugal all the time. Suddenly, the work and the activities started to fill my whole day and the days started to pass faster, too faster, in fact.

Leaving my comfort zone made me felt a huge mix of emotions. It still does. I even doubted my sanity. I spent the whole trip to Lithuania crying because I did not want to leave home and left everything behind, probably an unnecessary drama. I didn’t want to start all over alone, in a country where I didn’t know anything or anyone. When I arrived at Lithuania the feeling of getting to know everything and everyone spoke louder and suddenly I just wanted to stay.

How did the invitation to teach Portuguese happen?

I had never imagined myself giving classes, especially to people with the same age as I or older.

We have a group on facebook with all the Erasmus students who are in this city, the mentors are fantastic and they are always organizing new programs and activities.

ana-teacher

 

What was the easiest and the most difficult thing of this experience?

Since my bachelor is in Dietetics one of the difficult things was the adaptation to the menus used in Lithuania. As a trainee in the food department in a hospital, I have to know how to evaluate the menus, which really go far beyond the typical dishes I’m used to in Portugal. Also to communicate with the local people was is difficult. It still is.

I can say that the easiest thing was the integration, making new friends and travel to nearby countries.


ana-rodrigues_entrevista

Progama Vulcanus no Japão

 

O Progama Vulcanus no Japão patrocinado pelo Centro para Cooperação Industrial entre a UE e o Japão, tem candidaturas abertas até próximo dia 21 de Janeiro de 2017, para estudantes de Engenharia , desde que tenham frequentado já 4 anos de Ensino Superior – será portanto para o último ano de Mestrado. Os documentos para inscrição e outras informações encontram-se na página da Mobilidade Estágios.

Introduce you to Berlengas Archipelago and ESTM

 

If you are an international student fascinated by nature, science, tourism and sustainable development, let me introduce to Berlengas Archipelago and ESTM-School of Tourism and Maritime Technology.

The Berlengas Biosphere Reserve includes a group of small islands and rocks, and the city of Peniche on the mainland where the School of Tourism and Maritime Technology of the Polytechnic Institute of Leiria is located. One hour by car from Lisbon to the North, ESTM is a privileged place to study with Berlengas’ natural marine reserve as landscape, sandy beaches and many diving and surf spots in the vicinity.

rbb_unesco-1

This is a unique scenario to study and ESTM among other partners has recently published a set of communication content about the natural heritage of the Berlengas Archipelago territory of a UNESCO Biosphere Reserve.  Under the slogan “Knowing to preserve, knowing to enjoy” the project aims to raise environmental education and awareness stimulating appropriate behaviours towards such an outstanding natural value.

Take a look at the contents made by ESTM and MARE – Marine and Environmental Sciences Centre ( in portuguese).

1. BERLENGAS 

2. PEIXES/FISHES

3. AVES/BIRDS

4. INVERTEBRADOS/INVERTEBRATE

5. PEIXES/FISHES

So, if your interest involve plants, animals, biology and biotechnology, tourism, sustainability and are wondering where you could study these kind of subjects with a hands-on approach take a look at our English taught programs. Besides a strong biology and tourism curricula, you’ll be able to enjoy the outdoors classes provided by the natural scenario and a relaxed lifestyle combining study and leisure. ESTM offers small class sizes, personalized teaching and students-professors closer relationship. The school is very well equipped, with laboratories hi-tech, research units with faculty professors with a strong academic background. Besides formal classes students are invited and encouraged to join research groups, participation in the organization of tourism events and motivated to apply to one of the many opportunities for internship in Portugal or abroad.

This could be exactly what you are looking for in a school and its city.

berlengas

 

Polytechnic of Leiria and CERN – Cooperation Protocol

The Polytechnic of Leiria and CERN – European Organization for Nuclear Research signed, October 28, an agreement that will encouraging science and technology cooperation. The ceremony took place at the Biblioteca José Saramago and was signed by Nuno Mangas, chairman of Polytechnic of Leiria and Miguel Jimenez, director of the Department of CERN Technology.

Paulo Ferrão, President of the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT), who was at this event, admitted the importance of polytechnics institutions and was impressed with the cooperation involving the Polytechnic of Leiria and CERN, stating that “one can only be ahead of others if we are associated with the best.”

image001
Triumph of the Internship students from Polytechnic of Leiria at CERN

This agreement follows the recognized work of master’s students in Electrical Engineering and Computer Engineering – Mobile Computing from the Technology and Management School (ESTG) first as Internship students and then later welcomed as collaborators. The purpose of the agreement is to encourage the scientific and technological cooperation existing between the two institutions. Bachelor and master students, would undertake their final course assignment oriented by both institutions working and solving technical problems identified by CERN.

This cooperation can also promote the emergence of joint research projects that involve teachers, master’s students and researchers of Polytechnic of Leiria, which thus can be associated to CERN. The research can address areas such information technology, communications, databases, control and industrial automation, industrial systems, distributed systems or infrastructure.

Founded in 1954, CERN is a laboratory located on the Franco-Swiss border near Geneva. CERN is one of the largest and most prestigious research institutions worldwide. This institution has the largest and most powerful particle accelerator world, the LHC (Large Hadron Collider), used to study the basic constituents of matter – the fundamental particles. CERN was one of the first organizations at European level which currently has 22 member states, among which includes Portugal.

New Student Orientation


Welcome and congratulations on your acceptance to Polytechnic of Leiria!

We are happy that you will be joining us. This article is design to answer new students questions and concerns and providing you information about how to get on campus. He hope that after reading these tips you be prepared to have a  delightful time at IPLeiria.

Travel Accommodations
Once you’ve received IPLeiria confirmation that you will attending a program in one of our schools, you’re ready to plan your trip to Portugal. Don’t forget that classes will start on 19 of September.

