Como me posso candidatar?

O Politécnico de Leiria pretende contribuir para a valorização do mérito e motivação dos estudantes, pelo que definiu um conjunto de medidas que contemplarão uma redução do valor da taxa anual do curso de licenciatura ou mestrado a que se candidatam. Sabe mais em baixo.

 

O que são os Mecanismos de Incentivo? 

 

// Quais os mecanismos disponíveis?

A aposta do Politécnico de Leiria na adoção de mecanismos de incentivo que contribuam para a valorização do mérito e motivação dos estudantes é uma prioridade. Assim, são definidos os seguintes mecanismos de incentivo destinados aos estudantes internacionais a ingressar em ciclos de estudo do Politécnico de Leiria.

Prémios de Mérito

Incentivos de Cooperação para o Desenvolvimento

Programa de Bolsas AUIP

 

Prémio de Mérito | Critérios de Atribuição

 

// Definição: Os mecanismos de incentivo, designados por Prémio de Mérito, revestem a forma de pagamento pelo estudante internacional de uma propina igual a 50% do valor fixado para a propina internacional.

//Processo: Os Prémios de Mérito são atribuídos na primeira fase de candidaturas, após o processo de seriação e por ordem decrescente da lista de seriação final aprovada aos estudantes que apresentem classificação de candidatura igual ou superior a 14 valores ( numa escala de 0 a 20) e que se tenham candidatado em formulário próprio. 

//Condições de Atribuição: Os estudantes a quem foi atribuído Prémio de Mérito devem proceder à matrícula e efectuar o pagamento da primeira prestação de propinas de acordo com os prazos predefinidos. No caso de o estudante não efetivar a matrícula no prazo definido, perde o direito ao Incentivo de Mérito, sendo esta atribuída ao candidato sem bolsa seguinte na lista de seriação.

// Condições de Manutenção: Uma vez obtido o Prémio de Mérito por parte de um estudante, a sua manutenção para os anos letivos subsequentes depende do sucesso académico do estudante, definido em função da possibilidade de conclusão do ciclo de estudos dentro do período da sua duração normal tendo em consideração as regras de inscrição, avaliação e transição de ano.

// Quais os documentos: Os candidatos devem, a par com o preenchimento do formulário de candidatura, anexar, obrigatoriamente ( sob pena de exclusão), os seguintes documentos:

Candidatura à licenciatura| Certificados com indicação da média final obtida no exame nacional de acesso ao ensino superior.

Candidatura ao mestrado| Certificados da licenciatura com indicação da média final ( Índice de Rendimento Académico); 

// Número de bolsas disponíveis: Para cada curso de licenciatura e de mestrado é fixado o número de bolsas a atribuir e o valor de propina a pagar em caso de bolsa de acordo com os quadros em baixo.

// Como se pode candidatar ?
A candidatura está sujeita ao preenchimento do formulário disponível em baixo nesta página e ao envio de documentos específicos.

 

Incentivo de Cooperação para o Desenvolvimento | Critérios de Atribuição 

 

// Definição: Os mecanismos de incentivo, designados por Incentivos de Cooperação para o Desenvolvimento, revestem a forma de pagamento pelo estudante internacional de uma propina igual a 50% do valor fixado para a propina internacional  a isenção do pagamento da taxa de matrícula, mantendo-se este incentivo durante toda a frequência do ciclo de estudos.

// Quem pode concorrer: Os Incentivos de Cooperação para o Desenvolvimento podem ser atribuídas a estudantes oriundos de países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP): 1) que se apresentem em situação de continuidade de estudos ( para ciclos distintos) no Politécnico de Leiria ou 2) que tenham apresentado candidatura no âmbito de protocolo de colaboração específico.

// Quais os documentos: Os candidatos devem, a par com o  preenchimento do formulário de candidatura, anexar os seguintes documentos:

Candidatura à licenciatura| Certificados com indicação da média final obtida;

Candidatura ao mestrado| Certificados da licenciatura com indicação da média final;

// Número de bolsas disponíveis: Para cada curso de licenciatura e de mestrado é fixado o número de bolsas a atribuir e o valor de propina a pagar em caso de bolsa de acordo com os quadros em baixo.

// Como se pode candidatar ?
A candidatura está sujeita ao preenchimento do formulário disponível em baixo nesta página e ao envio de documentos específicos.

  

Programa de Bolsas AUIP| Critérios de Atribuição 

 

// Definição: No âmbito do Programa de Bolsas da AUIP – Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado, destinado a estudantes provenientes de instituições associadas, são atribuídos 12 Incentivos AUIP que revestem a forma de pagamento pelo estudante internacional que ingresse em mestrado de uma propina igual a 50% do valor fixado para a propina internacional e a isenção da taxa de matrícula, mantendo-se este incentivo durante toda a frequência do ciclo de estudos.

// Como se pode candidatar ?
Mais informações serão divulgadas oportunamente.

  

Qual o valor anual a pagar e número de bolsas disponíveis para Licenciaturas?

 

Qual o valor anual a pagar e número de bolsas disponíveis para Mestrados?

 

 


 

Formulário de Candidatura a Bolsas

A candidatura a bolsas encontra-se encerrada.