Música e Ciência – Iannis Xenakis: a Música, o Ritmo e o Espaço (15 de novembro)

CONCERTO / CONFERÊNCIA: 15 de novembro (16h) | Átrio da Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria

Música e Ciência – Iannis Xenakis: a Música, o Ritmo e o Espaço

O Politécnico de Leiria promoveu o Concerto / Conferência Música e Ciência Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaçodestinado a toda a Comunidade Académica. O evento teve lugar no átrio da Biblioteca José Saramago, no campus 2, em Leiria, a 15 de novembro de 2022, pelas 16 horas.

“Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaço” é um concerto / conferência programado pela Metropolitana no âmbito do centenário do nascimento de Iannis Xenakis.

Programa 
Conferência “Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaço” 
Conferencista: Professor Benoît Gibson 

Concerto pelas Percussões da Metropolitana

I. Xenakis Persephassa, para seis percussionistas
Marco Fernandes maestro

INSCRIÇÃO
Através do formulário online 

Entrada livre, com lugares limitados.


SINOPSE
O compositor Iannis Xenakis (1922-2001) teve um percurso fora do comum. Em Atenas, além de ter tido aulas particulares de música, estudou engenharia, o que lhe proporcionou conhecimentos de matemática.

Durante a guerra, participou na resistência contra a ocupação alemã e depois britânica, foi preso várias vezes, condenado, viveu na clandestinidade, e, em 1947, fugiu para França onde trabalhou durante doze anos com o arquiteto Le Corbusier.

Através de imagens e exemplos sonoros, esta conferência apresenta o compositor, a sua música, a sua relação com a arquitetura, a ciência e a matemática, e a forma como desenvolveu os conceitos de ritmo e de espaço na sua obra Persephassa (1969) para seis percussionistas.

NOTA BIOGRÁFICA DO CONFERENCISTA
Benoît Gibson estudou Viola de Arco, Análise e Teoria da Música no Conservatório de Música de Montreal (Canadá) antes de completar um doutoramento em Música e Musicologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris (França).

Entre 2000 e 2007, lecionou na Escola Superior de Música de Lisboa e, desde 2000, é professor de Análise Musical na Universidade de Évora, onde dirigiu, entre 2008 e 2014, a Unidade de Investigação em Música e Musicologia – UnIMeM, e, entre 2017 e 2021, o Departamento de Música.

Como especialista, apresentou conferências e publicou vários textos sobre a obra de Iannis Xenakis. O seu livro sobre a música instrumental do compositor, publicado na editora Pendragon Press, constitui um contributo significativo para o conhecimento do pensamento criativo do compositor.

Produção e Programação
Politécnico de Leiria e Metropolitana