About Oeste Region

Discover our region here.

Air Travel and Accommodation
Please check our Student Arrival Guide

Please check our 15 Time Saving Tips For International Students  

Be prepared to embrace a new challenge, meet new people, and to make new friends.


Keep in mind that if you need some assistance you can find us at:
Exchange Students: gmci@ipleiria.pt
Full time students: Estudante.internacional@ipleiria.pt

We look forward to meeting you!

 

Why you should consider Leiria to study

 

If you are considering the idea of experiencing studying abroad and have started now to look for city destinations you should read this. There are some key factors that influence student’s choices, especially job prospects. So, if you want to do a master’s to improve your career scenarios this might interest you. Polytechnic of Leiria was distinguished as one of the best in Portugal to develop shared activities between students and companies. “Leiria is well served by higher education institutions. The Polytechnic of Leiria is one of the best in the country to work with companies.” This statement was made by Mira Amaral, former energy and industry minister, which currently holds the position of Chairman of the Board of the Portuguese Industry Business Confederation.
If you are thinking about attending an English master to improve your career prospects be aware that in the Polytechnic of Leiria it’s possible to have complete job experience by doing an entrepreneurial project right here in Leiria.
“Leiria is an example that should be studied” says João Ricardo Moreira, CEO of NOS Communications. “It has a sufficient distance from the central government not to live in his shadow and has perceived that the world is a bigger place and that Portugal is small for the entrepreneur’s ambitions, so it has the model that is closer to a recipe for success.”

With all of this said, if studying in a school focused on improving knowledge transfer between research institutions and industry in a city eager to innovate with a entrepreneurial mindset is what you aim for your future career, that is exactly what the Polytechnic of Leiria has to offer you.

Civil Engineering Programs recognized by ENAEE

Eng_civil

IPLeiria is the first Polytechnic Institute in Portugal to be granted the EUR-ACE® label at the bachelor level in Civil Engineering recognized by ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education). The accreditation extended to Master in Civil Engineering as well recognizing quality in Civil Engineering programs at School of Technology and Management of Leiria’s Polytechnic. The distinction confirms education quality in this particular field of study placing these programs among the best in European Universities and Polytechnics.
International accreditation is one of the most significant quality standards when selecting a university for studying, so, students applying for Civil Engineering programs at IPLeiria, may expect greater acceptance throughout Europe. The evaluation system EUR-ACE®, owned by ENAEE analyzes a set of requirements that distinguishes the high-quality engineering courses in Europe and the rest of the world.
The main benefits of the accreditation with the EUR-ACE® seal are the following:
• Ensure that the courses meet European and International QUALITY standards;
• Simplify the application process to other master’s or doctoral programs with the same brand;
• Ensure that the course meets the requirements for registration demanded by associations that regulate the profession in their countries;
• Promotion of professional mobility in accordance with the European directive that recognizes the professional qualifications (Directive 2005/36 / EC);
• Simplification regarding the professional “Engineering CARD”; 
• Simplification regarding the European engineering professional title of “EUR ING Title”, promoted by the European Federation of National Engineering Associations (FEANI).

More information can be found:

http://enaee.eu/

 

 

Automotive Engineering Laboratory Opening Ceremory

automovel

 The opening ceremony of what is now the best engineering automotive laboratory nationwide is taking place on March, 23rd, headed by the Minister of the Environment, João Pedro Matos Fernandes.
Located at School of Technology and Management the lab occupies a surface area of 1200 m2, fully equipped for teaching and research activities and built to support the growth and success of this pioneering educational field. The newly renovated and extended laboratory facilities provide the fundamental knowledge base for the areas of Automotive Mechanical Technology as well as for Electronics Automotive Technology, motivating students to be at the top of this field. “The space will have larger capacity to respond to external collaboration requests with entities associated with the automotive sector, as well as the creation of conditions for carrying out trials and tests, a necessary part of the development of research projects” explains João Fonseca Pereira, head of the Laboratory for Automotive Engineering at ESTG.
Expertly trained professional are on high demand and students of this course can expect high employability rates as the number of graduates is not enough to fill all the application request sent by automotive companies, justifying beyond the need, the investment in Automotive Engineering Laboratory.

The Sodicentro (Mercedes) and Vimoter / Movicortes (Leiria Porsche center) are examples of regional companies that have in its personnel graduates in Automotive Engineering of the School of Technology and Management of the Polytechnic of Leiria. The Skoda Motorsport of Czech Republic, Aston Martin in UK, Lamborghini in Italy or Continental in Germany, are some of the brands that also  recruit young graduates of this area recognizing the quality of IPLeiria training.

As the result of the international recognition of training in Automotive Engineering Polytechnic of Leiria established a partnership with the University of Oxford Brooks (recognized worldwide as one of the most renowned institutions in the automobile competition) to exchange students and teachers and to create a joint post-graduation in Motorsport.

 

 

 

 

Estimative shows that over 90% of marine ornamental animals sold worldwide are collected from coral reefs. In this sense, there is a need for ornamental fish aquaculture in order to guarantee marine biodiversity. However, for ornamental market acceptance and competitiveness of captive-bred fish is necessary optimize production and costs.

This study evaluated the influence of stocking density and effect of different diets in profitability maximization of the anemonefish, Amphiprion percula, one of the most popular marine ornamental fish.

Was demonstrated that a diet with 41% of protein will ensure optimal growth and stocking density is a critical and relevant point that change the cost-effectiveness and the quality of the fish produced in captivity.

ESN Leiria

11206037_1594683444150716_5205180427474040108_n

 

 

 

 

O IPLeiria é parceiro da ESN Leiria (Erasmus Student Network), uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar estudantes estrangeiros na sua integração. Constituída também por estudantes, que estiveram integrados no programa Erasmus, está sediada no campus 2 do Instituto.

