TeSP de Marketing Digital no Turismo
Objetivos
O curso Técnico Superior Profissional em Marketing Digital no Turismo visa formar profissionais capazes de planear, implementar, gerir, monitorizar e avaliar estratégias e ações de comunicação em marketing digital com recurso a novas tecnologias de informação e comunicação, no setor do turismo.
Atividades Principais
- Desenvolver e executar um plano de marketing digital que inclua ações integradas de marketing digital aplicadas ao setor turístico
- Selecionar e gerir as ferramentas e plataformas digitais mais recentes, necessárias à implementação de ações de marketing digital na comunicação, distribuição e venda de produtos ou serviços turísticos
- Apoiar o empregador ou cliente no desenvolvimento de novos produtos turísticos, e na sua promoção em ambiente digital
- Analisar o comportamento do consumidor e turista utilizando as potencialidades disponibilizadas por diversas plataformas digitais
- Produzir e gerir conteúdos em formato texto, imagem, áudio ou vídeo para o meio digital atendendo a objetivos estratégicos da empresa ou entidade do setor do turismo
- Planear, coordenar e monitorizar campanhas de publicidade digital, baseadas em ferramentas gratuitas ou remuneradas
- Definir e implementar um plano estratégico de Social Media Marketing, explorando, gerindo e monitorizando a presença nas principais redes sociais, websites de recomendação e blogues de turismo
- Gerir relacionamento com clientes utilizando diversos meios, incluindo e-mail, SMS e aplicações móveis
- Utilizar mecanismos de otimização do posicionamento em motores de pesquisa
- Participar na prospeção de clientes para um empregador ligado a serviços de marketing digital construindo um portefólio, uma apresentação de empresa, e propostas de orçamento
Plano curricular
Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Horas de contacto |
---|---|---|---|---|
Tecnologias de Informação e Comunicação | Semestral | 5 | 60 horas | |
Língua Inglesa | Semestral | 6 | 60 horas | |
Fundamentos de Turismo | Semestral | 4 | 45 horas | |
Introdução ao Marketing | Semestral | 5 | 60 horas | |
Design e Comunicação | Semestral | 6 | 60 horas | |
Técnicas de Escrita Criativa | Semestral | 5 | 60 horas | |
Métodos Quantitativos Aplicados | Semestral | 4 | 45 horas | |
Edição Imagem e Vídeo | Semestral | 5 | 60 horas | |
Direito da Informática | Semestral | 4 | 45 horas | |
Geografia e Recursos Turísticos | Semestral | 6 | 60 horas | |
Marketing Digital | Semestral | 6 | 60 horas | |
Comportamento Consumidor Online | Semestral | 4 | 45 horas |
Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Horas de contacto |
---|---|---|---|---|
Produção de Conteúdos Web | Semestral | 5 | 60 horas | |
Mobile Marketing | Semestral | 6 | 60 horas | |
Negócios em Turismo B2B | Semestral | 4 | 45 horas | |
Canais de Distribuição e Reserva Turística | Semestral | 5 | 60 horas | |
Inovação e Desenvolvimento de Produtos Turísticos | Semestral | 5 | 60 horas | |
Gestão de Redes Sociais | Semestral | 5 | 60 horas | |
Estágio | Semestral | 30 | 640 horas |
Prosseguimento de estudos
ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.
O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.
Condições de acesso
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março
Mais informações
Plano de estudos
Aviso n.º 5372/2018, publicado em Diário da República, 2.ª série, de 20 de abril
Atualizado pelo Despacho n.º 4983/2019, DR – 2.ª Série, de 17/05.