Prevenção de Doenças

Healthy Campus

Prevenção de Doenças

A prevenção de doenças é qualquer atividade destinada a proteger pacientes ou outros membros da comunidade de ameaças reais ou potenciais à saúde e as suas consequências nocivas.

A prevenção primária são as ações que visam evitar a manifestação de uma doença. Isso pode incluir ações para melhorar a saúde, alterando o impacto dos determinantes sociais e económicos na saúde; o fornecimento de informações sobre comportamento e riscos para a saúde, juntamente com medidas para reduzi-los a nível pessoal e comunitário; suplemento nutricional e alimentar; educação em higiene oral e dental; e serviços de prevenção clínica, como imunização e vacinação de crianças, adultos e idosos, bem como vacinação ou profilaxia pós-exposição para pessoas expostas a um doença transmissível.

A prevenção secundária trata da deteção precoce quando isso melhora os resultados positivos para a saúde (isso inclui atividades como programas de triagem baseados em evidências para deteção precoce de doenças ou para prevenção de malformações congénitas e terapias preventivas com medicamentos de eficácia comprovada quando administrados numa fase inicial da doença).

Deve ter-se em conta que, embora as atividades de prevenção primária possam ser implementadas independentemente do desenvolvimento de capacidades noutros serviços de saúde, este não é o caso da prevenção secundária. A triagem e a deteção precoce são de valor limitado (e podem até ser prejudiciais ao paciente) se as anomalias não puderem ser prontamente

corrigidos ou tratadas através de outros serviços do sistema de saúde. Além disso, um bom sistema primário de saúde com população registada, facilita a organização ideal e a disponibilização de programas acessíveis de rastreamento populacional e deve ser vigorosamente promovida. (OMS)

(in Healthy Campus Standard, May 2020)