Mais informações

 

 

afaAssociação Fazer avançar

O IPLeiria é parceiro da Associação Fazer Avançar (AFA) e apoia, entre outros aspetos, a divulgação das sua iniciativas, tendo formalizado um protocolo de cooperação em 2013.  
Sediada em Leiria, a AFA promove projetos que tentem sensibilizar, mobilizar e formar jovens, com o intuito de os tornar agentes desencadeadores de mudança, acreditando que a sua motivação e capacidade pode fazer a diferença na sociedade.

Mais informações

 

 

Arrival and Settling In 

 

alojamentoYou are now beginning a new chapter in your life, so, IPLEIRIA is committed to make your adaptation as easy as possible, starting with the moment that you arrive in Portugal. We believe that arriving in a new country can be both stimulating and frightening! At the time you are reading this guide you must already know in which school you were admitted in. So take a look to the information that we prepare for you:

 

1Accomodation

IPLeiria has 7 student residences in the cities of Leiria, Caldas da Rainha and Peniche. Any student can be lodged in the residences, although they are destined, preferably, to the scholarship students of IPLeiria’s Social Services. According to your profile and budget you have also available, private rooms and hostels. Find below a list of accommodation possibilities:

 

Accommodation in the city of Leiria:

Leiria also offers a variety of other residential options for students. Check the different options below:

Contacts of IPLeiria’s residences: sas@ipleiria.pt


2When arriving in Portugal | At the airport

Most students will arrive in Portugal by plane, so please be aware that you must declare your entry in the airport at the Customs Service. The Entry Declaration must be delivered to the Immigration and Borders Service as stipulated by law. Once this period has passed you will have to pay a fine. If you are a Non-European student arriving in Portugal through a border not subject to border control (with no passport stamp) please be aware that you must contact the Department for Foreigners and Border Control Immigration and Borders Service within three days after your arrival in the country to declare entry. 


 

3How to get to your school city | From the Airport to Leiria – Peniche – Caldas da Rainha

If you are arriving to one of the international airport (Lisbon or OPorto) you can reach your school by bus (best and cheap option):

Pay attention to your city destination:

 Leiria – If you were admitted to ESTG, ESECS or ESSLEI 

Caldas da Rainha – If you were admitted to ESAD 

Peniche – If you were admitted to ESTM 

// From Lisboa

If you are in Portela´s airport you must catch transportation to Terminal Bus of Sete Rios. You can choose one of these options:

By PERSONAL DRIVER: NavegaFácil .

 By METRO: Lisbon’s metropolitan ( Aeroporto Station to Sete Rios Station).

 By BUS :Direct bus to Sete Rios or AEROBUS 3.

By TAXI: Taxi to the Terminal Bus of Sete Rios (Rede Nacional de Expressos) in Sete Rios

In the city the price is fixed by using taximeters; outside the charge is per kilometer. Between 10pm and 6am there are extra tariffs of +20%. It is advisable to ask for a receipt and in case of longer distances to ask for the price before. Baggage transport has fixed rate. Taxis in Portugal beige or green and black, and can be recognized by their luminous signed on top.

Once you get to Bus Terminal of Sete Rios ask for a ticket to your city school destination. Take note of trip duration and price:

 

More information here       
 From Lisbon  To: Leiria   To: Caldas da Rainha   To: Peniche
   Duration  Price   Duration   Price  Duration   Price
 By bus (Terminal Bus of Sete Rios)  1h45   13€ approx.   1h15   9€ approx.   1h30   9€ approx.

 

// From OPorto

To get a bus to come to your school, and if you are in Francisco Sá Carneiro airport, you may choose one of these options:

 BY METRO: Oporto’s metropolitan (Aeroporto Station – Bolhão: Line E – violet) 

BY TAXI: Taxi to the Terminal Bus of Beira Litoral-Garagem Atlântico (Rede Expresso)

In the city the price is fixed by using taximeters; outside the charge is per kilometer. Between 10pm and 6am there are extra tariffs of +20%. It is advisable to ask for a receipt and in case of longer distances to ask for the price before. Baggage transport has fixed rate. Taxis in Portugal beige or green and black, and can be recognized by their luminous signed on top.

 

More information here       
 From OPORTO  To: Leiria   To: Caldas da Rainha   To: Peniche
   Duration  Price   Duration   Price  Duration   Price
By bus (Terminal of Beira Litoral Garagem Atlântico ) 3h00  16€ approx.  3h30  19€ approx.  4h30  22€ approx.

 


 

4Money Money Money | Currency

Portugal is part of the European Monetary Union with the EURO as its currency. Cashpoints & Credit Cards Cashpoints (ATM) can be found everywhere throughout the country. They are easy to identify by the sign MB. The maximum withdrawal is 200 Euro. Payment by Maestro or Credit Card is accepted in various supermarkets, shops and restaurants. The most common credit card are Visa, American Express, Eurocard and Mastercard, but others might be accepted, too.


 

5Data, Post & Phone | Time to call home

Electric Power | All over the country the line voltage is 220 Volt AC.
Weights and measures | In Portugal solidly the metric system is used: meters (m), Kilograms (Kg), liters (L) and cubic meters (m3). Clothes and footwear are arranged according to standard European sizes.
Post Office | Post Office are usually open from Monday to Friday between 9am and 6pm. However, you can buy stamps in several other places, like coffees and shops markets by the signed CTT.
Phone/ calls abroad

Mobile Phones

If you already have a mobile phone you can use roaming or buy a prepaid SIM card. You may also do a contract. SIM cards are available in major Portuguese mobile telecommunications operators:

MEO: http://www.meo.pt/
Vodafone Portugal: http://www.vodafone.pt/
NOS: http://www.nos.pt/

Public Phone Boxes

Public phone can be found in a big number in the streets as well as in Post Office. They are mainly to be used with phone cards that can be bought in Post Offices, newspaper stands and gas stations. The price depends on the number of phone calls that can be made with one card. Calls are cheaper between 9pm and 9am, as well as on weekend and public holidays. The international prefix for Portugal is +351. To call abroad dial 00+ international country code + area code + phone number.
Students living in the IPL’s Residence Halls can also receive calls there.

