Testemunhos

Ana Patrícia Serra

Escola

ESEL atual ESECS

Curso

Licenciatura. Professores do Ensino Básico

Ano de conclusão

2003

Chamo-me Ana Patrícia Serra e, entre 1999 a 2003, frequentei o Curso de Ensino Básico – 1º ciclo na Escola Superior de Educação (ESEL), atualmente Escola Superior de Educação e Ciência Sociais (ESECS). Foi em 1999 que iniciei este projeto de vida com muita ambição, quatro de anos de aprendizagens que culminaram na concretização de um projeto que era ao mesmo tempo a paixão de sempre – ser professora do 1º ciclo.

O Politécnico de Leiria e, como normalmente gosto de dizer “ a minha ESEL”, foi a instituição que me acolheu para ser rampa de lançamento daquilo que sou atualmente a nível profissional e pessoal. Desde então, nunca perdi de mira esta instituição tão familiar, organizada e exigente. É com agrado que vejo a evolução que tem tido e os projetos que abraça.

Do meu tempo como estudante do Politécnico de Leiria guardo todas as aprendizagens proporcionadas. A ESEL e os professores que me formaram durante quatro anos aguçaram e desenvolveram o meu sentido de responsabilidade, espírito crítico e, principalmente, a perfeição pedagógica e pessoal que ainda hoje coloco na minha vida profissional. Guardo a memória da exigência, do rigor e do empenho desta instituição.

Após quatro anos intensos como estudante do Politécnico de Leiria que terminaram em 2003, integrei a equipa de monitores do então Projeto Pr@net, que visava o acompanhamento do uso educativo da internet nas escolas de 1º ciclo (2004-2005). Depois destes dois anos continuei por mais algum tempo ligada ao Politécnico e a este projeto e continuei a ser formadora no Projeto de Competências Básicas em TIC nas EB1.

Depois de concluído este Projeto surgiu a oportunidade de integrar a equipa do Jardim do Fraldinhas, para iniciar uma atividade bastante aliciante como professora de 1º ciclo. Integrei esta equipa em 2007 e nela permaneço até hoje, desenvolvendo um projeto único de apoio escolar a crianças que frequentam o 1º ciclo. O meu trabalho como professora passa por implementar em cada ano um projeto único e aliciante com as crianças de 1º ciclo, o qual tem como objetivo principal projetar para educar e educar cada um para projetar os seus sonhos, aprendizagens e o seu eu.

É um projeto diário, transversal e que visa a aquisição de competências que permitam às crianças a apropriação de métodos de estudo e de trabalho, proporcionando o desenvolvimento de atitudes e capacidades que favoreçam uma autonomia crescente na realização das suas aprendizagens.

Como complemento escolar, este projeto é um espaço privilegiado em que cada criança, como ser individual, realiza os trabalhos escolares e, paralelamente, vai realizando tarefas previamente planeadas de forma a alcançar progressivamente as três vertentes principais desta atividade: aprender a aprender, aprender a conhecer-se e aprender a ser.

Desenvolvo paralelamente com estas crianças e respetivas famílias, projetos ligados à área das novas tecnologias (blogues de informação, de desafios mensais destinados às famílias, entre outros …).

Sou uma apaixonada pela minha profissão e a área da leitura e escrita infantil é uma outra paixão. Nesta área ainda está tudo muito em aberto e por concretizar mas assim que tiver novidades irei partilhá-las convosco!

O Politécnico de Leiria vai ser sempre uma referência na minha vida pessoal e profissional, uma vez que cultivou aquilo que sou atualmente nas minhas diferentes vertentes. Sou ambiciosa com os meus alunos tal como esta instituição foi comigo enquanto estudante, formando-me com rigor e com professores que deixaram em mim muitas marcas e que moldaram tão bem aquilo que faço atualmente.

Assisti desde início ao “nascimento” da Rede IPLeiria e acompanhei as novidades que iam partilhando na rede social (facebook). Achei uma ideia fantástica e registei-me de imediato, tendo acesso ao Passaporte e a todas as vossas publicações. Parabéns por mais esta excelente iniciativa!

A partilha e os laços que a Rede IPLeiria@lumni continua a desenvolver com os antigos estudantes do Politécnico de Leiria, que tanto sucesso tem tido, é uma mais-valia e uma excelente forma de propagar o conhecimento e novas experiências! Contem comigo nessa partilha!