
Artes Plásticas
Artes Plásticas
Apresentação do curso
O Mestrado em Artes Plásticas pretende fornecer aos estudantes os saberes e competências, práticas e conceptuais, da produção de trabalhos e criações originais nas artes visuais contemporâneas. Os estudantes deverão desenvolver uma prática autónoma de investigação artística, material e interdisciplinar, conducente a um projeto artístico informado pelas mais relevantes linguagens e debates da produção artística contemporânea, aprofundando uma consciência crítica dos impactos culturais, sociais e políticos dessa produção.
O programa formativo do plano de estudos é orientado para a aquisição de aptidões operativas que permitam a exploração dos processos criativos individuais, de forma a consolidar uma prática artística profissional, autoral e experimental. Em estreita continuidade com a licenciatura, pretende-se superar divisões entre técnicas e géneros artísticos, entre media tradicionais e tecnológicos, abrindo à experimentação em múltiplos media e a práticas artísticas emergentes.
Coordenador do curso
Maria Luísa Mota Soares Oliveira
luisa.oliveira@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral e internacional: 25
Registo DGES

Objetivos
Este mestrado tem como objetivo explorar e aprofundar competências criativas, práticas e conceptuais, na produção de trabalhos e criações originais, no espectro alargado das Práticas Artísticas Contemporâneas. Os estudantes trabalham em ambiente prático, em regime de atelier partilhado, exclusivamente dedicado ao mestrado, com acesso a todas as oficinas da ESAD.CR.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam, através dos seus trabalhos práticaos, uma consciência operativa e crítica dos impactos culturais, sociais e políticos da produção artistica contemporânea. O estudante será orientado no sentido do aprofundamento individual de aptidões e competências que permitam intensificar o desenvolvimento projectual dos seus processos criativos, de forma a consolidar uma prática artística autoral, experimental e sistemática.
O ciclo de estudos é composto por um programa formativo multidisciplinar e transversal a várias áreas de experimentação técnica e criativa, dirigido para o desenvolvimento prático de uma atividade profissional autónoma, ancorada numa investigação artística informada e disciplinada, consciente da superação de divisões tradicionais entre teoria e prática ou entre técnicas e géneros artísticos, aberta a áreas da emergentes das prática artísticas e em diálogo crítico com o mundo contemporâneo.
Plano curricular
- 1º Ano
- 2º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
2001301 | Projecto I | S1 | 9 | 60 h |
B1 Apresentação de conteúdos, autores, artistas e ferramentas para uma investigação teórico-prática interdisciplinar, através de leitura e discussão coletiva de textos, elaboração de resenhas críticas sobre arte, aulas com agentes artísticos convidados, visitas de estudo, sugestões bibliográficas, etc. | ||||
2001302 | Teoria e Crítica da Arte I | S1 | 6 | 45 h |
B.1– A modernidade B. 2– A primeira contestação da modernidade B. 3 – O contemporâneo | ||||
2001303 | Seminário de Investigação I | S1 | 3 | 45 h |
Conteúdo Programático: B-1 -As aulas terão um carácter predominantemente participativo. Centram-se no debate dos problemas e conceitos da unidade curricular; esse debate é promovido através de apresentações pelos alunos dos seus trabalhos em dois formatos. B-2 – Leitura e analise de textos considerados pertinentes para um alargamento de conhecimentos e compreensão sobre assuntos inerentes às pesquisas dos alunos no âmbito do mestrado. B-3- Contacto com as obras de artistas cujo trabalho seja relevante e pertinente para as experiências de trabalho em curso | ||||
Opção I* | S1 | 6 | 45 h | |
3.1 Conteúdos Programáticos: Desenho e Experiência Artística propõe um nível distinto de problematização do desenho nas Artes Plásticas, tratando o espaço que relaciona este tipo de imagens em relação com aquelas que são produzidas, pelo desenho, nos espaços exteriores à arte. Os conteúdos pedagógicos desta Unidade Curricular incidem sobre: B1. Uma experimentação participada e comparativa sobre a matéria visual que constitui, na suas diversificadas manifestações disciplinares e técnicas, a matéria da produção plástica como disciplina autónoma. B2. A implementação de um percurso sustentado, entendendo o desenho como uma prática que é oficinal mas também potência experimental de resposta a uma intencionalidade plástica. B3. Um entendimento das relações estabelecidas entre o desenho da arte e outros usos do desenho fora dela. * O elenco de unidades curriculares de opção é definido anualmente pelo órgão legal e estatutariamente competente da IES. | ||||
Opção II* | S1 | 6 | 45 h | |
B1 Os bens comuns; recursos, lugares e seres vivos: * O elenco de unidades curriculares de opção é definido anualmente pelo órgão legal e estatutariamente competente da IES. | ||||
2001306 | Projeto II | S2 | 9 | 60 h |