For more information ask in the Office for Mobility and International Relations (GMCI).


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14 Quick  Tips

your daily routine
Organize

1Where to find a place to stay

IPLeiria has seven student residences in the cities of Leiria, Caldas da Rainha and Peniche. Any student can be lodged in the residences, although they are destined, preferably, to the scholarship students of IPLeiria’s Social Services. According to your profile and budget you have also available, private rooms and hostels. Check  all the available accomodation options.

  

2From home to school

In Leiria you may use small buses – Mobilis –  tour through the city with a frequency of every 30 min (approx.). Some of the buses companies have special students price. Ask the bus station.
Public Transports – Rede de Expressos –  is the biggest bus company and connects almost every city all over the country. However for short distances, smaller companies like  – Tejo Buses – might be cheaper.

 

3Where to save money on meals

You may use all the 5 canteens and 8 snacks in all campi. If you buy the ticket meal in advance you’ll pay less for it. All them are open during all academic year (except on Sundays and Public Holidays). 

Classes and calendar4 links that you can’t miss

4Email Account

As an IPLeiria student you will have an email account.

Username: student_number@my.ipleiria.pt.

5WI-FI

You have free WI-FI in all campi, residence halls, canteens and other IPLeiria spaces. You may find how to configure it at www.ipleiria.pt/dsi  and  ask for support at suporte.dsi@ipleiria.pt.

6Registration and academic information

Students access to all academic records  (calendar, evaluations, school schedule) at the Student Portal  Registration http://estudantes.ipleiria.pt/ and/or ask for support at estudante.internacional@ipleiria.pt

7Moodle

All the subjects (curricular units) can be found at the Moodle platform. Why don’t you visit the webpage www.ead.ipleiria.pt to check if your teachers already gave you all the information and documents you are going to need?

8Key dates of the academic calendar

Take note of the academic calendar for the  year of 2017-2018.

Warning: this information does not replace the necessary knowledge of the official academic calendar of your school.

scholarships and social supportOpportunities

9Merit-based scholarship

Students with exceptional academic records applying to IPLeiria are eligible for a scholarship. 

Eligibility Criteria – These scholarships are offered to international student  on the basis of academic achievement (score  equal or higher than 14 out of 20) worth a reduction up to 50%  off the cost of tuition fees for each year. Ask us more details at: estudante.internacional@ipleiria.pt

10Keep in shape

If you like sports, you have a wide range of sports through the sport sector of the Student Support Services. This sector is organized in 2 areas: Leisure and Competition
Leisure: Handballl, Athleticism, Football, Futsal, Hockey, Rugby.

Competition: Badminton, Bodyboard, Climbing, Football 7, Judo
Ask us how in desporto@ipleiria.pt!

11Keep up to date

If you want to know which books are available in the IPLeiria libraries you don’t need to leave home. You may visit the online library catalogue.

12If you need to see a doctor

IPLeiria  provides you with conditions that ensure your well-being physically and psychologically, therefore we offer reduced costs, support in specific areas such as diagnosis and prevention, as well as psycho pedagogical counseling. Student Support Services put at the disposal of the entire academic community consultations in General Medicine, Obstetrics / Gynaecology, Dental Medicine, Sports Medicine, Occupational Medicine and Ophthalmology. Find more here: https://www.ipleiria.pt/sas/medical-services/ 

13Helping you to succeed

The Student Support Service (SAPE) provides you with qualified professional support at a personal, social, psychological and vocational training level. Visit their website on http://sape.ipleiria.pt/sss-english/

14Broaden your horizons 

If you dream with an international experience, you’ve come to the right place! The IPLeiria Internacional Office will help you to find your way! Please find us at gmci@ipleiria.pt !

We are waiting for you!

 

Título: Caracterização das propriedades geométricas de parque edificado de betão armado com alvenaria de enchimento presente em Portugal

Local de publicação: European Journal of Environmental and Civil Engineering

Autores do IPLeiria: Hugo Rodrigues

 

Principais resultados obtidos:

Sismos recentes mostraram a vulnerabilidade dos edifícios de betão armado com paredes de alvenaria de enchimento. A avaliação da segurança deste tipo de edifícios é importante e a informação detalhada relativa aos painéis de alvenaria é essencial, uma vez que tal informação é necessária para a estimativa das perdas que os futuros sismos. Este estudo centra-se na observação e análise de 80 projetos de estabilidade e de arquitetura de edifícios comuns com paredes de alvenaria de enchimento localizadas em Portugal. Os dados foram analisados com o objetivo de estimar propriedades geométricas dos painéis de alvenaria de enchimento e foram classificadas de acordo com as diferentes disposições das aberturas.

Título: Efeito da densidade de cultivo e diferentes dietas comerciais no crescimento de juvenis do peixe-palhaço Amphiprion percula (Lacepede, 1802)

Local de publicação: SpringerPlus

Autores do IPLeiria: João Chambel, Vera Severiano, Teresa Baptista, Susana Mendes e Rui Pedrosa

 

Principais resultados obtidos:

Estima-se que 90% dos organismos ornamentais marinhos vendidos mundialmente são recolhidos nos recifes de coral. Neste sentido, a aquacultura de peixes ornamentais é a solução para garantir a preservação dos recursos naturais. No entanto, é necessário produzir peixes a preços competitivos com os capturados no ambiente natural, sendo para isso necessário otimizar o processo produtivo.

Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de diferentes densidades de cultivo e dietas de forma a rentabilizar a produção de uma das espécies de peixe palhaço mais populares, Amphiprion percula.

Concluiu-se que uma dieta com 41% de proteína garante uma taxa de crescimento ótima e a densidade de cultivo é um aspeto muito importante que afeta a rentabilidade e a qualidade dos peixes produzidos em cativeiro.

Title: Phytoremediation of cadmium by the facultative halophyte plant Bolboschoenus maritimus (L.) Palla, at different salinities published Environmental Science and Pollution Research.

IPLeiria authores: Márcia S. S. Santos, Carmen A. Pedro, Sílvia C. Gonçalves & Susana M. F. Ferreira

 

Main Results:

This study aimed to analyse the capacity of the plant Bolboschoenus maritimus to phytoremediate water, experimentally contaminated with cadmium, and to study the influence of water salinity in its effectiveness as a trace metal accumulator plant. Present in the saltmarshes of the Óbidos Lagoon and common in wetlands of Europe and North America, the results showed that this plant accumulates cadmium especially in the underground organs. Also, the results showed that increasing salinity interferes negatively with the metal accumulation capacity and with the normal physiology of the plants, affecting their survival. The optimization of phytoremediation processes with these plants can aid in bioremediation of freshwater and brackish water ecosystems with low salt content, contaminated by cadmium.

Title: Sustainability reporting and assurance in Portugal published Corporate Governance (Bingley).

IPLeiria authores: Sónia Gomes and Teresa Eugénio

 

Main Results:

The authors analyze 290 sustainability reports (SR) for the years 2008,2009, 2010 and 2011. The results are not consistent with those from the majority of other recent studies which analyze resembling periods of time, which report increases in the publication of SR and increases or stagnation in the assurance of said reports. The likelihood of being severely affected by the economic crisis is higher in the case of non-listed companies. Furthermore, we found signs of a steady increase in the quality of the reports, such as the absolute and relative increase of integrated reports and the increase of reports presenting an A+ level of application of the GRI guidelines. It is possible that in periods of crisis, only companies really committed with sound SR practices continue to publish this type of information and to have their reports assured. We presente evidence supporting the view that the Portuguese SRA market follows the international trends, the embryonic stage of the Portuguese SRA market leads to very similar patterns of evolution to those of the majority of other countries which are not pioneers in SR and the assurance thereof.

Title: Kinematic comparison and description of the 3-dimensional shoulder kinematics of 2 shoulder rotation tests published Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics.

IPLeiria authores: Nuno Morais

 

Main Results:

The relative contribution of each articular component of the shoulder complex during the functional test hand-behind-neck (HBN) is not known, despite its importance to direct clinical interventions and evaluate results. The purpose of this study was to compare shoulder external rotation range of motion during the HBN and a standard shoulder external rotation test, and to describe the 3-dimensional scapular motion during the HBN test. The end-range of shoulder rotation was similar in the HBN test and in the standard shoulder rotation test. During the HBN test, the scapula assumed a more internal and anterior spinal tilted position at the end-range of active shoulder external rotation. Findings suggest that the HBN test may be used to assess the end-range of glenohumeral external rotation.

The Oxidative stress and Bioenergetics research group at University of Extremadura studies for several years the cytochrome b5 reductase/cytochrome b5 (Cb5R/Cb5) system, an enzymatic system with increasing relevance in different physiological and pathological processes. In this last work, the regional and cellular distribution of Cb5R/Cb5 in rat brain was examined by immunohistochemistry and it was found an high expression in cells at the cerebellar cortex and nuclei, and in pyramidal neurons in the brain cortex and hippocampus. Using a FRET technique, it was possible to observe that a large part of Cb5R was regionalized in close proximity to the lipid raft-like membrane domains, with possible implications for its roles in cellular redox signaling, metabolism of lipids and toxic compounds.

Authors: Alejandro K. Samhan-Arias, Carmen López-Sánchez, Dorinda Marques-da-Silva, Ricardo Lagoa, Virginio Garcia-Lopez, Virginio García-Martínez, Carlos Gutierrez-Merino

Published in: Brain Structure and Function

doi: 10.1007/s00429-015-1036-5

Título: Phytoremediation of cadmium by the facultative halophyte plant Bolboschoenus maritimus (L.) Palla, at different salinities

Local de publicação: Environmental Science and Pollution Research

Autores do IPLeiria: Márcia Santos, Carmen Pedro, Sílvia Gonçalves, Susana Ferreira

 

Principais resultados obtidos:

Neste estudo analisou-se a capacidade de fitoremediação de água, experimentalmente contaminada com cádmio, pela planta Bolboschoenus maritimus bem como a influência da salinidade na sua eficácia como planta acumuladora deste metal traço. Presente nos sapais da Lagoa de Óbidos e comum nas zonas húmidas da Europa e da América do Norte, os resultados mostraram que esta planta acumula o cádmio sobretudo nos órgãos subterrâneos. Mostraram ainda que o incremento da salinidade interfere negativamente com a capacidade de acumulação do metal e com a normal fisiologia da planta, comprometendo a sua sobrevivência. A otimização de processos de fitoremediação com estas plantas pode auxiliar na bioremediação de ecossistemas de água doce ou de água salobra com baixo teor de sal, contaminados por cádmio.

