Consórcio ERASMUS+ Advanced Computing Consortium

Consórcio ERASMUS+ Advanced Computing Consortium – Candidaturas Abertas (até 31 de maio de 2026)

No âmbito do Consórcio ERASMUS+ “Advanced Computing Consortium – HPC, HPDA, AI & HPV (ACC)” irão estar abertas (em permanência), até ao dia 31 de maio 2026, as candidaturas à mobilidade de doutorandos, recém doutorados, docentes e pessoal técnico com vínculo ao Instituto Politécnico de Leiria.

O consórcio de Computação Avançada ERASMUS+ (ACC) tem como objetivo fomentar, por via de bolsas de mobilidade internacional, a formação de recursos humanos, das instituições parceiras, em computação avançada e de elevada performance (High Performance Computing; HPC), inteligência artificial (IA), processamento de dados com recurso a HPC (High Performance Data Analytics; HPDA) e visualização de dados (High Performance Visualization; HPV).

Esta ação financia mobilidades para funcionários docentes e não docentes (“staff”), doutorandos e recém-doutorados para ensinar(dar formação), aprender (receber formação) e “job shadowing” em instituições de ensino superior (IES) ou instituições públicas e privadas, incluindo empresas, centros de formação, centros de supercomputação, etc., creditadas para o efeito (em estados-membros da União Europeia, países terceiros associados ao programa – e.g., Islândia, Noruega – e países terceiros não associados ao programa – Suíça e Reino Unido).

As mobilidades atribuídas podem iniciar-se a partir da data de assinatura do contrato ERASMUS+ entre o candidato e a sua instituição, i.e., a instituição onde presta serviço e têm de ser executadas e terminar até ao dia 31.07.2026.

As entidades de acolhimento podem ser  instituições de ensino superior, centros de formação, centros de supercomputação, empresas, ou outras instituições credenciadas que providenciem formação em tópicos de HPC, HPDA, AI & HPV, e.g., data analytics, data science, linguagens de programação, software, etc., nomeadamente os centros europeus e instituições associadas à infraestrutura de investigação PRACE (Partnership for Advanced Computing in Europe) e do EuroCC Access, vide http://www.training.prace-ri.eu e https://www.eurocc-access.eu/training/, ou os vários centros de supercomputação europeus (mais informação no edital).

O formulário de candidatura e o edital, com indicação dos critérios de seleção e procedimentos aplicáveis, podem ser consultados em:

EDITAL DE CANDIDATURA

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (DOCENTES E PESSOAL TÉCNICO)

+ INFORMAÇÕES/CONTACTOS:

Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional – Dra. Ana Boa-Ventura: ana.boaventura@ipleiria.pt / gmci@ipleiria.pt

Departamento de Engenharia Informática da (ESTG) – Professor Patrício Domingues: patricio.domingues@ipleiria.pt