Prémios e distinções

INOVA+ Distingue João Pereira na Área das Soluções Digitais para Cidades Resilientes

João Pereira, professor e investigador do Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, foi distinguido com o Prémio INOVA+, na categoria “Excelência Científica”, na área das soluções digitais para cidades resilientes. O professor foi premiado pelo projeto “SmartRFID – Long-Range Smart RFID Location for Resilient Cities”, um inovador sistema de localização RFID (identificação por radiofrequência) de longa distância para localizar produtos, animais, ou pessoas em ambientes residenciais, comerciais e industriais.

O novo sistema utiliza um par de novas antenas RFID de longo alcance que o investigador João Pereira construiu de raiz com base em três patentes que possui em cotitularidade com o Politécnico de Leiria e o Instituto de Telecomunicações. Uma dessas patentes, para cancelar o efeito indesejável das ondas estacionárias dos sinais de radio frequência, foi concedida em Portugal e nos Estados Unidos da América.

»» Nota de Imprensa

«É uma honra e um orgulho receber este prestigiado Prémio INOVA+, com um projeto inovador em que um único sistema “SmartRFID” permite localizar de forma automática centenas de milhares de etiquetas RFID passivas numa área de 2.000 metros quadrados», afirma João Pereira, acrescentando que este prémio é um marco na sua vida e carreira. «O meu mais profundo agradecimento à consultora INOVA+ e aos membros do júri.»