Testemunhos

Paula Maria Ganhão

Escola

ESEL atual ESECS

Curso

Licenciatura. Turismo

Ano de conclusão

2001

O meu nome é Paula Maria Ganhão, estudei no Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Educação de Leiria. Tirei o curso de Turismo, o primeiro curso de Turismo do Instituto, que na altura era bietápico, Bacharelato e Licenciatura. Terminei o bacharelato na vertente Turismo e Ambiente e posteriormente a Licenciatura, em 2001.

Depois de ter terminado o curso no Politécnico de Leiria nunca mais parei de estudar. Ao ingressar no mercado de trabalho, fiz uma análise das áreas nas quais pudesse melhorar. Frequentei cursos de especialização em línguas e inscrevi-me num mestrado em História Moderna e Contemporânea (ISCTE-IUL). Estou presentemente inscrita num programa doutoramento, também em História, com especialidade em Política, Cultura e Cidadania, onde tenho como principal objetivo estudar a História do Turismo em Portugal.

Em termos profissionais estive aproximadamente um ano à procura de emprego. Fui aceite para realizar um estágio profissional na Câmara Municipal de Óbidos, em 2002. Este ano, faz 11 anos que trabalho nos serviços de Turismo e Eventos dessa edilidade. Tenho vindo a desenvolver na Câmara Municipal de Óbidos várias funções, a destacar, o trabalho na área de desenvolvimento turístico, organização de eventos, visitas guiadas, entre outras. Para além das funções na Câmara Municipal, também fui docente aqui na ESTM, nos anos de 2010 a 2012.

Um dos meus grandes objetivos num futuro próximo é terminar o Doutoramento e ser investigadora.

Quando temos dezoito anos e entramos num curso superior, acabamos por não ter noção clara daquilo que nos vai realmente realizar. Após terminar o curso e conseguir emprego, vamos evoluindo, como pessoas e profissionais e, aos poucos, descobrindo aquilo que queremos e quais os projetos que gostamos realmente de desenvolver. Pretendo continuar a trabalhar na área do Turismo, claro, porque é uma área de que gosto muito, mas na vertente da História e Investigação.

Na minha opinião a qualidade de ensino do Politécnico de Leiria é muito boa, fui cá aluna e considero que entrei no mercado de trabalho bem preparada. O curso não nos ensina tudo, nem tem como, mas dá-nos todas ferramentas para podermos vir a desempenhar bem as nossas funções profissionais.

Espero que a Rede tenha um número muito elevado de antigos estudantes registados, agora disponível num só canal, facilitando assim uma relação e uma troca de experiências entre antigos estudantes. Espero que a Rede possibilite encontrar amigos e colegas com os quais já não temos contacto. Este tipo de Rede já existe em todo o mundo, e é com muita satisfação que verifico que o IPL está a desenvolver este projeto.

Deixo como sugestão à Rede alumni que não desistam, que organizem um conjunto de atividades que realcem a imagem e a presença da Rede.