Testemunhos

Margarida Jugundo

Escola

ESEL atual ESECS

Curso

Licenciatura. Professores do Ensino Básico - 1º ciclo

Ano de conclusão

2008

Sou Margarida Jugundo, iniciei a licenciatura do curso de Professores do Ensino Básico-1.º ciclo em 2004, na antiga Escola Superior de Educação de Leiria (ESEL), agora ESECS, tendo terminado em julho de 2008. Em dezembro de 2011 concluí na mesma Escola o Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar.

Recordo-me de ter iniciado a licenciatura muito expectante e repleta de dúvidas e incertezas em relação à escolha e à minha adaptação. Era já na altura um curso com poucas saídas profissionais; no entanto o que lá vivi e me ensinaram fez-me acreditar que tinha feito a escolha certa. Da ESEL recordo essencialmente as pessoas, a relação que, rapidamente, foi criada com colegas, funcionários e professores. Valorizavam-se os afetos, as relações interpessoais, a cumplicidade, o espírito de entreajuda e de partilha; lá criei relações de amizade que ainda hoje permanecem e aprendi o que de muito ainda hoje sei…

O Politécnico de Leiria ajudou-me a desenvolver uma atitude proativa, de ousadia e humildade, bem como a capacidade de sacrifício, de trabalho em equipa e de valorização humana.

Depois de terminar a licenciatura estive a lecionar, enquanto professora de Educação e Expressão Musical nas Atividades de Enriquecimento Curricular, durante, aproximadamente, dois meses. Entre novembro de 2008 e junho de 2010 fui colaboradora da Porto Editora, na formação e divulgação de manuais e produtos multimédia em diversos Agrupamentos de Escolas do distrito de Leiria.

Já em 2010, iniciei o Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar e após me ter consciencializado da necessidade de concorrer a nível nacional no concurso de contratação de professores fui colocada, em novembro desse ano, no Agrupamento de Escolas de S. Brás de Alportel no Algarve, onde trabalhei até ao final do ano letivo. De setembro de 2011 a março de 2012 estive desempregada, dedicando-me inteiramente à elaboração e conclusão da dissertação de Mestrado.

Em meados de março fui colocada como Professora de 1.º ciclo na Escola Internacional de Torres Vedras, onde permaneci, em regime de substituição, até final de junho. Face à impossibilidade de conseguir colocação através do concurso professores até junho de 2013, em meados de setembro de 2012 regressei novamente às Atividades de Enriquecimento Curricular. Durante este período conheci a colega Ana Paiva, também antiga estudante do IPLeiria, com a qual partilhava o receio da eminência do desemprego e das suas consequências, tanto monetárias, como psicológicas e emocionais, no final desse ano letivo. Como forma de dar resposta a este receio juntámo-nos, criando o projeto que estamos a iniciar e que se chama Contos da Madeira. Podem seguir o nosso trabalho em https://www.facebook.com/pages/Contos-da-Madeira/520314274712783?fref=ts.

Por isso, atualmente a minha vida profissional passa pelos Contos da Madeira, projeto que surgiu da necessidade de reaproveitar materiais, que em tempos, já cumpriram a sua missão e que, pelo seu valor emocional, ou por razões ambientais ou de economia, são agora motivo para reavivar histórias e lembranças antigas de família, personalizando as peças de forma única.