8 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher

O “Dia Internacional da Mulher”, celebrado hoje, 8 de março, é uma ocasião para reconhecer as conquistas das mulheres ao longo da história.

A Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim em 1995, foi um marco significativo no avanço dos direitos das mulheres.  A Plataforma de Ação de Pequim (PAP), adotada durante a conferência, estabeleceu metas e estratégias para promover a igualdade de género em doze áreas críticas, incluindo saúde, educação, violência contra as mulheres, participação política, entre outras. Essa plataforma continua a ser uma referência importante para os esforços globais em prol dos direitos das mulheres, estando o mundo ainda longe de os alcançar.

Atualmente, meninas e mulheres continuam ainda a ser as principais vítimas de violência. Segundo os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde, ao longo da vida, uma em cada três mulheres – cerca de 736 milhões de pessoas -, é submetida à violência física, psicológica ou sexual, sendo que estes números permaneceram praticamente inalterados na última década.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 5, preconiza que todos possamos desenvolver esforços para “Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e meninas.”

Desde a Conferência de Pequim, houve avanços significativos em muitas áreas, mas também persistem desafios e desigualdades de género em todo o mundo.

O “Dia Internacional da Mulher” é uma oportunidade para destacar essas questões, promover a conscientização e inspirar a ação contínua em direção à igualdade de género.

Neste dia, Carlos Rabadão, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, cumprimenta muito especialmente todas as Mulheres da instituição, agradecendo-lhes o seu valioso contributo e força de trabalho.


Obrigado a todas as mulheres do Politécnico de Leiria!