
Comunicação e Media
Comunicação e Media
Apresentação do curso
O Mestrado em Comunicação e Media visa promover um conjunto integrado de competências na área das Ciências da Comunicação, combinadas com saberes de outras áreas. Paralelamente à exploração de linhas de investigação relevantes para o desenvolvimento científico da área disciplinar, o curso procura aprofundar conhecimentos ajustados às atividades de Comunicação e Media em diferentes ambientes profissionais que exigem, cada vez mais, uma nova atuação fundada em critérios de eficiência e de produtividade.
Coordenador do curso
Marco José Marques Gomes Alves Gomes
marco.gomes@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral e internacional: 25
Registo DGES

Objetivos
As linhas orientadoras do plano de estudos radicam no desenvolvimento de capacidades de natureza científica e competências técnicas profissionalizantes avançadas:
- Analisar diferentes perspetivas do desenvolvimento da relação estabelecida entre a Comunicação, os Media e o Marketing
- Adquirir conhecimentos ajustados às atividades de Comunicação e Media em diferentes ambientes profissionais
- Estabelecer objetivos e definir políticas para o seu planeamento e implementação em contextos teóricos e práticos
- Utilizar as ferramentas disponíveis e ajustadas ao pleno exercício de atividade, em função das competências e vocação da empresa/organização
- Compreender o papel dos Media na sociedade e na comunicação corporativa e comercial; e como se organizam e desenvolvem produtos de comunicação
- Reconhecer o contributo p/ a formação permanente, a integração e a adaptabilidade profissionais, com o inerente reforço da empregabilidade local, regional, nacional e europeia
- Introduzir ao estudante o conceito e problemática da envolvente à atividade empresarial da comunicação social e demais projetos e produtos relacionados com o setor
- Determinar a importância e influência que decorre do conhecimento da envolvente – das organizações – incluindo as políticas públicas, para a tomada de decisões
- Dar a conhecer conceitos e técnicas de gestão de empresas de comunicação e proporcionar uma visão conjunta do negócio, do mercado e dos produtos e serviços
Plano curricular
- 1º Ano
- 2º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
2073101 | Comportamento Organizacional e Comunicação Interna | S1 | 7.5 | 37,5 h |
| ||||
2073201 | Media, Comunicação e Assessoria de Imprensa | S1 | 7,5 | 37,5 h |
Módulo 1. COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING DAS ORGANIZAÇÕES Datas: 12 de outubro a 1 de novembro Módulo 2. Datas:2 de novembro a 29 de novembro Módulo 3. CONTEÚDOS DE MEDIA, BRANDING, COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO Datas: 30 de novembro a 19 de dezembro Módulo 4. COMUNICAÇÃO, RELAÇÕES PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS | ||||
2073103 | Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e em Comunicação | S1 | 7.5 | 37,5 h |
| ||||
2073202 | Dinâmicas Globais de Informação e Jornalismo de Proximidade | S1 | 7,5 | 37,5 h |
Módulo 1 | ||||
2073105 | Gestão da Comunicação, Publicidade e Marcas | S2 | 7,5 | 37,5 h |
| ||||
2073106 | Comunicação e Marketing Relacional | S2 | 7,5 | 37,5 h |
1.Do marketing transacional ao marketing relacional 1.1. Da revolução tecnológica à revolução dos clientes | ||||
2073203 | Redes e Comunidades Digitais | S2 | 7,5 | 37,5 h |
| ||||
2073108 | Gestão, Negócios e Empreendedorismo na Comunicação | S2 | 7,5 | 37,5 h |
I_1.1. Introdução ao estudo da Economia Criativa |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
2073204 | Seminário | S1 | 30 | 30 h |
Estes conteúdos programáticos serão explorados em articulação com as temáticas propostas pelos estudantes para trabalho final de mestrado, explorando as áreas agregadoras do plano curricular anterior, e prevendo os seguintes eixos temáticos:
| ||||
2073110 | Opção I | S2 | 30 | |
|
Condições de acesso
Podem candidatar -se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, preferencialmente nas áreas de Gestão, Comunicação, Relações Públicas, Recursos Humanos e outros perfis relacionados com o ciclo de estudos
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a)
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da (unidade orgânica), nas áreas referidas na alínea a)
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESECS
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Podem candidatar -se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, preferencialmente nas áreas de Gestão, Comunicação, Relações Públicas, Recursos Humanos e outros perfis relacionados com o ciclo de estudos
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a)
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da (unidade orgânica), nas áreas referidas na alínea a)
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESECS
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Edital
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 23-04-2019
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 23-04-2019
Acreditação A3ES
Mais informações
Candidatura
Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.
Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Propina anual
Contingente geral: 1140€
Contingente estudante internacional: 3000€
Contingente geral: 1140€
Contingente estudante internacional: 3000€