B1 – Continuação do projeto artístico individual, que foi previamente apresentado discutido e aprovado pelo/s docente/s da UC. B2 – Apresentação de processos e metodologias relacionados com a produção e concretização do mesmo onde existaexperimentação. B3 – Pesquisa de soluções conceptuais de acordo com o percurso individual. B4 – Pesquisa de bibliografia adequada à fundamentação do projeto próprio. | ||||
2001307 | Teoria e Crítica da Arte II | S2 | 6 | 45 h |
B. 1 – Arte e crítica de arte no século XXI – uma encruzilhada B. 2. – O paradigma Contemporâneo e seus alicerces B3. – Temas, contextos e problemas recorrentes da arte contemporânea | ||||
2001308 | Seminário de Investigação II | S2 | 3 | 45 h |
B.1. Introdução: Investigar para potenciar a sua própria prática | ||||
Opção III* | S2 | 6 | 45 h | |
B1. Máquinas de Imaginar. (F. Jameson, G. Agamben, G. Deleuze & F. Guatarri) B2.Utopia e Imaginação(Stephen Shukaitis, Thomas More, Al Berto; José Gil) B3. O impulso Utópico e o Princípio Esperança. (StephenShukaitis, Ernst Bloch, F. Jameson) B4. O Desvio e o Impulso para a Utopia -Bertolt Brecht e o V-(Verfremdungseffekt) effect (Brecht, E. Bloch) B5. O Uncanny, o Terrain-vaguee os Espaços Heterotópicos (Freud, Solá-Morales,Michel Foucault) B6. Debate e Experiência: Dérive e outros jogos psicogeográficos (G. Debord) B7. Modelos Conceptuais e Formais das Máquinas de Imaginar. B8. Apresentação oral do tema e método para o projecto final. B9. Trabalho teórico/prático final individual-deverá reflectir sobre um dos conceitos/ideias expostos nas aulas. * O elenco de unidades curriculares de opção é definido anualmente pelo órgão legal e estatutariamente competente da IES. | ||||
Opção IV* | S2 | 6 | 45 h | |
O programa e a planificação das aulas estão estruturados segundo uma sequência de quatro etapas.Etapa 1 B1 – A prática artística como experiência de cruzamento de meios e de referências. B2 – Noções técnicas de imagem digital. B3- Delimitação e exploração criativa de um trabalho pessoal, que articule as problemáticas do projeto -desenvolvido nas u.c.s de Projeto – com as potencialidades dos meios e dos usos da fotografia ou do vídeo. Etapa 4 B4- Apresentação final (proposta de exposição com trabalhos desenvolvidos nas u.c.s deFotografia e Vídeo eProjecto). * O elenco de unidades curriculares de opção é definido anualmente pelo órgão legal e estatutariamente competente da IES. |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
2001311 | Arte e Contemporaneidade | S1 | 6 | 45 h |
MÓDULO 1Celso Martins(Tempo, Objeto, Espaço, Ação). Arte, tempo e contemporaneidade. Do objeto de contemplação ao pretexto performativo. Presenças no espaço/ Espaços-Presença MÓDULO 2 Susana Gaudêncio (Correntes e desvios contemporâneos) | ||||
2001312 | Seminário de Metodologia de Investigação | S1 | 3 | 45 h |
B1 | Seminários teóricos e analíticos:B1.1. | Apresentação e discussão crítica de textos em torno de temáticas relevantes para a produção artística e cultural contemporâneas. | ||||
2001313 | Dissertação/Trabalho de Projeto Final I | S1 | 21 | |
B1 – Elaborar um projeto teórico-prático de mestrado de artes plásticas.B2 – Definir a metodologia de investigação a adotar, e estabelecer os objetivos a alcançar. Nota: As horas de contacto desta UC (OT) correspondem ao acompanhamento individual de cada estudante pelo orientador(es) científico(s) responsável(is). | ||||
2001315 | Dissertação/Trabalho de Projeto Final II | S2 | 27 | |
B1 – Elaboração da tese de mestrado nas suas componentes prática e teórica.B2 – Defesa e discussão pública da tese de mestrado. Nota: As horas de contacto desta UC (OT) correspondem ao acompanhamento individual de cada estudante pelo orientador(es) científico(s) responsável(is). | ||||
2001314 | Seminário de Apoio ao Projeto Final | S2 | 3 | 45 h |
Autoria e idiossincrasia: Bruce Nauman; Paul Theck; Marcel Broodthaers; Renée Magritte; Bruce Connor, Francisco Tropa; Ana Jotta.– Desenho como espaço de emergência;– Metamorfoses: porosidade da linguagem;– A fotografia enquanto linguagem intersticial, entre documento e discurso. |
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, na área das Artes e áreas afins;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESAD.CR;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESAD.CR.
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, na área das Artes e áreas afins;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESAD.CR;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESAD.CR.
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Edital
Edital 2025 2v
Edital 2025 2v
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 06-06-2023
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 06-06-2023
Acreditação A3ES
Mais informações
Candidatura
Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.
Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Propina anual
Contingente geral: 1140€
Contingente estudante internacional: 3000€
Contingente geral: 1140€
Contingente estudante internacional: 3000€