Testemunhos

Rita Ferreira

Escola

ESTG

Curso

Licenciatura. Contabilidade e Finanças

Ano de conclusão

2015

Chamo-me Rita Ferreira, sou Leiriense de gema e tenho 41 anos. Frequentei a ESTG inicialmente, de 2003 a 2006, e, após a entrada do meu filhote na primária, de 2013 a 2015, no curso de Contabilidade e Finanças, em regime pós-laboral.

Dos meus tempos de estudante, recordo o espírito de entreajuda e camaradagem vivenciado no regime noturno. Apesar de conciliar a vida familiar com a vida de trabalhadora estudante, fiz amigos para a vida, desde estudantes a professores e demais colaboradores.

Destaco o esforço e a capacidade dos meus colegas, para que o sucesso individual de cada um não ficasse aquém do sucesso de todos, das noites a fazer trabalhos e dos relatórios de Simulação Empresarial, dos jantares de curso e dos desfiles, da receção do caloiro à semana académica…

Logo após o término do curso, concluí, com sucesso, o Exame de Aptidão Profissional da Ordem dos Contabilistas Certificados. Atualmente, trabalho numa empresa de importação e exportação de matérias-primas para plásticos. Desenvolvo, paralelamente, em regime de outsourcing, a minha atividade profissional na área da Contabilidade, Consultoria e Apoio à Gestão.

Em termos pessoais, uma das coisas que mais adoro é cozinhar, pelo que tenho um pequeno blog: http://umaccnacozinha.blogspot.com/. Parado há algum tempo por falta de tempo para criar e publicar, agora é tempo de investir e de estudar a profissão que escolhi. Um desafio constante face às inúmeras alterações fiscais e contabilísticas.

Na ESTG, aprendi os conceitos e as bases que me formaram, a implementação de skills, os recursos e as ferramentas que contribuíram para melhorar a pessoa e a profissional que sou hoje.

Espero nunca perder o contacto com o IPLeiria, uma instituição de referência de Leiria, quer em termos de currículo académico, quer em termos de entrada no mercado de trabalho.

Será sempre uma mais-valia, o reencontro de antigos, atuais e futuros estudantes, na premissa de transmitir não só o que aprendemos, mas na expetativa de que estamos sempre a aprender.