Pós-Graduação em 6 Sigma ao Nível de Black Belt – 12ª Edição

Vagas abertas para 2018/2019

Apresentação do curso

A metodologia “6 Sigma” foi introduzida em 1986 pela Motorola com o objetivo de atingir ao nível de “zero defeitos” através da implementação de ferramentas estatísticas. Atualmente, esta metodologia tanto é implementada por grandes como médias e pequenas empresas, em resposta às exigências de um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, onde não há lugar para defeitos.
“6 Sigma” é hoje uma das estratégias mais usadas para introduzir melhoria em processos, produtos e serviços com consequentes ganhos de produtividade, rentabilidade e redução de custos.

Objetivos

Com uma componente de formação e outra de realização de um projeto “6 Sigma”, esta pós-graduação pretende ter um impacto imediato nas organizações, assegurando, desde logo, o retorno do investimento.

No final do curso os participantes deverão estar aptos a:

  • Integrar as metodologias de avaliação de problemas, técnicas estatísticas e ferramentas de gestão, presentes nas diversas etapas de um projeto “6 Sigma”
  • Desenvolver e implementar projetos “6 Sigma” nas suas organizações


O programa do curso e o seu método de avaliação seguem o referencial da certificação em Six Sigma Black Belt da ASQ (American Society for Quality).

O programa detalhado da 12ª Edição, a iniciar em Janeiro de 2018, que inclui a biografia dos formadores e a calendarização das sessões, bem como testemunhos de estudantes de edições anteriores, estão disponíveis em: http://www.formacao.executivos.ipleiria.pt

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
M1: Importância do 6 Sigma e do Lean nas Organizações e LiderançaA7h
M2: Planos estratégicos e operacionais numa organizaçãoA7h
M3: 6 Sigma - DefiniçãoA7h
M4: Gestão de EquipasA14h
M5: Gestão de ProjetosA14h
M6: Lean ManufacturingA14h
M7: “Design for Six Sigma” (DFSS)A7h
M8: 2ª. Fase da Metodologia 6 Sigma: MediçãoA42h
M9: 3ª. Fase da Metodologia 6 Sigma: AnáliseA28h
M10: 4ª. Fase da Metodologia 6 Sigma: MelhoriaA14h
M11: FMEA – Failure Mode and Effects AnalysisA7h
M12: 5ª. Fase da Metodologia 6 Sigma: ControloA14h

Condições de acesso

Dirigentes, técnicos de indústria e serviços, consultores e estatísticos, responsáveis por assegurar a produtividade, desempenho e qualidade dos seus processos produtivos.

O número mínimo e máximo de participantes é de 20 e 30 formandos, respetivamente.