Título: Sustainability reporting and assurance in Portugal

Local de publicação: Corporate Governance (Bingley)

Autores do IPLeiria: Sónia Gomes e Teresa Eugénio

 

Principais resultados obtidos:

Os autores analisaram 290 relatórios de sustentabilidade (RS) para os anos de 2008,2009, 2010 e 2011. Os resultados obtidos não são coincidentes com os da maioria dos outros estudos recentes que analisam os mesmos períodos, pois verifica-se um aumento na publicação de RS assim como aumento ou mesmo igual número de auditorias aos relatórios. Encontrámos sinais de um aumento constante da qualidade dos relatórios, como o aumento absoluto e relativo de relatórios integrados e de relatórios que apresentam um nível A + de aplicação das diretrizes GRI. É possível que, em períodos de crise, apenas as empresas com práticas de sustentabilidade, publiquem este tipo de informação nos relatórios e que os auditem. Concluímos que o mercado Português segue as tendências internacionais, a fase embrionária do mercado leva a padrões muito semelhantes de evolução comparando com outros países.

Título: Kinematic comparison and description of the 3-dimensional shoulder kinematics of 2 shoulder rotation tests

Local de publicação: Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics

Autores do IPLeiria: Nuno Morais

 

Principais resultados obtidos:

A contribuição relativa de cada componente do complexo articular do ombro durante o teste funcional hand-behind-neck (HBN) não é conhecido. Contudo, este conhecimento é clinicamente relevante para direcionar as intervenções e avaliar os resultados. Os objetivos deste estudo foram: a) comparar a amplitude rotação axial externa do ombro entre o HBN e um teste padrão utilizado para testar a rotação externa do ombro; e b) descrever o movimento escapular tridimensional durante o HBN. A amplitude de rotação externa do ombro foi semelhante no HBN e no teste padrão. No final da amplitude de rotação externa, a escápula assumiu uma maior rotação interna e báscula anterior no HBN. Os resultados sugeriram que o HBN pode ser utilizado para avaliar a rotação externa do ombro.

Título: Real-time high-resolution radio frequency channel sounder based on the sliding correlation principle

Local de publicação: IET Microwaves, Antennas and Propagation

Autores do IPLeiria: David Ferreira, Rafael Caldeirinha e Nuno Leonor

 

Principais resultados obtidos:

Neste artigo é apresentado uma sonda de canal rádio com base nas propriedades de correlação cruzada de sequências pseudo-aleatórias, conhecida como sonda de canal rádio através de correlação deslizante. Esta sonda permite a caracterização de canais duplamente seletivos, fornecendo informação espectral de amplitude e Doppler. Permite efetuar medidas em tempo real de canais de rádio específicos, com uma resolução de 2 ns para discriminação de componentes multipercurso adjacentes, e um espalhamento máximo de Doppler de ± 100 Hz, mas que poderá ir além de ± 1 kHz, se alguns dos componentes forem melhorados. As medições de amplitude dadas pela sonda, apresentadas através de perfis de atraso-potência, têm uma gama dinâmica de cerca de 35-40 dB. Este estudo fornece informações detalhadas sobre os componentes mais importantes utilizadas para a constrição da sonda, e apresenta algumas das medidas de calibração realizadas em bancada, bem como  aferição prática através de medições específicas de radio-frequência, realizada em ambiente controlado (câmara anecóica), em 18,7 e 60 GHz. Finalmente, são propostas melhorias que são passíveis de ​​serem implementadas no futuro próximo.

O grupo de stress oxidativo e Bioenergética da Universidade da Extremadura investiga há vários anos o sistema citrocromo b5 redutase/citocromo b5 (Cb5R/Cb5), um sistema enzimático com crescente relevância em diferentes processos fisiológicos e patológicos. Neste último trabalho, foi estudada a distribuição regional e celular de Cb5R/Cb5 no cérebro de rato por imunohistoquímica e observou-se uma elevada expressão em células do córtex e núcleos cerebelares, assim como em neurónios piramidais do córtex cerebral e do hipocampo. Usando uma técnica de FRET, foi possível observar que grande parte da Cb5R se encontra muito próxima de domínios membranares do tipo lipid raft, com possíveis implicações para os seus papéis na sinalização redox celular, metabolismo de lípidos e de compostos tóxicos.

Autores: Alejandro K. Samhan-Arias, Carmen López-Sánchez, Dorinda Marques-da-Silva, Ricardo Lagoa, Virginio Garcia-Lopez, Virginio García-Martínez, Carlos Gutierrez-Merino

Publicado em: Brain Structure and Function

doi: 10.1007/s00429-015-1036-5

Título: Effect of friction stir processing parameters on the microstructural and electrical properties of copper

Local de publicação: International Journal of Advanced Manufacturing Technology

Autores do IPLeiria: Rui Leal

 

Principais resultados obtidos:

Friction Stir Processing (FSP) é uma tecnologia inovadora baseada nos princípios da soldadura por fricção linear (Friction Str Welding), que permite a alteração localizada da microestrutura e propriedades mecânicas de materiais convencionais. Este processo foi aplicado em Cobre C12200, utilizando uma ferramenta com base estriada e outra com a base cónica de modo a promover diferentes condições termomecânicas na zona processada e verificar a sua influência nas alterações microestruturais. As condições do processamento foram utilizadas de modo a verificar a sua influência na condutibilidade elétrica do material processado. Essas diferenças são explicadas com base no efeito da densidade de deslocações, verificando-se que têm mais influência do que o efeito das fronteiras de grão.

Title: Effect of friction stir processing parameters on the microstructural and electrical properties of copper published International Journal of Advanced Manufacturing Technology.

 IPLeiria authores: Rui Leal

 

Main Results:

Friction stir processing (FSP) is an innovative technology, based on friction stir welding (FSW) operative principles, which can be used for changing locally the microstructure and mechanical properties of conventional materials. Copper C12200 was friction stir processed using scrolled and conical shoulder tools in order to promote different thermomechanical conditions inside the stirred volume and varied post-processed microstructures. The processing conditions were found to have influence on the electrical conductivity of the processed materials. The differences in electrical conductivity are explained based on dislocation density effects, being found that the dislocation density effect prevails over the grain boundary effect.

