Sessão Solene 2024/2025
Politécnico de Leiria assinala oficialmente abertura do novo ano académico
No dia 14 de novembro, o Politécnico de Leiria realizou a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2024/2025, que teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. A cerimónia contou com a participação do antigo presidente do Conselho Geral, Pedro Lourtie, que proferiu a oração de sapiência “Politécnico de Leiria em Meio Século de Ensino Superior”.
José Carlos Marques, presidente em exercício do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, deu início à sessão solene, seguindo-se as intervenções de Gonçalo Rodrigues, representante dos Estudantes, e de Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria.
Perante uma plateia composta por estudantes, docentes, investigadores, técnicos e diversas personalidades da região e do país, o presidente do Politécnico de Leiria destacou que atualmente o «Politécnico de Leiria é o principal suporte científico, académico e cultural dos ecossistemas das regiões de Leiria e do Oeste. Mas temos potencial para fazer mais pelo nosso território. Entendemos que estão reunidas as condições para nos constituirmos como Universidade, capaz de adicionar à nossa formação de excelência de base politécnica novas formações igualmente de excelência de base universitária”, afirmou Carlos Rabadão, realçando contar “com todos para atingir este grande objetivo estratégico, para o Instituto Politécnico de Leiria e para a região”.
O presidente destacou os três cursos de doutoramento já em funcionamento na instituição, nomeadamente: Engenharia da Digitalização, outorgado pelo Politécnico de Leiria, realizado em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e com a Technological University of the Shannon (Irlanda); Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes, outorgado pelo Politécnico de Leiria, em parceria com a Universidade do Minho; Criação Artística, em associação com a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico do Porto.
«Aguardamos a acreditação do doutoramento em Engenharia Sustentável de Produto e Processos, a ser outorgado pelo Politécnico de Leiria, em fase de avaliação pela A3ES. Iremos, em março de 2025, submeter à A3ES propostas de criação de novas ofertas formativas de doutoramento, nomeadamente nas áreas da economia do mar, da sustentabilidade e do desporto», referiu Carlos Rabadão.
Por sua vez, Gonçalo Rodrigues, representante dos estudantes, afirmou que «ser estudante do Politécnico de Leiria é ter acesso a uma das melhores formações académicas a nível nacional e poder contar com os docentes para tudo o que seja necessário na vida académica e fora dela». Destacou o facto de que, em 2024/2025, «venham a ser definidos os critérios para as universidades politécnicas, um reforço na autonomia das instituições de ensino superior e uma diferenciação do sistema binário», acrescentando contar “com o olhar atento do presidente e o seu esforço para resolver os problemas dos estudantes e para continuar a apoiar as suas atividades».
A cerimónia contou também com a intervenção do presidente em exercício do Conselho Geral, José Carlos Marques, que enunciou quatro desafios que se colocarão proximamente e que irão refletir-se na ação do Conselho Geral. «São eles a incerteza decorrente do processo de revisão do Regimento Jurídico das Instituições de Ensino Superior que, provavelmente, obrigará a que durante os próximos quatro anos se promova uma nova alteração dos Estatutos do IPLeiria. O desafio decorrente das alterações sociais, económicas e demográficas das nossas sociedades e da crescente complexidade da realidade em que se desenvolve a ação do IPLeiria, e o desafio de continuar a reflexão sobre a transformação do instituto politécnico em universidade, ou sobre a integração da universidade no nosso instituto. E, por fim, o desafio da manutenção da coesão e da solidariedade entre as várias unidades orgânicas que constituem o IPLeiria».
A Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2024/2025 do Politécnico de Leiria contou com a habitual homenagem aos seus colaboradores com mais de 25 anos de serviço e, ainda, com a entrega de prémios, bolsas e distinções a atuais estudantes, diplomados, professores e investigadores do Politécnico de Leiria, nomeadamente: Prémios Politécnico de Leiria – Mérito Ensino Secundário (com o apoio da Caixa Geral de Depósitos); Prémio Ensino Magazine; Distinção da Ordem dos Engenheiros; Distinção Alumni Politécnico de Leiria; e os Prémios I&D+i Politécnico de Leiria.
Na cerimónia foi entregue o título honorífico Professor Honoris Causa, ao Doutor João Morais, pelos seus contributos para a promoção da saúde , ciência, investigação e formação em Leiria e no País.
Foi igualmente atribuído título honorífico Professor Honoris Causa, ao Professor Doutor Paulo Bártolo, pelo seu trabalho de três décadas internacionalmente reconhecido no âmbito da Engenharia Mecânica e da Engenharia Biomédica, com especial enfoque nas tecnologias aditivas.
O Politécnico de Leiria atribuiu ainda o Diploma de Instituição de Mérito Cultural e Artístico ao Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, pela sua ação de relevo de quase oito décadas no desenvolvimento de projetos no campo das artes, com grande destaque e reconhecimento na Região.
A sessão solene terminou com um momento musical protagonizado por Mimicat, antiga estudante do Politécnico de Leiria e vencedora do Festival RTP da Canção 2023.
»» Reportagem Vídeo Central Press
Obrigado pela presença de todos!