Title: On Algebraic and More General Categories Whose Split Epimorphisms Have Underlying Product Projections published Applied Categorical Structures.

 IPLeiria authores: Nuno Martins Ferreira

 

Main Results:

In the category of groups any split extension is, up to a bijection of pointed sets, a product projection, as illustrated in the figure. This work characterizes those varieties of universal algebras which have this property. This result has applications for example in the study of semi-direct products of topological algebras.

Título: On Algebraic and More General Categories Whose Split Epimorphisms Have Underlying Product Projections

Local de publicação: Applied Categorical Structures

Autores do IPLeiria: Nelson Martins-Ferreira

 

Principais resultados obtidos:

Qualquer extensão cindida na categoria dos grupos é obtida, a menos de uma bijecção de conjuntos pontuados, por uma projecção do produto cartesiano (ver figura). Este trabalho apresenta uma caracterização para o fenómeno em geral. Pode ser aplicado, por exemplo, no estudo de produtos semi-directos de álgebras topológicas.

Título: Métodos rápidos para decisões de codificação HEVC usando data mining

Local de publicação: IEEE Transactions on Circuits and Systems for Video Technology

Autores do IPLeiria: Pedro Assunção

 

Principais resultados obtidos:

A norma HEVC (High Efficiency Video Coding) proporciona maior taxa de compressão em comparação com seus antecessores ao custo de grandes aumentos na codificação complexidade computacional. Uma parte importante deste aumento é devido às novas estruturas flexíveis de particionamento, ou seja, as árvores codificação, as unidades de previsão, e os quadtrees residuais, com as melhores configurações decidido através de um processo de otimização de taxa de distorção exaustiva (RDO). Neste artigo, propomos um conjunto de procedimentos para decidir se o algoritmo de otimização da estrutura de partição deve ser antecipada ou correr para o fim de uma busca exaustiva para a melhor configuração. Os esquemas propostos são baseados em árvores de decisão obtidos por meio de técnicas de data mining Ao extrair dados intermediários, como variáveis ​​de codificação de um conjunto de treino de sequências de vídeo, três conjuntos de árvores de decisão são construídas e implementadas para evitar correr o algoritmo RDO em toda sua extensão. Quando implementado separadamente, estes regimes alcançar reduções médias de Complexidade Computacional até 50%, a um custo insignificante de 0,56% em termos de aumento de taxa Bjontegaard Delta (BD). Quando os esquemas são implementados em conjunto, obtém-se uma redução de complexidade média até 65%, com um pequeno aumento da taxa BD de 1,36%. Os estudos de simulação e comparações com trabalhos semelhantes permitem demonstrar que os métodos propostos permitem obter melhores resultados de taxa débito-distorção-complexidade entre todos os trabalhos comparados.

Title: Tourism Through the Gaze of Stakeholders: the Case of Óbidos Lagoon in Portugal published Tourism Planning and Development.

 IPLeiria authores: Cátia Rebelo, Carlos Alves, Gilberto Moiteiro, Graça Ezequiel, Inês Brasão, João Vasconcelos, Mário Carvalho

 

Main Results:

Coastal lagoons are valued and sensitive ecosystems often threatened by human pressure. The project Reconversion of the Heritage and People of Coastal lagoons focused not only the study of the economic activities developed in Óbidos Coastal lagoon but also has identified and heard the stakeholders. The study allowed to point out tourism as a strategic tool to the sustainable development of the territory. The Óbidos lagoon destination, defined by its heritage’s singularity and authenticity, will have to benefit the development and promotion of nature-based tourism as a differentiated and critical strategy. The local communities’ engagement will be, in turn, the milestone in which the sustainability will pass from a mirage to a concrete goal.

Título: Turismo sobre o olhar dos stakeholders: O caso da lagoa de Óbidos em Portugal

Local de publicação: Tourism Planning and Development

Autores do IPLeiria: Cátia Rebelo, Carlos Alves, Gilberto Moiteiro, Graça Ezequiel, Inês Brasão, João Vasconcelos, Mário Carvalho

 

Principais resultados obtidos:

As lagoas costeiras são ecossistemas valiosos e sensíveis frequentemente ameaçados pela pressão humana. O trabalho realizado no âmbito do projeto Reconversão do Património e das Gentes do Mar focou não só o estudo das atividades económicas desenvolvidas na lagoa de Óbidos como identificou e auscultou os stakeholders. O estudo permitiu ainda apontar o turismo como a ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável do território. O destino Lagoa de Óbidos pautado pela singularidade e autenticidade do seu património terá que privilegiar o desenvolvimento e promoção do turismo natureza como estratégia critica e diferenciadora. A congregação de vontades e cumplicidade das gentes será por outro lado a pedra de toque para que a sustentabilidade deixe de ser uma miragem e se assuma como objetivo.

 

Title: Trace Elements in Edible Rocky Shore Species: Effect of Sewage Discharges and Human Health Risk Implications published Human and Ecological Risk Assessment.

 IPLeiria authores: Susana Mendes

 

Main Results:

Sewage pollution is a worldwide concern, and can result in serious risks both to wildlife and human health. This highlights the importance of study the role of sewage discharges in the contamination of rocky shores, since part of our food resources is directly collected on coastal waters. For this purpose, the accumulation of elements (such as arsenic) by edible molluscs was compared between one sewage-impacted area and 2 reference areas. This study suggests that the selected molluscs can be affected by the presence of sewage discharges. Moreover, the sewage pollution increased the concentrations of arsenic in the mollusc species, emphasizing its potential damaging effects on natural systems and on edible species.

NEpalQuakeTitle: Seismic risk assessment and hazard mapping in Nepal published at Natural Hazards.

IPLeiria authores: Hugo Rodrigues

 

Main Results:

The study reported in this paper investigates structural vulnerability, seismic risk, and the resulting possible economic losses owing to future earthquakes in Nepal. The OpenQuake-engine, the open-source platform for seismic hazard and risk assessment from the Global Earthquake Model initiative, was used to calculate the seismic hazard and risk in Nepal. Finally, the distribution of building damage and corresponding economic losses due to the recurrence of the historical 1934 earthquake was presented in this study.

iStock_000015600350XSmall

Title: Measuring health-promoting behaviors: Cross-cultural validation of the health-promoting lifestyle Profile-II  published at International Journal of Nursing Knowledge.

 IPLeiria authors: Pedro Sousa, Pedro Gaspar, Daniela Vaz, Sílvia Gonzaga, Maria Dixe.

 

Main results:

Individual lifestyles have emerged as valuable health constructs. This study psychometrically tested the Portuguese (European) version of the Health-Promoting Lifestyle Profile-II.

After an adequate linguistic and cultural adaptation of the Health-Promoting Lifestyle Profile-II scale, their psychometric properties were assessed (N = 889) by Cronbach’s alpha and confirmatory factor analysis.

Results showed an adequate fit to a 52-item, six-factor structure. A global alpha of .925 was obtained.

The Portuguese version demonstrated good validity and reliability in a wide adult sample, and can thus be applied to the Portuguese population. This instrument is useful as an evaluation tool for health-promoting lifestyles and as an instrument for testing the effectiveness of health-promoting programs.

Título: Modelo de gestão florestal, sob o risco de incêndio, à escala da paisagem: Uma aplicação em Portugal  

Local de publicação: Forest Science

Autores do IPLeiria: Liliana Ferreira

 

Principais resultados obtidos:

No artigo é apresentado um modelo de programação inteira mista para a gestão florestal à escala da paisagem. São incorporados índices de resistência ao fogo para cada povoamento, considerando as suas características e o seu contexto espacial, refletindo a contribuição dos vizinhos para a sua resistência.

O modelo pretende assegurar um nível mínimo de resistência, escolhendo para cada povoamento uma prescrição a aplicar. A Mata Nacional de Leiria foi usada como caso de estudo. Os resultados sugerem que o modelo pode ajudar a incluir o risco de incêndio na gestão à escala da paisagem e mostram que as prescrições com tratamentos de mato são muitas vezes escolhidas em detrimento de outras.

Title:  Evaluation on effects of using low biodiesel blends in a EURO 5 passenger vehicle equipped with a common-rail diesel engine published at Applied Energy.

IPLeiria authors: Luís Serrano

 

Main results:

The effects of the use of low biodiesel blends in performance, fuel consumption and NOx emissions was investigated during tests carried out with a Renault Megane 1.5 dCi.  These tests considered the use of different fuels blends, obtained by the mixture of 0%, 7%, and 20% on a volumetric basis (B0, B7 and B20) in diesel fuel.

The consumption results were not consistently increased with the use of biodiesel and NOx emissions with biodiesel use does not present significant raise. In fact, when B20 was used, the levels of NOx emitted by the vehicle present a reduction, which was more pronounced in the urban cycle. The performance analysis did not reveal any relevant differences, however the use of B7 promote an improvement on torque and power in the order of 2% relatively to B0.

Title: Is integrated multitrophic aquaculture the solution to the sectors’ major challenges? published at Reviews in Aquaculture.

IPLeiria authors: Luana Granada, Nádia Sousa, Sofia Lopes and Marco Lemos

 

Main results:

With the recent intensification of aquaculture industry, a range of environmental concerns have emerged, such as effluent discharge, excessive use of resources and dependence on commercial feed. In this context, the development of sustainable aquaculture systems is becoming the cornerstone for long-term aquaculture expansion, and to achieve environmental sustainability. Integrated multitrophic aquaculture (IMTA) is regarded as a suitable approach to solve some of these problems. This system enables to achieve environmental sustainability through biomitigation of aquaculture wastes that, as compared to other accompanying methods, has advantages that may include economic stability by product diversification and risk reduction, and social acceptability through better management practices.

TitleControlled trial of an Internet-based intervention for overweight teens (Next.Step): effectiveness analysis published at European Journal of Pediatrics.

IPLeiria authors: Pedro Sousa and Pedro Gaspar

 

Main results:

The need for effective adolescent weight management programs is of high clinical and public health relevance. This study evaluates the effectiveness of an e-therapeutic platform (Next.Step), aiming to promote weight management skills and the adoption of health-promoting lifestyles. This nonrandomized clinical trial with control group uses a sample of 94 adolescents who attended a Paediatric Obesity Clinic. The experimental group were invited to access the platform Next.Step during 24 weeks, in addition to the standard treatment program. The e-therapeutic program led to a significant increase in health responsibility, although inconclusive results were found regarding the program effectiveness compared to the standard multidisciplinary intervention.

Trial registration: NCT01904474

Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/DTP-PIC/0769/2012)

Title: Water Resources Impact Assessment Under Climate Change Scenarios in Mediterranean Watersheds published at Water Resources Management.

 IPLeiria authores: Sandra Mourato

 

Main Results:

In this study the impacts of 15 climate change scenarios on water availability in southern Portugal were analyzed. The impacts were evaluated with a physically based and spatially distributed hydrologic model, SHETRAN.

Climate models project a change in precipitation from +1.5% to -65% and an increase in temperature from +2.7ºC to +5.9ºC. This trend in climate change is reflected in the evapotranspiration increase and in the annual runoff that decreases between 13% and 90%. The runoff reduction is higher at all watersheds and for all 15 climate change scenarios in autumn and spring. The runoff decrease is also higher in the Guadiana river basin which is already under significant water stress.